Nike lidera posição de marca de vestuário mais valiosa no BrandZ Global

17 de Julho de 2019

Pelo segundo ano consecutivo, a Nike mantém a primeira posição do ranking promovido pela WPP e Kantar na Bolsa de Valores de Nova York

A Nike, marca de atletas e formadores de tendências de moda, é a mais valiosa no segmento de vestuário, mantendo a primeira colocação pelo segundo ano consecutivo, sendo avaliada em US$ 47,4 bilhões. Já a Adidas cresceu 7% chegando a um valor US$ 13,4 bilhões e garantindo a terceira posição. Tanto a Adidas quanto a Nike introduziram produtos de alta qualidade e edições limitadas em colaboração com marcas de moda do segmento de luxo - a Adidas criou coleções com Alexander Wang, por exemplo, enquanto as colaborações da Nike contemplaram Ronnie Fief, varejista de tênis e streetwear de Nova York. Isso não só gerou receita adicional, como também teve um efeito positivo na parte mais popular da linha de produtos.

Com um crescimento de 77% no valor de marca para US$ 6,9 bilhões, a Lululemon conquistou o 5º lugar sendo um dos maiores aumentos de qualquer marca de varejo em 2019. O fabricante de vestuário de yoga premium ganha em ser visto como diferente de sua concorrência e desenvolveu uma comunidade em torno da marca, incorporando ideias de clientes no desenvolvimento de produtos e utilizando locais físicos para vender roupas, realizar aulas de ioga e outros eventos relacionados ao estilo de vida fitness.

A consciência do consumidor sobre o custo ambiental do fast fashion está começando a impactar os valores da marca para os varejistas de moda. A Zara (-10%, para US$ 22,6 bilhões) e a H&M (-39%, para US $ 6,4 bilhões) foram impactadas pela crescente preocupação com o custo de produção, transporte e venda de produtos descartáveis.

A lendária marca de denim, Levi's, entra no ranking do setor de vestuário em 9º lugar, com um valor de marca de US $ 2,4 bilhões, precedendo seu IPO este ano. Depois de muito tempo com mulheres escolhendo calças de yoga sobre denim, o posicionamento da Levi’s voltou a focar no público feminino, o que levou a um forte crescimento em novos mercados, incluindo Itália e China.

Para o diretor de estratégia global da BrandZ na Kantar, Graham Staplehurst - "A mudança nos valores do consumidor em relação à sustentabilidade significa que levar as pessoas a comprar mais roupas é uma tarefa difícil. No entanto, o valor das marcas de vestuário neste ano subiu 1%, para US $ 118 bilhões, devido à força das marcas de athleure (combinação de esporte com casual) no ranking, que são vistas como proposital e social e ambientalmente responsáveis. Os varejistas que tentam alcançar uma pegada zero estarão entre as marcas mais amadas, já que as pessoas são atraídas por aqueles que assumem riscos e oferecem algo diferente e especial”.

Para conferir as informações completas sobre a pesquisa, acesse este link.