Publicidade
SÉRIE “Os desafios e o legado da pandemia”, por Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF
10 de Dezembro de 2020

SÉRIE “Os desafios e o legado da pandemia”, por Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

 

O AcontecendoAqui encerra hoje, dia 10 de dezembro de 2020, a publicação da SÉRIE “Os desafios e o legado da pandemia”, iniciada no dia 28 de setembro que levou aos leitores uma reflexão sobre o impacto da pandemia nos negócios e o que vinha sendo feito para a retomada após resolvida essa questão que assola o Planeta. Ouvimos dezenas de dirigentes setoriais, líderes empresariais e profissionais dos ecossistemas cobertos pelo portal, que ofereceram referências palpáveis dentro da realidade regional. O artigo que encerra a Série é assinado pelo presidente da ACIF-Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Rodrigo Rosssoni. A todos que colaboraram com essa iniciativa, o nosso agradecimento.

Publicidade

 

Artigo de Rodrigo Rossoni

A Covid-19 fez com que a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) transformasse a maior crise da história em um planejamento para os próximos 10 anos, com o Pacto Floripa. Juntamente a outras 32 entidades e entes do poder público, a gênese surgiu em abril, pouco depois do início da pandemia. Grupos de trabalho envolvendo 68 pessoas concluíram um meticuloso planejamento para as áreas de economia criativa, saúde e bem-viver, educação e turismo. Sua elaboração contou com a assessoria da Falconi Consultoria, uma das mais bem-sucedidas do país, reconhecida internacionalmente. A meta é deixar um legado e tanto – uma Florianópolis como cidade referência mundial até 2030.

Mas este é somente um exemplo dos trabalhos realizados pela ACIF. Em 16 de março de 2020, foi criado um Comitê de Gestão de Crise, formado por lideranças da diretoria da associação e do Conselho Superior.  A partir dele, a entidade passou a adotar uma série de medidas decisivas para o dia a dia das empresas e empresários da cidade, pautada na responsabilidade com o setor produtivo e no cuidado com a saúde física e mental de colaboradores e associados, além da saúde financeira dos negócios.

Por meio do ACIF Cred Emergencial, foram firmadas parcerias com empresas de crédito – fundos de aval com mais de R$ 7,7 milhões em linhas de financiamento para apoio às empresas associadas, via Badesc, Sicredi/Unimed, Sicredi, Sicoob e Banco do Empreendedor. Também foi um período em que, por incrível que pareça, a Associação ficou ainda mais próxima dos associados, mesmo de forma remota, como um porto seguro do empresariado. 

O período também foi marcado pela criação de um hotsite para orientação, atualização e apoio às empresas neste momento de desafio. Nele, estão disponíveis recomendações, comunicados, notícias, todas as medidas de apoio ao fluxo de caixa, relação de cursos on-line, links úteis, vídeos com dicas de especialistas, possibilidade de compra coletiva de máscaras com menor custo. Tudo parte de um plano de retomada com as medidas oficiais e download gratuito de cartazes personalizados para conscientização dentro dos estabelecimentos.

A ACIF também iniciou o Movimento Reage SC, com mais de 90 entidades de toda Santa Catarina, para discutir as restrições impostas pelos governos municipais e estadual. Um trabalho incessante, que deixa como legado uma união inédita de entidades e empresários, a resiliência e a certeza de que todos sairão mais fortes depois de todo este processo. Se a crise chegou com muita força, mais força ainda tem a população da Capital e de Santa Catarina, que têm no setor produtivo um parceiro para seu desenvolvimento.

Foi um período de muito aprendizado, com lições que ainda vamos absorver e muitas soluções adotadas que ficarão para sempre. Apesar da crise e da seriedade da pandemia, nos forçamos a um novo cenário de procura por inovações. A rapidez das decisões e a velocidade de adaptação certamente seguirão com a ACIF – tudo para apoiarmos ainda mais nossos associados e o setor produtivo da Capital como um todo.  Temos um norte – o Pacto Floripa – e é nele que nos apoiamos junto ao poder público e a sociedade civil organizada para que os empresários da cidade saiam dessa com ainda mais representatividade.

Publicidade
Publicidade