Apple, Google e Coca-Cola são as três marcas mais valiosas de 2016, segundo o relatório “Best Global Brands”, publicado em New York pela Interbrand, a principal consultoria de marcas do mundo. A Interbrand é a empresa que está desenvolvendo nomes e marcas para os veículos do Grupo RBS sediados em Santa catarina e recentemente vendidos.
Os destaques do relatório
As marcas de tecnologia e de automóveis dominam o ranking, enquanto Dior e Tesla se estreiam no Top 100. Na sua 17ª edição, o relatório revela uma anatomia de crescimento e apresenta uma visão privilegiada sobre como grandes marcas promovem o desenvolvimento de grandes empresas.
“Está claro que as melhores marcas globais não estão apenas resistindo à mudança, mas conduzindo-a”, afirmou Jez Frampton, CEO Global da Interbrand. “Elas entendem que a sua anatomia de crescimento é complexa, única e pessoal; olham para dentro e para fora, expandem-se para novos mercados e criam melhores experiências para a evolução de suas marcas e negócios.”
Apple e Google estão nas duas primeiras posições a há quatro anos.
– Apple teve crescimento 5%, para US$ 178,1 bilhões;
– Google cresceu 11%, alcançando a cifra US$ 133,25 bilhões.
Top 10
Coca-Cola, Microsoft, Toyota, IBM, Samsung, Amazon, Mercedes-Benz e GE completam o lista das dez maiores. Dior e Tesla entram no relatório “Best Global Brands”, pela primeira vez, nas posições 89 e 100, respectivamente.
5 que mais cresceram
Facebook (48%), Amazon (33%), LEGO (25%), Nissan (22%) e Adobe (21%).
Com 29 posições no ranking, as marcas de tecnologia e de automóveis dominam o relatório de 2016. O varejo é o setor com maior crescimento, com um aumento de 19%, seguido pelos setores esportivos e de luxo, cada um experimentando uma subida de 10%.
O Top 100 têm um valor total de US$ 1,79 trilhão, um aumento de 4,8% em relação a 2015. Para ver a lista completa de marcas e o relatório com a análise abrangente de tendências de crescimento, setor e indústria, acesse www.bestglobalbrands.com.
Metodologia
O 17º relatório anual da Interbrand avalia como as marcas ajudam o desenvolvimento das empresas – desde satisfazer às expectativas dos clientes até impulsionar o valor econômico. Esta metodologia foi o primeiro método de avaliação de marcas a obter um certificado ISO.
O ranking é baseado em três componentes principais que contribuem para o valor acumulado de uma marca:
– O desempenho financeiro dos produtos e serviços da marca
– O papel que a marca desempenha na influência da escolha do cliente
– A força que a marca possui para comandar um preço relativo ou os lucros seguros para a empresa.