Publicidade
Oi entra no segmento de saúde e lança solução de telemedicina para hospitais e clínicas
03 de Março de 2015

Oi entra no segmento de saúde e lança solução de telemedicina para hospitais e clínicas

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

oi

· Ferramenta Oi Nuvem de Laudos permite gestão da transmissão de exames como raios-X, tomografias, ressonâncias e mamografias, entre outros, para emissão mais ágil de laudos médicos;

Publicidade

· Pacientes de localidades mais remotas do país podem ter laudos emitidos à distância por médicos especializados;

· Lançamento reforça posicionamento estratégico da companhia para o segmento B2B ao lançar mais uma solução inovadora de TI

A Oi vê o segmento de saúde como estratégico para sua atuação B2B e por isso apresenta ao mercado uma nova solução de telemedicina, o Oi Nuvem de Laudos. A ferramenta de TI tem como principal finalidade reduzir o tempo de transmissão de exames radiológicos para aumentar o número de laudos especializados, principalmente em localidades remotas, quando um médico especializado não está presente para emitir esse laudo. Esta solução é aplicável a qualquer rede pública ou privada de hospitais, postos de saúde, clínicas médicas e laboratórios, em qualquer lugar do Brasil e do mundo, e seu funcionamento requer somente um visualizador de imagens digitais e acesso à internet.

A oferta da Oi inclui o hardware e o software para captura, compressão e transmissão das imagens dos exames; acesso a um portal web para gestão dos exames trafegados e registro de laudos médicos; além da gestão, manutenção e operação do Oi Nuvem de Laudos. A solução está integrada à plataforma de cloud computing da Oi, o Oi SmartCloud, o que evita que o cliente precise investir na contratação de servidores. É através da nuvem que a ferramenta gerencia a transmissão do arquivo de imagem, de uma ponta a outra. Raios-X, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, mamografias e densitometrias ósseas são exemplos de exames que podem ser transmitidos pelo Oi Nuvem de Laudos.

“A Oi é uma empresa completa e com o Oi Nuvem de Laudos dá um novo e importante passo rumo à oferta de serviços voltados ao segmento de saúde. A solução, aliada às ofertas de telecom da empresa, permitirá a expansão da medicina especializada e de qualidade para os pacientes das áreas mais remotas do país, colaborando para a democratização da saúde da população brasileira”, comenta Roni Wajnberg, diretor de soluções de TI para o mercado corporativo da Oi.

Funcionamento e vantagens do Oi Nuvem de Laudos
Após a realização do exame, a imagem é enviada pelo hardware e software do Oi Nuvem de Laudos, para a compactação e gestão da transmissão para a central de laudos do cliente – hospital ou clínica – através da nuvem da Oi, via internet (ponta emissora). Na ponta receptora, o cliente utiliza o portal web, que acessa o sistema de gestão da transmissão, onde o técnico em radiologia pode consultar as informações transmitidas.

A solução Oi Nuvem de Laudos pode trazer inúmeros benefícios diretos aos estabelecimentos de saúde, com destaque para a redução de custos com meios de transporte ou de comunicação (otimização da banda de internet) e aumento de produtividade.

A diminuição do tempo para emissão dos laudos é outra vantagem importante. O Oi Nuvem de Laudos é compatível com sistemas de terceiros, como prontuários eletrônicos, e as informações que trafegam na ferramenta são criptografadas, o que provê ainda mais segurança na transmissão dos exames e laudos. Em caso de interrupção, a transmissão das imagens é retomada de onde parou. O protocolo de comunicação usado pela solução é capaz de transmitir imagens radiológicas utilizando meios de comunicação de pouca capacidade (por exemplo, internet com baixa velocidade, sem garantia de banda e suscetível a quedas de conexão). Em localidades remotas, com baixa cobertura de serviços de telecomunicações, o Oi Nuvem de Laudos é ainda mais vantajoso porque reduz a necessidade de banda para a transmissão das imagens, viabilizando a geração remota de laudos.

Publicidade
Publicidade