Marcas e sustentabilidade | Estudo da Kantar revela maior preocupação dos consumidores com o meio ambiente em 2020

20 de Abril de 2021

Who Cares, Who Does? traz dados globais e da América Latina

Imagem de anncapictures por Pixabay.

Um dos assuntos que mais está em alta é a sustentabilidade. Atenta a isso, a Kantar divulga os dados de 2020 de seu estudo "Who Cares, Who Does".

Os dados apontam que as preocupações ambientais aumentaram em relação a 2019 e que influenciam cada vez mais a forma como os produtos são produzidos, embalados e, principalmente, escolhidos pelos consumidores. A comemoração do Dia da Terra no dia 22 de abril foi o gatilho para o lançamento da análise.

Somente ¼ dos 8.500 entrevistados pela Kantar na América Latina conseguiram nomear uma marca que esteja fazendo algo em beefício meio ambiente.  As cinco mais identificadas como sustentáveis foram:

  1. Natura
  2. Coca-Cola
  3. Ypê
  4. Bimbo
  5. Omo

Entre os varejistas o Top 5 ficou assim:

  1. Bodega Aurrera
  2. Assaí
  3. Walmart
  4. Atacadão
  5. Éxito

Comportamento

De 2019 para 2020, 11% mais declaram levar às compras sacolas reutilizáveis, 5% mais evitam usar plásticos e 18% mais passaram a usar artigos laváveis ou reutilizáveis, como fraldas e cosméticos. Além disso, 9% mais evitam comprar bebidas em embalagens plásticas, 23% mais optam por sacolas de tecido ou papel ao invés das de plástico para frutas e verduras e 5% mais preferem cotonetes de algodão feitos com papel ou madeira em vez de plástico.

Preocupações ambientais

Globalmente, a maior preocupação ambiental segue sendo a mudança climática, que foi citada por 16,4% dos consumidores em 2019 e por 16,8% em 2020. Na sequência vieram os resíduos plásticos (14% em 2019 x 14,8% em 2020), contaminação da água (10,9% x 9,7%), escassez de água (8,4% x 8,5%) e contaminação do ar (7,3% x 8,4%).

Os latino-americanos afirmaram que a principal preocupação é com a água. As variações de um ano para outro foram discretas e os principais tópicos mencionados foram contaminação, escassez e desperdício.

Pandemia e mudanças

Devido a Covid-19, a preocupação com a segurança alimentar aumentou: de 5,1% para 7%. 

 

Segmentações

O estudo Who Cares, Who Does? divide os consumidores em três categorias: os Actives, que trabalham constantemente para reduzir seus níveis de resíduos plásticos; Considerers, que tomam ações para reduzir seu impacto ambiental, mas com menor frequência; e os Dismissers, que possuem pouco ou nenhum interesse nos desafios ambientais que o mundo enfrenta e que não fazem nada para melhorar. Os dois primeiros grupos crescem no mundo todo, especialmente na América Latina, onde os Dismissers caíram de 63% em 2019 para 47% em 2020. A exceção na região é o Brasil, onde os números praticamente não mudaram de um ano a outro.

A Kantar realiza o estudo Who Cares, Who Does? anualmente e contempla 80.000 entrevistas em 22 países, sendo 8.500 em 7 países latino-americanos.

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