Instagram e TikTok respondem por dois terços das novas inscrições dos clubes de futebol em 2021

05 de Maio de 2021

Plataformas apresentam maior crescimento no setor segundo ranking do IBOPE Repecom

Imagem de Comfreak por Pixabay 

· Flamengo mantém liderança de crescimento mensal motivado por seu perfil no Instagram;

· São Paulo reflete ótimo desempenho em campo e obtém segundo maior crescimento em abril;

· Palmeiras alcança a marca dos 3 milhões de seguidores em seu perfil oficial no Instagram;

· Vasco e Cruzeiro estreiam entre os 5 maiores crescimentos mensais em 2021;

· Corinthians ultrapassa 1 milhão de seguidores no TikTok;

· Cuiabá e Atlético Goianiense avançam posições no Ranking Digital.

 

Na edição de maio do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o Instagram e o TikTok como as principais plataformas de desenvolvimento das bases digitais dos clubes em 2021. Em média, dois terços dos novos inscritos nas redes sociais dos clubes no ano têm origem em uma das duas plataformas. Atualmente, o Instagram totaliza 43,5 milhões de inscritos entre os clubes de futebol e caminha para igualar ou superar a representatividade do Twitter, que conta com 51 milhões de inscrições entre as 50 equipes analisadas no Ranking.

Sobre o desempenho no último mês, destaque para: Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Vasco e Cruzeiro que, juntos, foram responsáveis por cerca de 890 mil inscrições, ou 60% dos 1,5 milhão de novos inscritos considerando todos os clubes no período.

O Flamengo figura na liderança no crescimento mensal. No último mês, o rubro-negro somou mais de 510 mil novas inscrições em seus canais oficiais. 42% do desempenho flamenguista no último mês foram provenientes de sua base de seguidores no Instagram. Com o resultado, o clube está próximo de atingir os 40 milhões de inscritos no combinado de todos os seus perfis sociais. O clube também liderou o crescimento mensal de todas as plataformas no último mês..

O São Paulo, possivelmente motivado pela sequência de vitórias do último mês, foi o clube com o segundo maior crescimento mensal. O Tricolor Paulista somou 144 mil novas inscrições à sua base digital, sobretudo com os resultados em suas contas oficiais no Twitter, Instagram e YouTube.

O Palmeiras segue nas primeiras posições e obteve o terceiro maior crescimento no último mês. O clube somou quase 90 mil inscritos no combinado de suas redes. O alviverde atingiu a marca dos 3 milhões de seguidores em seu perfil oficial no Instagram.

O Vasco estreia no TOP5 em 2021 ao somar mais de 76 mil inscritos em seus canais oficiais. Destaque para seu perfil no TikTok, responsável por 33% de seu desempenho no último mês. O cruzmaltino também esteve entre os maiores crescimento do mês no Twitter e no YouTube.

Veja abaixo o levantamento completo:

 

Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros
 

O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.