Pesquisa da FCDL/SC aponta alta adesão de empresários catarinenses à Black Friday

19 de Novembro de 2021

Dados mostram que 86,3% do empresariado participará da campanha de descontos

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados no ano, tanto para empresários como para clientes. Este ano, o auge da campanha de descontos será no dia 26 de novembro - último sábado do mês. De olho nisso, a FCDL/SC realizou um levantamento junto a m grupo de associados às CDLs no Estado para identificar a  perspectiva dos empresários catarinenses, e também o comportamento dos consumidores.

De acordo com o estudo, 86,3% dos entrvistados têm a intenção de fazer parte da Black Friday, com predominância das lojas físicas (71.8%), e-commerce (13,7%), seguido da tele-entrega (0,8%). Outro dado otimista é que 81,7% dos entrevistados acreditam que as vendas da Black Friday serão melhores do que o ano passado, projetando um percentual de aumento de vendas de 10% para 35,1%.

Estratégias

Promoções e ofertas especiais estão dentre as estratégias para alavancar as vendas (58,8%), além da divulgação da Black Friday nos canais disponíveis e na própria loja (37,4%). O período de desconto e condições especiais, se concentrará durante a semana de 21 a 27 de novembro para 49,6% dos empresários e durante a sexta-feira dia 26 de novembro para 31,3% dos associados que se manifestaram no levantamento. 

Black Friday + Natal

A grande maioria dos entrevistados (81,7%) acredita que a Friday servirá de incentivo para o consumidor ser atraído para as compras de Natal, contribuindo para um maior volume de vendas no final de ano. Diante desse cenário, 78,6% dos lojistas têm a expectativa que as vendas do Natal 2021 sejam favoráveis, melhor que 2020, em virtude dos resultados projetados para a Black Friday.
 
O presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer, avalia que o consumidor está se sentindo mais seguro, à medida em que a vacinação conttra a Covid-19 avança, o que foi revelado pelo levantamento da entidade. De acordo com a pesquisa, as vendas em lojas físicas terão tanto destaque quanto as vendas pelo comércio eletrônico. “A  Black Friday já uma data consolidada, e aguardada por empresários e consumidores. Então o momento é de aproveitar as ofertas e os descontos, onde o consumidor terá liberdade para pesquisar e ver as condições e ofertas que mais o agradem”, afirma o dirigente da FCDL/SC.

Notícias Relacionadas