A Nike prevê que a mudança para o digital "veio para ficar"

29 de Setembro de 2020

“Eu realmente acredito que a Nike está apenas arranhando a superfície do que é possível”

 

A Nike, fabricante de artigos esportivos, acredita que a “mudança do consumidor em direção ao digital veio para ficar”, depois de ver este canal se movendo três anos à frente do cronograma de progresso que esperava antes do surgimento da pandemia COVID-19.

John Donahoe, presidente / CEO da Nike, discutiu esse assunto em uma teleconferência de lucros trimestrais com investidores e relatou que a participação do digital nas vendas da empresa cresceu dez pontos em relação ao ano anterior, nos últimos três meses de negociação.

"O negócio digital da Nike já está atingindo nossa meta de mix de 30% das vendas, quase três anos antes do planejado”, disse ele.

As propriedades digitais pertencentes à Nike registraram um crescimento de vendas de 83% ano a ano e geraram US $ 900 milhões em receita incremental. Seu aplicativo de e-commerce também teve um crescimento próximo a 200%, com usuários ativos mensais crescendo na casa dos três dígitos.

“Eu realmente acredito que a Nike está apenas arranhando a superfície do que é possível”, declara Donahoe.

Em busca do engajamento
O programa de associação da Nike - um serviço gratuito com vantagens como produtos exclusivos, histórias de atletas e programas de treinamento - também testemunhou um aumento de 60% no número de usuários ativos e “um crescimento ainda maior” no número de pessoas que fizeram compras. Além disso, a quantidade de “membros contatáveis” que concordaram em receber atualizações por e-mail aumentou em dois dígitos, de acordo com Matthew Friend, diretor financeiro da Nike.

“À medida que aumentamos o engajamento digital e retemos uma proporção maior de membros agregados com maior frequência de compra, estaremos reduzindo os custos de aquisição de clientes, aumentando nosso retorno sobre gastos com publicidade e mudando a forma de nosso investimento na criação de demanda”, acrescentou Friend.

Serviço ao cliente
O aplicativo Nike Training Club, que fornece acesso sob demanda à rotinas de exercícios que podem ser realizadas em casa, também mostrou que 50% dos seus membros iniciaram os treinos nos últimos três meses. E as corridas guiadas por áudio no aplicativo Run Club da Nike - oferecendo orientação e inspiração para corredores de todos os níveis - registraram mais de um milhão de downloads em cada um dos últimos quatro meses.

Os retornos de longo prazo ocorrem quando a Nike incentiva com sucesso um consumidor a usar mais do que uma de suas ofertas digitais, relatou Donahoe posteriormente. “Sabemos que um consumidor que se conecta conosco em duas ou mais plataformas tem um valor vitalício quatro vezes maior do que aqueles que não o fazem”, disse ele.
Com informações oriundas da Warc.

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