Mais de 70% das empresas de tecnologia no Brasil não usam ferramentas de Business Intelligence para a tomada de decisões

26 de Abril de 2016

Mais de 70% das empresas de tecnologia no Brasil ainda se baseiam em dados imprecisos para a tomada das decisões mais importantes do negócio, de acordo com a pesquisa inédita realizada no Brasil “TechTrends: Benchmarks de Ferramentas para Empresas de Tecnologia”, feita pela Resultados Digitais, referência em marketing digital no país, em conjunto com a Rock Content, especializada em marketing de conteúdo. O levantamento indica que apenas 28% das empresas de tecnologia respondentes  adotam ferramentas de Business Intelligence, que atuam na geração de informações de inteligência para o gerenciamento de dados, relatórios e gestão de performance. Este é um dado preocupante uma vez que a inteligência de negócio permite o crescimento sustentável dos negócios. O relatório aponta ainda quais são as soluções tecnológicas indispensáveis para empresas de tecnologia e contou com a participação de mais de 400 organizações de todo o país, que responderam voluntariamente a uma pesquisa online, no mês de fevereiro. 

“Pelo grande número de ferramentas que surgem, fica difícil saber quais delas realmente apresentam as melhores soluções e quais são mais relevantes para um negócio”, comentou  a especialista em conteúdo para tecnologia na Resultados Digitais, Natália Corrêa. Esse benchmark ajuda as empresas de tecnologia a entenderem como o setor tem se comportado em relação à adoção de soluções que melhoram a rotina dentro das organizações, impulsionam estratégias, aprimoram resultados e facilitam análises de desempenho. As soluções foram dividas entre cinco categorias: Marketing Digital, Vendas, Comunicação/Help Desk, Gestão e Business Intelligence, Soluções para Desenvolvedores e Colaboração/Suítes de Produtividade. Foram avaliadas quais são as ferramentas mais adotadas em cada categoria, o quanto o uso delas contribui para os resultados das empresas e se há uma preferência por ferramentas brasileiras ou estrangeiras

A pesquisa destaca de forma simplificada qual é o propósito de cada uma das soluções e como elas podem contribuir para os negócios. Os resultados trazem inúmeras estatísticas, gráficos e dicas para ajudar a avaliar os benchmarks do setor como, por exemplo: 

- 74% dos respondentes adotam um sistema de gerenciamento de conteúdos, sendo a maior parte deles usuários do WordPress (76%);
- 82% das empresas adotam alguma plataforma para acompanhar do andamento de projetos internos, sendo as mais comuns Trello (55%), Ferramentas Próprias (15%) e Project (12%);
- Apenas 24% adota um software para validar juridicamente seus contratos eletrônicos; 
- 32% das empresas respondentes utilizam alguma ferramenta para testes A/B; 
- 58% já utilizam uma ferramenta para automação de marketing, entre os adeptos, quase 55% trabalham com o RD Station;
- E 91% dos negócios utilizam ao menos uma ferramenta de vendas.

“Esta é uma oportunidade para as empresas se atentarem às possibilidades de crescimento, se diferenciarem e conquistarem mercados a partir do uso integrado destas ferramentas, considerando os benefícios que elas trazem em termos de aumento de produtividade, diversificação de estratégias de negócio e otimização de processos como um todo”, explicou Natália Corrêa. 

A Resultados Digitais e a Rock Content procuram desenvolver materiais educativos e levar informação a milhares de pessoas. Buscando alcançar este objetivo, desenvolve todo ano diversas pesquisas de marketing com dados relevantes sobre o mercado brasileiro. A pesquisa completa TechTrends está disponível para download gratuitamente.

Notícias Relacionadas