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O que eu vi no Gramado Summit 2021 – Parte 2
12 de Maio de 2021

O que eu vi no Gramado Summit 2021 – Parte 2

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por Leonardo Ghidini*

 

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Olá amigos do Acontecendo Aqui

Espero que tenham gostado dos relatos sobre o primeiro dia do Gramado Summit. Na sequência comento sobre o 2º dia do evento, aparentemente o mais movimentado desta edição. Boa leitura!

 

Dia 2 – 06/05

Rafael Terra (@terradorafael) – Estratégias para vender no Instagram todos os dias
Rafael é CEO da Fabulosa Ideia, primeira agência de Mídias Sociais em Marketing de Conteúdo do sul do Brasil. Em sua palestra, ele listou 25 dicas para aumentar as vendas no Instagram.
Segundo ele, hoje o Instagram é a rede com maior retenção e consequentemente a mídia mais poderosa para gerar vendas. Reforçou a tese de outros palestrantes que o Instagram “é sobre criar relacionamento com seu público (H2H)”
Algumas informações relevantes trazidas na apresentação: 80% das pessoas afirmam não comprar de marcas sem preço nos anúncios e 45% de quem usa e-mail marketing vende mais. Outra curiosidade: o algoritmo dos stories do Instagram é o mesmo do Snapchat, por isso é importante começar sua publicação com vídeo!

Outras dicas importantes: chamar muito atenção nas duas primeiras linhas do card; oferta tem que ter começo, meio e fim (senso de urgência e escassez – compre agora senão vai acabar); conteúdo em carrossel é o mais salvo e o que mais vende (conteúdo + publicidade).

 

 

Marcus Tonin (@marketeiroconfesso) – Você é o melhor marketing
Marcus é Professor da UCS, Consultor, Palestrante e Instrutor de marketing, vendas e inovação do Sebrae/RS. Na sua apresentação, bem didática por sinal, ele compartilhou o seu método E-S-F-E-R-A, palavra que pode ser definida como “uma sequência de pontos alinhados em todos os sentidos à mesma distancia de um centro comum”

Neste caso, o centro nada mais é que o resultado de suas ações. A letra ‘’E’’ refere-se a estar presente no negócio (observação, estar dentro do processo, dedicar tempo ao propósito). O “S” é a sua audiência (quem é o seu cliente? Tem que ter público-alvo); “F” é o fluxo de canais, onde ele faz uma ótima analogia entre o uso de terrenos próprios (site por exemplo) x alugados (redes sociais por exemplo). 

O segundo “E” diz respeito a essência da nova venda e o conceito de “não apenas vender, mas sim ajudar o cliente a comprar”. Como? Através de CONTEÚDO relevante! Marcus trouxe exemplos do século 19 de empresas como John Deere (Revista The Furrow) e Michelin (Guia Michelin que existe até hoje) que já faziam conteúdos impressos pertinentes para os seus clientes, porém com grandes gastos e alcance limitado, bem diferente da realidade atual. As principais premissas devem ser gerar curiosidade e conhecimento para sua audiência.

O “R” remete à relacionamento que agora deve ser H2H (pessoa para pessoa, mesmo conceito que vimos na palestra anterior). As pessoas hoje querem saber com quem estão falando, de quem estão comprando e por quem estão sendo atendidas. Ele trouxe um pensamento de Marc Gobé para contextualizar “As pessoas não querem falar com corporações sem rosto. Elas querem falar com pessoas que estão dentro das corporações”
Por fim, o “A” vem de aprendizado, e a ilustração da Pirâmide de Glasser e os diferentes níveis e camadas de aprendizado (vi essa referência em várias palestras). Pra encerrar, lembrou Alvin Toffler “O analfabeto do século 21 não será aquele que não sabe ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”.

 

Rodrigo Noll (@rodrigonoll) – Como vender até 65% mais utilizando apenas os seus clientes atuais sem precisar dar descontos nem investir mais em anúncios.
Rodrigo é especialista em Referral Marketing e fundador da Base Viral, primeira empresa especialista em Programas de Indicação no Brasil. Ele apresentou de forma resumida o seu método VPI (Vendas por Indicação), que consiste em 3 etapas: Definição da Recompensa, Definição da Mecânica e Ativação da Campanha.

Segundo ele, o conceito fundamental é que Pós-Vendas hoje é o novo Vendas. Para ilustrar, Rodrigo mostrou o que considera a evolução do Funil de Vendas para uma Ampulheta de Vendas, onde um novo Funil “invertido” surge após a compra do cliente com os estágios Retenção, Novas Vendas e Indicação. 

Sobre o VPI, é o cliente que precisa decidir o que quer de recompensa e não a empresa. Além disso, precisa saber que o programa existe e ser lembrado disso! Produzir conteúdo cria clientes qualificados, quanto mais conteúdo eu produzo, mais pessoas sabem que sou “foda” no que faço! Além disso, conteúdo serve para quebrar objeções. Qual conteúdo produzir? Que tal dar uma olhada nos seus comentários, directs, reclame aqui, concorrentes, etc. para descobrir suas dores e desejos?


Leonardo Ghidini

Administrador de Empresas com especialização em Marketing pela UFRGS. Pós Graduado em Gestão Empresarial pelo IBGEN. Foi Gestor de Marketing e Vendas do Grupo Dimas e Gerente de Marketing e Planejamento Comercial da NSC Comunicação. Atualmente, é Consultor de Empresas e Advisor das Startups BiiA Automação e Human Care Brasil.
Contatos: @lghidini – [email protected] – www.hlghidini.com.br – (48) 98812-3373

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