Publicidade
Portal de e-commerce comprova que sustentabilidade, tecnologia e consumo não se excluem
29 de Março de 2019

Portal de e-commerce comprova que sustentabilidade, tecnologia e consumo não se excluem

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

É difícil precisar quantas empresas nascem a cada ano no mundo. Só no Reino Unido, o ritmo era de 80 a hora. No Brasil, o sonho do empreendedorismo supera o de ter um curso superior ou viajar para o exterior, segundo pesquisa. Alguns terão ideias ótimas. Outros não conseguirão fazer sua visão ser bem-sucedida.

O que vale é sempre procurar bons exemplos, para tirar lições e até o que não fazer. E modelos não faltam, seja aqui ou nos mais diversos países. São vários os setores e as iniciativas que têm espaço grande hoje. O mercado de inteligência artificial e Big Data está bombando. Empreendimentos para a terceira idade também são uma ótima. E se sua ideia envolver animais e cuidado, o sucesso já está mais próximo.

Publicidade

Iniciativas verdes também tem uma ótima reputação, com a maior preocupação em contribuir para a preservação do meio-ambiente sendo um assunto recorrente.

Hoje iremos analisar a Kimbino, empresa da Eslováquia que traz uma ideia bastante interessante.

Ela junta duas coisas que muitos não conseguem ver como complementares: consumo e sustentabilidade, sendo mais uma iniciativa que faz as pessoas pensarem verde e cuidarem do meio ambiente.

Entrando no site ou app, as pessoas terão acesso aos folhetos com ofertas atuais de supermercados. Mas em vez do papel, você só precisa navegar online e ter as as melhores ofertas em seu bolso.

Qual é a relevância?

Sempre que você cria um produto, você precisa pensar qual é a relevância dele. Sem um gancho com a atualidade, uma resolução para um problema que afeta muitos, sua ideia dificilmente ganhará tração.

Poder aproveitar um desconto sempre é bom, ainda mais quando o orçamento está curto. Cuidar de uma família inteira não é fácil, assim como viver de aposentadoria. Infelizmente, no Brasil, o custo de vida é bastante alto e o desemprego ainda é um problema. Os baixos salários idem. Por isso, se dá para poupar dinheiro sem dores e processos demorados, por que não?

Graças a Kimbino, a ideia de ter maior consciência ecológica e ajudar na proteção ambiental deixa de ser algo visto como caro e trabalhoso. Você vai poupar dinheiro, ter mais conforto, já que não precisará ir até o supermercado para saber as melhores ofertas e ainda ajudar o meio-ambiente. É uma relação ganha-ganha para todo lado.

Qual que é o diferencial?

Depois da relevância, há que falar no diferencial, já que dificilmente sua ideia será única, sem paralelo em qualquer lugar do mundo. Caso seja, parabéns, siga em frente que você pode ser muito feliz nisso.

Em relação ao Kimbino, dá para notar a diferença para a concorrência em um rápido acesso à plataforma de todos eles.

A internet ainda está se desenvolvendo, apesar de seu potencial enorme e muitas e muitas iniciativas 100% online terem gerado milhões ou até bilhões.

Só que a experiência do usuário e aparência ainda são coisas que muitos empreendedores deixam de lado, o que não faz sentido. Traçando um paralelo, ninguém entra em uma loja com a vitrine suja e desarrumada.

Ninguém compra o produto tendo que passar por uma serie de impeditivos, sendo atrapalhado por propaganda e a moça do caixa.

Os concorrentes ainda não oferecem uma boa solução de design, deixando as informações sem hierarquia e a navegação complicada. O excesso de anúncios, poluindo a identidade visual, também é um problema.

Por fim, a falta de atualização é o maior dos males, já que estamos falando de descontos em lojas que são por tempo limitado. Ver o desconto e logo perceber que expirou é uma gigantesca decepção.

Com esse cenário, é fácil para o Kimbino se destacar e ele faz isso. 

Conclusão 
Iniciativas sustentáveis e que ajudam na preservação do ambiente são muito bem vistas no mundo atual. Mas elas ainda não conseguem acesso a uma grande parcela da população, muitas vezes porque a produção é cara ou o material é mais difícil de achar.

No caso do Kimbino, a substituição do papel dos folhetos por uma plataforma online vai de encontro à popularização dos smartphones e do acesso à internet. O custo é cortado, o ambiente é preservado e a comodidade é maior. A ideia está mais do que aprovada.

Publicidade
Publicidade