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ARTIGO | Marketing híbrido, empresas híbridas, inovação.
28 de Fevereiro de 2019

ARTIGO | Marketing híbrido, empresas híbridas, inovação.

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por Walter Hugo Bracht*

Nunca falamos tanto em inovação, mas o tradicional ainda tem espaço.
Como resolver essa equação?
Adaptando-se! Equilibrando os dois lados da moeda. 

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Estamos vivendo uma confusa era de inovação. Confusa para quem não participa profundamente das mudanças que estão ocorrendo no modo de trabalhar o comercial e o marketing nas empresas. Cada dia nasce uma moda nova, um termo, um método, uma receita. Fica difícil acompanhar tudo e, principalmente, tomar decisões. O marketing está mudando e a forma como compramos produtos diariamente também. Mas afinal, nossas empresas estão preparadas para tanta mudança, tanta INOVAÇÃO?

Exponho este questionamento com autoridade, pois também me sinto parte deste universo empresarial que busca não cair na obsolescência do mercado. Porém, isso acaba gerando mais ansiedade e afastando o foco no que há de mais necessário e essencial. Não estou dizendo que os métodos, termos e receitas não funcionam, pelo contrário, defendo movimentos de renovação, pois empresa parada é empresa sem novidade e presa fácil da concorrência. Em contrapartida, será que a INOVAÇÃO é para todos? Respondo de imediato: NÃO! Dizer que a inovação é para todos é como receitar dipirona para todas as doenças.

Todos os dias encontro empresários preocupados com marketing digital, Inbound, mega ações, sistemas complexos de remuneração, vantagens e por aí vai, mas quando chego ao âmago da empresa, deparo-me com funcionários desmotivados, falta de atendimento ao cliente, falta de produtos que vão ao encontro das necessidades do mercado e mais uma série de itens básicos como pintura, iluminação, fachada imponente, etc. Estamos em uma era acelerada onde o empresário precisa tomar decisões rápidas, onde a receita já não é a mesma e o consumidor tem um poder além da imaginação.

Vivemos uma fase de transição onde a velha forma de vender mescla-se com funis de vendas, Inbound, ABM, robôs de atendimento inteligência artificial, IBM Watson. Não se assuste com tantos termos, segura a ânsia e respira. Vale a meditação: Estamos no momento de sermos empresas híbridas, de aplicar o Marketing Híbrido. Reflita comigo, há quanto tempo você sabe da existência de carros elétricos? Quantas vezes você andou em um?

O que estou querendo dizer é que o mundo precisa sofrer um processo de adaptação e aprender aos poucos. O carro elétrico é um sonho, mas existem algumas barreiras que precisam ser ultrapassadas para que ele vire realidade como cultura, infraestrutura, autonomia, suporte, etc. O carro híbrido, por exemplo, resolveu parte disso, pois roda com energia elétrica e combustível tradicional, fazendo equilíbrio entre os dois.

Vamos com calma! Em um violão, se apertar demais a corda, ela estoura, se afrouxar demais, ninguém consegue tocar, já dizia BUDA.

Ser híbrido nas vendas não é eliminar um bom vendedor porque ele não é adepto das novas tecnologias, mas criar uma estrutura para potencializar as suas habilidades. Ainda há clientes que preferem o velho modo. Trazendo isso para as empresas, por que você precisa radicalizar? Existem itens básicos que devem ser resolvidos com rapidez e que não dependem apenas de estratégias de “marketing digital” para aumentarem os resultados.

Um bom atendimento, mix de produtos adequados, comunicação com o cliente, comunicação institucional da empresa. Mais uma vez, insisto, não estou jogando contra as inovações, mas elas continuam precisando de pessoas do outro lado para concretizarem-se, de uma forma ou de outra. Mesmo em um e-commerce, alguém precisa enviar o produto, dar suporte ao cliente, gerenciar as garantias, etc.

Seja híbrido, deixe o tradicional funcionando “redondo” e vá introduzindo a inovação. Isso fará com que você tenha um melhor aproveitamento das novas ferramentas, conscientizando sua equipe quanto ao uso e necessidade das tecnologias. Verifique se você não está muito focado em conseguir clientes, em detrimento da manutenção dos mais antigos. Até porque já é sabido que ganhar um cliente custa 12 vezes mais que manter um cliente antigo.

Passos para ter o marketing híbrido
Verifique seus canais tradicionais de vendas, telefone, email, abordagem pessoal. Onde registram as informações? Quantas pessoas são atendidas? Existem roteiros e processos para o tratamento das informações? Como está a satisfação do cliente que é atendido por esses canais? Qual é o perfil da equipe que está em contato com os clientes?

Olhe para o vizinho! Busque no mercado cases e experiências que estão dando resultado e que resolvam seus problemas do dia a dia. Verifique seu objetivo principal e analise as tendências do seu segmento. Busque uma empresa que possa te orientar de forma completa no mercado, que esteja preocupada com a perpetuação do seu negócio e não apenas lhe empurrar um software ou uma modinha de mercado. Verifique a estrutura, equipe, clientes atuais da empresa.

Se puder, entre em contato com alguns clientes para certificar-se de que aquela empresa pode suprir as suas necessidades. Nem tudo o que estão divulgando no mercado é simples de aplicar. Não existe mágica, a inovação exige investimento, trabalho duro e mente aberta.

Mas uma coisa é imprescindível para a sobrevivência nos dias de hoje, o movimento. A zona de conforto é o melhor lugar para você quebrar a sua empresa e o conformismo o melhor sentimento para afogar o seu espirito empreendedor.

Por Walter Hugo Bracht – CEO do Grupo UAU, Publicitário, Coach, Analista Comportamental

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