Pesquisa apura grau de confiança de dirigentes da cobertura da imprensa catarinense

10 de Agosto de 2020

Levantamento também revela o comportamento das marcas durante a pandemia em Santa Catarina

 

Covid-19: Maioria dos dirigentes empresariais confia na cobertura da imprensa de SC

A ACAERT- Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão acaba de divulgar o resultado de um levantamento realizado  com empresas de Santa Catarina visando avaliar o grau de satisfação de gestores e dirigentes com o trabalho da imprensa durante a pandemia.

Maioria confia na cobertura jornalística
A pesquisa apurou que parte significativa dos gestores confia na cobertura jornalística da pandemia da Covid-19 feita pelos veículos de comunicação em Santa Catarina.
Para 74% dos entrevistados, as informações divulgadas são confiáveis e muito confiáveis, contra 26% que consideram pouco confiáveis. 

Iniciativa do estudo
O levantamento inédito (acesse material completo aqui)  foi realizada pela ACAERT em colaboração com seis entidades: FCDL, FIESC, FACISC, SEBRAE, FECOMÉRCIO/SC e LIDE-SC no período de 25 de junho a 15 de julho deste ano.

Os empresários receberam um questionário e responderam espontaneamente a pesquisa.

Metodologia
A amostra contempla 811 empresas de todos os portes que responderam um questionário enviado por e-mail marketing e newsletter dos parceiros.  “O objetivo foi entender como gestores e líderes empresariais estão percebendo a cobertura da imprensa de Santa Catarina durante a pandemia da covid-19 e o que estão planejando no período pós-crise, explicou o presidente da ACAERT, Silvano Silva. 
A pesquisa mostra que 88% dos empresários consideram importante e muito importante para Santa Catarina a cobertura da imprensa, enquanto apenas 12% pensam ao contrário.  A ACAERT perguntou se as empresas estão se comunicando durante a pandemia. A maioria (64,20%) afirmou que sim, no formato que transmite otimismo, superação e esperança. 

O levantamento destaca que 66% consideram que as campanhas e ações das marcas nesse momento fazem sentido para os clientes. Entre as empresas que responderam ao questionário, 42,79% são do segmento de serviço, 33,17% do comércio, 18,50% da indústria e 5,55% de comunicação. 

Números
Depois que a pandemia passar:
- 59% acreditam que suas marcas sairão fortalecidas;
- 34% disseram que da mesma forma do que antes da pandemia;
- 7% lamentaram que estarão fragilizadas.
- 50,5% acreditam que a economia crescerá rapidamente;
- 14,5% acreditam que irá voltar ao ritmo de crescimento pré-pandemia;
- 6,1% que a retomada será lenta;
- 28,9% estão descrentes. 

Mídia
O investimento em comunicação pós-pandemia:
- 56% consideram muito importante;
- 49% consideram importante;
- 63% vão manter o planejamento em comunicação e mídia;
- 34%  estão mais otimistas e vão ampliar o investimento.

Sobre a economia voltar aos patamares pré-covid, 48% acreditam que a recuperação virá já no ano que vem, 31% em 2022, e 14% ainda em 2020.

Notícias Relacionadas