Publicidade
Joinville agora conta com uma marca própria da cidade
01 de Outubro de 2021

Joinville agora conta com uma marca própria da cidade

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A maior cidade do estado de Santa Catarina, Joinville, ganhou, oficialmente, uma marca própria, resultado de um trabalho de place branding iniciado em agosto do ano passado pelo Sebrae/SC em parceria com entidades representativas do setor produtivo. A partir de agora, qualquer pessoa que queira desenvolver produtos, como souvenirs, por exemplo, poderá utilizar a marca, contribuindo não apenas para o desenvolvimento econômico quanto também para o orgulho e consolidação da Marca Cidade de Joinville.

Desenvolvido desde agosto de 2020, o place branding contou com cerca de 160 pessoas de diferentes setores, como moradores, representantes de entidades e agentes públicos e privados. O processo consistiu na construção de um conceito visual e verbal capaz de fortalecer o posicionamento da cidade e ressaltar o que Joinville tem de melhor.

Publicidade

Durante o evento de lançamento, o prefeito de Joinville, Adriano Silva, destacou que, “Para Joinville é muito importante essa parceria com o Sebrae/SC. A nossa cidade vai ter, com certeza, grandes frutos como resultado desse trabalho”, disse. O prefeito ressaltou ainda que essa marca será implementada em ambientes públicos.

O gerente regional do Sebrae/SC, Jaime A. Dias Junior, destacou o trabalho realizado: “Definimos eixos claros de atuação para que a gente possa construir uma cidade ainda melhor”, disse. “Mais do que uma logomarca, nós estamos fazendo uma mudança de posicionamento do que é a cidade de Joinville”.

 
Joinville não é apenas uma cidade, mas muitas apoiadas em 4 eixos:
O processo de Place Branding contou com quatro etapas: construção do mapa de valor, construção do mapa do público-alvo, mapeamento das estratégias mercadológicas e de destino, entrega do conceito visual e verbal da marca. A partir do conceito criado por meio do mapa de valores da cidade percebeu-se que Joinville deve ser compreendida como uma cidade diversa, plural, que tem vocações variadas: indústria, dança, origem germânica, flores, bicicletas.

A conclusão do grupo foi de que Joinville não é uma cidade, mas muitas cidades apoiadas em 4 eixos: cidade de valor, que valoriza a qualidade de vida e o bem-estar; cidade de cultura, que valoriza a as artes e as suas tradições; de experiências, pois estimula o desenvolvimento do turismo, da hotelaria e da gastronomia; e por último como cidade de inovação, pois é o local onde indústrias, comércios e serviços buscam o constante aperfeiçoamento do ambiente de negócios, apoiados na economia criativa, na tecnologia e na inovação.

 


 

Publicidade
Publicidade