Covid-19: Maioria dos dirigentes empresariais confia na cobertura da imprensa de SC
A ACAERT- Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão acaba de divulgar o resultado de um levantamento realizado com empresas de Santa Catarina visando avaliar o grau de satisfação de gestores e dirigentes com o trabalho da imprensa durante a pandemia.
Maioria confia na cobertura jornalística
A pesquisa apurou que parte significativa dos gestores confia na cobertura jornalística da pandemia da Covid-19 feita pelos veículos de comunicação em Santa Catarina.
Para 74% dos entrevistados, as informações divulgadas são confiáveis e muito confiáveis, contra 26% que consideram pouco confiáveis.
Iniciativa do estudo
O levantamento inédito (acesse material completo aqui) foi realizada pela ACAERT em colaboração com seis entidades: FCDL, FIESC, FACISC, SEBRAE, FECOMÉRCIO/SC e LIDE-SC no período de 25 de junho a 15 de julho deste ano.
Os empresários receberam um questionário e responderam espontaneamente a pesquisa.
Metodologia
A amostra contempla 811 empresas de todos os portes que responderam um questionário enviado por e-mail marketing e newsletter dos parceiros. “O objetivo foi entender como gestores e líderes empresariais estão percebendo a cobertura da imprensa de Santa Catarina durante a pandemia da covid-19 e o que estão planejando no período pós-crise, explicou o presidente da ACAERT, Silvano Silva.
A pesquisa mostra que 88% dos empresários consideram importante e muito importante para Santa Catarina a cobertura da imprensa, enquanto apenas 12% pensam ao contrário. A ACAERT perguntou se as empresas estão se comunicando durante a pandemia. A maioria (64,20%) afirmou que sim, no formato que transmite otimismo, superação e esperança.
O levantamento destaca que 66% consideram que as campanhas e ações das marcas nesse momento fazem sentido para os clientes. Entre as empresas que responderam ao questionário, 42,79% são do segmento de serviço, 33,17% do comércio, 18,50% da indústria e 5,55% de comunicação.
Números
Depois que a pandemia passar:
– 59% acreditam que suas marcas sairão fortalecidas;
– 34% disseram que da mesma forma do que antes da pandemia;
– 7% lamentaram que estarão fragilizadas.
– 50,5% acreditam que a economia crescerá rapidamente;
– 14,5% acreditam que irá voltar ao ritmo de crescimento pré-pandemia;
– 6,1% que a retomada será lenta;
– 28,9% estão descrentes.
Mídia
O investimento em comunicação pós-pandemia:
– 56% consideram muito importante;
– 49% consideram importante;
– 63% vão manter o planejamento em comunicação e mídia;
– 34% estão mais otimistas e vão ampliar o investimento.
Sobre a economia voltar aos patamares pré-covid, 48% acreditam que a recuperação virá já no ano que vem, 31% em 2022, e 14% ainda em 2020.