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Quais as estratégias que levaram a Compufour de Concórdia a valer R$ 100 milhões?
05 de Outubro de 2021

Quais as estratégias que levaram a Compufour de Concórdia a valer R$ 100 milhões?

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Um dos principais encontros de inovação do país, ocorreu recentemente em Concórdia, no Oeste catarinense. Intitulado HOJE, o evento é considerado um dos principais encontros de inovação do país.

A Compufour Zucchetti é reconhecida em todo o Brasil e foi vendida por R$ 100 milhões para a multinacional italiana Zucchetti, presente em mais de 50 países. Essa guinada foi resultado de grandes melhorias na gestão, incluindo diversos setores da empresa, como Administração, Marketing e Recursos Humanos. Wagner Muller, CEO da Compufour Zucchetti e idealizador do evento, comentou acerca da dimensão e da importância do HOJE, conhecido por aproximar cidades do interior à tecnologia e inovação desde 2016.

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“O objetivo do HOJE não é ser apenas um evento, mas sim um movimento que resgata a essência, genuinidade e autenticidade e potencial que estão dentro de cada um de nós. Características fundamentais que nos tornam únicos e que, quando exploradas, podem trazer resultados incríveis. E ele cumpre plenamente essa missão, repleto de uma energia incomparável que conecta público, equipe, palestrantes e toda a comunidade da região. Afinal, todos nós somos empreendedores das nossas vidas e temos potencial para buscar nossos sonhos. Ideias são commodities, execução não. Somos resultado de nossas atitudes, ou da falta delas. A proposta do evento é essa, começar a escrever agora a história que queremos contar amanhã”, diz Wagner.

A profissionalização do RH foi um dos primeiros passos, segundo a diretora da área na Compufour Zucchetti, Ana Zancanaro. “O RH começou a ocupar espaço na estratégia da organização. Assim, começamos a construir resultados entre Business Partner X Business Action. Outra reformulação importante se deu com a gestão de pessoas e estrutura de resultados, momento em que houve a implementação de uma governança corporativa forte, inspiradora e que passou adiante a essência da empresa”, ressalta.

Marcos Adriano Guasso, diretor comercial da Compufour Zucchetti explica que, “Uma das nossas missões é inspirar e liderar pessoas, com habilidades de unir indivíduos que acreditam em si mesmo e naquilo que realizamos dentro da empresa. Isso só é possível quando agimos conforme os princípios e valores corporativos, lidando com todos de maneira franca e com comportamento exemplar. Para o desenvolvimento de pessoas, apostamos na cultura de feedback, seja quantitativo ou qualitativo, que ajuda a identificar necessidades e encorajar os desenvolvimentos necessários. As equipes de alta performance estão profundamente comprometidas com o crescimento e sucesso uns dos outros, neste nível a equipe supera as demais etapas e contribui significativamente com os resultados da organização. O alto desempenho promove vantagem competitiva e agregação de valor à cadeia produtiva da organização. Entre as principais características estão o foco no cliente, estrutura organizacional horizontalizada, ênfase no aprendizado e flexibilidade”, completa Guasso.

 

Dicas de marketing que funcionaram
Três estratégias que ajudaram a Compufour a valer R$ 100 milhões foram: linha de produtos, posicionamento e precificação; estrutura de canais de aquisição e retenção; branding, DNA e pilares de marca.

Thiago Marques, Diretor de Marketing e Customer Experience da Zucchetti Brasil pontua que, “Esses são elementos estratégicos que são definidos por uma análise do mercado e da capacidade de entrega da empresa. Isso significa que o preço, por exemplo, não é apenas um valor que está na etiqueta do seu produto, faz parte de um contexto. É necessário avaliar o posicionamento da empresa, que é o espaço ocupado no mercado, além de organizar as linhas de produto, responsáveis pela composição do mix de soluções. Por fim, apostar num bom relacionamento, especializar o Customer Success para o desenvolvimento de parceiros. Um bom programa de benefícios, bem como controle de Churn e NPS – KPIs também são essenciais” finaliza Marques.

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