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NRF Big Show 2016: destaques da maior convenção de varejo do mundo
22 de Janeiro de 2016

NRF Big Show 2016: destaques da maior convenção de varejo do mundo

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A agência Única, de Concórdia-SC, acompanhou a NRF Big Show, maior evento sobre Varejo do mundo, Organizado pela Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos, e preparou um resumo dos principais destaques da edição 2016, que aconteceu entre 17 e 20 de janeiro, em Nova York.

A NRF (National Retail Federation) Annual Convention 2016, também chamada de NRF Big Show 2016 reuniu milhares de empresários de vários países e grandes nomes do mercado para apresentar tendências e discutir sobre o varejo.

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O evento é dividido em sete temas: inovação do varejo digital, estratégias globais, marketing e gerenciamento de marca, estratégias de merchandising, varejo em celulares e tablets, experiência de loja, tendências da tecnologia e aplicações.

Destaques na NRF Big Show 2016
Durante os quatro dias de convenção muito se falou sobre tecnologia, tendências e soluções para os desafios que o varejo enfrenta hoje. Confira alguns dos principais destaques da NRF Big Show 2016.

Varejo sem fronteiras
Uma das exposições mais comentadas da NRF, foi a da Mindy Grossman, CEO da HSNI, onde a empresária disse que trazer o cliente para o ponto de venda já não é mais o bastante. Para ela, o varejo deve ir até o consumidor onde ele estiver e quando ele quiser.

Para chegar até o consumidor, é preciso aproveitar as tecnologias disponíveis para cada vez mais se aproximar e se conectar com o público em diversas plataformas. No mercado norte-americano, não é preciso mais discutir sobre a importância da presença do varejo em diversas plataformas. Para eles uma loja física e virtual podem e devem trabalhar juntas para aumentar os resultados.

Não é o mais forte que sobrevive, mas aquele que melhor se adapta às mudanças
Fique atento com as mudanças à sua volta. Perceba se elas podem impactar o seu segmento no futuro ou se elas podem significar uma oportunidade de crescimento. Esteja sempre um passo a frente, mas se as mudanças já estão ocorrendo e podem beneficiar o seu negócio ou prejudicar, aja rapidamente!

O McDonald’s percebeu a mudança de hábitos de alimentação do consumidor, que está aderindo uma postura mais saudável. Ao identificar isso, a marca tem buscado outras alternativas para levar uma experiência melhor para esse consumidor. Na Califórnia, começou a oferecer um serviço de mesa em 600 estabelecimentos, onde têm um cardápio mais variado e com a possibilidade da escolha de ingredientes.

Conhecendo mais o seu consumidor
Outro tema muito abordado na NRF, diz respeito as ferramentas que identificam os interesses e hábitos do consumidor. Cada vez mais é preciso conhecer o público para acertar na oferta.

Na loja física, foi exemplificado a possibilidade de utilizar câmeras e sensores para monitorar a reação das pessoas. Já na internet, existe a possibilidade de utilizar landing pages de um determinado tema, em que é possível descobrir qual o perfil do interessado por meio dos cadastros e conversões realizadas.

Investindo na experiência do consumidor
Podemos entrar em uma loja, ver seus produtos e dias depois esquecer desse momento. Já as experiências são mais difíceis de apagar da memória.

A NRF Big Show 2016 mostrou o exemplo da Li Ning Company Limited, loja de produtos esportivos que montou showrooms físicos para que os consumidores pudessem tocar em seus produtos, mas na hora de comprar deveriam fazer sua compras pela loja virtual da empresa.

O exemplo da loja de artigos esportivos nos dá a lição de que uma loja virtual ainda pode oferecer experiências físicas e que vale a pena investir em experiências para o consumidor.

Storytelling da vida real
O cliente será o grande protagonista das campanhas publicitárias. Contar histórias reais é uma estratégia publicitária que já está sendo utilizada por muitas marcas, sendo que a tendência cresce cada vez mais.

A dica é para que as empresas invistam seu tempo para descobrir a história do seu cliente e se valem a pena ser contadas. As pessoas se identificam com histórias reais e consequentemente, irão se identificar com a sua marca.

Dicas práticas para pequenos varejistas
Entre os diversos temas abordados no evento, foram apresentados algumas dicas para os pequenos varejistas aplicarem o aprendizado e expandirem o seu negócio utilizando tecnologias mais acessíveis:
Encontre um nicho
Tenha um planejamento
Não espere muito tempo para decidir crescer
Saiba usar a tecnologia a seu favor
Pense mobile e tenha presença digital

 

O que podemos fazer?
Vivemos em uma época de grandes mudanças de pensamento e hábitos de consumo. O cliente tem muitas opções para escolher e recebe informações de produtos e serviços a todo momento.

É preciso despertar o interesse e a vontade do consumidor para a sua marca, dar motivos para ele comprar de você. Não tem como fingir que nada está acontecendo e se acomodar, é preciso mais do que nunca de uma adaptação.

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