Spotify cria a plataforma Spotify Podcast Academy

15 de Outubro de 2021

Objetivo é de acelerar o crescimento da comunidade de podcasts no Brasil

Foto:Pixabay

O número de criadores e ouvintes de podcasts vem se tornando cada vez maiores na sociedade. Hoje, existem milhares de shows e criadores incríveis apenas esperando uma oportunidade para construir uma audiência e se tornar o próximo grande sucesso. É por isso que o Spotify dá o próximo passo para ajudar esses criadores a crescer mais rápido do que poderiam por conta própria.

A plataforma lançou o Spotify Podcast Academy, um programa de aceleração de criadores que já produzem um podcast e querem levá-lo para o próximo nível, construindo um público maior e uma audiência mais engajada, tornando-se mestres em seu ofício e fortalecendo uma comunidade que cresce a cada dia.

"Estamos orgulhosos em lançar o Spotify Podcast Academy para dar mais apoio à comunidade de podcasters no Brasil. É uma oportunidade única para os criadores que não possuem ferramentas para implementar estratégias claras de desenvolvimento de programas e públicos possam ter acesso aos recursos de produção de alta qualidade do Spotify", afirma Javier Piñol, diretor do Spotify Studios na América Latina e US Latin.

Os criadores serão convidados com base em dados de audiência e performance de seus podcasts, especialmente se já utilizarem a Anchor, a plataforma do Spotify que torna fácil e divertida a criação e produção de podcasts em todo o mundo. "Se não fosse pelo Spotify Podcast Academy, a gente demoraria muito tempo pra chegar aonde está hoje, com a nossa base de fãs. No momento em que fazemos parte dessa comunidade do Spotify, a gente cria um lastro. Nós ganhamos mais reputação e autoridade desde que entramos no programa", afirma Gui Neves, apresentador do podcast Biscoito.

Todos os programas do Spotify Podcast Academy tornam-se exclusivos do Spotify e os criadores passam a fazer parte da comunidade de podcast mais vibrante da indústria, podendo trocar experiências e lições aprendidas ao longo das suas jornadas. O objetivo é que a plataforma possa compartilhar o conhecimento da indústria de podcast com os criadores, por meio de aulas e workshops, suporte de comunicação, além de acesso ao ecossistema de ferramentas e plataformas do Spotify.

No lançamento do programa, também são revelados os podcasts que atualmente participam do Spotify Podcast Academy. São eles: Biscoito, Diário de um Jovem Moderno, Estamos Bem?, Indo e Voltando, Mundo Freak Confidencial, Para dar nome às coisas, PeeWeeCast, Podcat, Respondendo em Voz Alta e Santíssima Trindade das Perucas. "Muitos ouvintes nos dizem que o ‘Para Dar Nome às Coisas’ transforma vidas. Pensando nesse impacto positivo, o nosso sonho sempre foi levar o nosso podcast para o maior número de ouvintes. Com a visão, o conhecimento e a estrutura do Spotify Podcast Academy a gente acredita que pode alcançar esse objetivo. Enxergo o Spotify Podcast Academy como uma universidade de podcasts, onde aprendemos a potencializar o que temos e fazemos de melhor", afirma Natália Sousa, criadora do podcast Para dar nome às coisas .

Os podcasts poderão fazer parte do programa por um ou até no máximo dois anos. Esse período é fundamental para que o Spotify possa oferecer suporte para o crescimento do podcast.
 

Notícias Relacionadas