Relatório da Dentsu Aegis Network analisa os investimentos em marketing de 2020

22 de Junho de 2020

Estudo visa apoiar clientes da agência a planejarem e se anteciparem na retomada das atividades

A Dentsu Aegis Network desenvolveu um estudo para analisar, em âmbito global, o movimento das estratégias de marketing dos mercados afetados pela pandemia. De 15 a 30 de abril deste ano, foram coletadas respostas online de 701 clientes da agência em 36 mercados globais, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México. As respostas representam 20% de todas as respostas globais.

Na América Latina, enquanto a maioria dos anunciantes cita o declínio das vendas (91%), a falta de liquidez (50,4%) e a redução do tráfego físico das lojas (62%) como seus desafios mais imediatos, muitos estão aproveitando esse tempo para realinhar suas estratégias de recuperação (66%). Além disso, 98% destes entrevistados afirmaram que fizeram mudanças de curto e/ou longo prazo em seus planos de marketing para 2020, em comparação com 95% globalmente.

O impacto dessas alterações nos investimentos de marketing mostra que 79% deles reduziram seus orçamentos, com a Argentina apresentando o maior impacto (87% dos orçamentos reduzidos, com 67% mostrando uma redução de >15% no investimento em marketing) e a Colômbia o menor (53% dos orçamentos reduzidos, com apenas 21% mostrando uma redução de >15% no investimento em marketing). No Brasil, se destaca a quantidade de empresas que funcionavam majoritariamente off-line (98%) e os dados mostram que depois estarão mais dispostas a investir fortemente no e-commerce e em estratégias digitais. No total, 54% da região cortaram seus orçamentos até 2020 em mais de 15%.

“Os resultados desta pesquisa estão ajudando a Dentsu Aegis Network a obter um entendimento mais profundo das opiniões dos tomadores de decisão sobre as estratégias de marketing em 2020. Nosso objetivo é apoiar de uma forma ainda mais completa nossos clientes a planejarem e se anteciparem na retomada. E, considerando o mercado publicitário, a pesquisa sinaliza também que os anunciantes estão valorizando ainda mais o digital e importância dos players que de fato têm esse know-how. A COVID-19 atua como mais um catalisador dos investimentos online e das parcerias que apoiem os negócios nesse ambiente”, afirma o CEO da Dentsu Aegis Network Brasil, Eduardo Bicudo”.

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