O estudo foi realizado para saber qual a relação das mulheres brasileiras com a conectividade e como elas se comportam no mundo digital. As informações foram extraídas do Connected Life – estudo global produzido pela Kantar TNS. Nele se descobre que as brasileiras realizam mais atividades online que off-line:
– 93% acessam redes sociais e gastam quase 3h por dia nessas plataformas;
– a segunda programação favorita é assistir a TV, com 84%;
– o tempo médio gasto na frente do aparelho é de 2,4h/dia;
– ver vídeos, ler jornais e revistas digitais e comprar online também estão no topo da lista como atividades preferidas.
Diferentes tipos de mulheres conectadas
Há uma forte tendência das brasileiras em usar a mídia digital para comunicar suas ideias e influenciar pessoas.
– 36% são funcionais, ou seja, utilizam a internet apenas para o que
é necessário. São menos envolvidas com as redes sociais. Elas preferem passar o tempo assistindo TV ou ouvindo rádio.
– 32% são líderes. Essas mulheres entendem que a internet é um canal para comunicar suas ideias e influenciar os outros. Estão constantemente conectadas. É difícil alcançá-las por meios tradicionais.
– 18% enquadram-se como observadoras. Acreditam que a internet é uma fonte de conteúdo e informação. Elas estão intimamente ligadas ao mundo digital e consideram a internet uma fonte de conhecimento, mas não gostam de redes sociais.
– 14% estão no grupo das conectadas. Passam tempo vendo boatos no Facebook. As redes sociais são seu canal principal de informação.
Atualmente, a penetração da internet no Brasil é de 66%, segundo relatório Usuários de Internet, mídia social e móvel na Espanha e no Mundo. Os smartphones são os mais populares entre os brasileiros: 91% dos usuários de internet possuem o aparelho contra 73% do laptop, que vem logo em seguida. A posse de tablet é de 48%.
O Facebook ganha maior penetração no mercado brasileiro e é a rede social mais acessada. Seu uso diário atingiu 90% em 2016 contra 80% em 2015. O Youtube passou de 48% para 77% em 2016. Já o Twitter, caiu de 92% em 2015 para 29% no ano seguinte.
Metodologia
As informações foram extraídas do Connected Life – estudo global produzido pela Kantar TNS que analisa as atitudes e comportamentos de mais de 70 mil usuários de internet em 57 países, sendo 1.022 no Brasil. Para esta matéria, foram entrevistadas 557 mulheres. Os dados apresentados foram coletados em todos os mercados entre os meses de junho e agosto de 2016.
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