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Publicitário e Varejo: uma parceria que pode trazer bons resultados
27 de Setembro de 2015

Publicitário e Varejo: uma parceria que pode trazer bons resultados

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Por Cristiano Chaussard 27 de Setembro de 2015 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

Os publicitários, através de suas agências, costumam atender seus clientes com serviços de publicidade, marketing e serviços de comunicação digital, como construção de sites e gerenciamento de redes sociais. O varejo, no entanto, tem uma possibilidade muito maior de negócios na internet, e de gerar mais trabalho para a própria agência. De acordo com o levantamento comScore Media Metrix, o varejo domina a audiência web. Os visitantes únicos em portais desse segmento totalizaram 58,2 milhões, ou 75,4% da audiência. Essa é uma oportunidade para a agência começar a oferecer a possibilidade de um novo canal de vendas: o e-commerce. 

O publicitário está em uma posição privilegiada e de confiança com o cliente, podendo oferecer soluções para seus desafios. Uma das maiores demandas atualmente é o do aumento de vendas. Um argumento que pode ajudar nessa negociação é o fato do comércio varejista brasileira ter fechado o primeiro semestre com um faturamento de R$ 18,6 bilhões. Esse total representou um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado, o que é um grande avanço, devido à recessão do comércio brasileiro.

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Um novo canal de vendas vai gerar a necessidade de divulgar ​ainda mais a marca do cliente-anunciante e de marcar sua existência e vantagens. Isso significa um aumento significativo de jobs deste cliente no planejamento da agência. Datas até agora não exploradas, por serem específicamente datas do calendário do e-commerce, agora geram mais demanda de trabalho e aumentam a verba de marketing. Além disso, o e-commerce viabiliza a venda em regiões que antes não eram exploradas, seja por cauda da distância ou do alto custo do ponto de venda.

Outra vantagem do e-commerce para o seu cliente é que seu custo de implantação é muito menor do que se ele fosse fazer uma expansão física para atingir o mesmo número de pessoas. Seu alcance pode chegar a locais onde representantes comerciais não tem condições de ir. E tudo isso é possível sem a agência saia do seu core business, através de programas de parcerias em empresas especializadas nessa área. Assim, você, publicitário, pode oferecer um serviço de qualidade e não precise fazer tudo sozinho.

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