Grandes empresas apostam em soluções criativas desenvolvidas em SC para capacitar equipes

11 de Fevereiro de 2019

Ferramentas tecnológicas com recursos inovadores ajudam na efetividade do aprendizado

Aprender em um ambiente digital antes de agir com clientes reais. Essa é a proposta das soluções de tecnologia para educação (EdTech) usadas por três grandes marcas brasileiras para treinar equipes: Natura, Honda e TIVIT.  “A transformação digital alterou a maneira como as pessoas se comunicam e trabalham. Nesse contexto, uma nova forma de aprender se faz necessária”, destaca Luiz Alberto Ferla, fundador e CEO do DOT digital group, desenvolvedor dessas tecnologias. A empresa trabalha com o conceito de game thinking, que emprega recursos e estratégias de games, gamification, realidade virtual, realidade aumentada e simuladores para criar soluções inovadoras. O resultado é o aumento dos índices de atração, engajamento, retenção e aprendizagem, especialmente na educação corporativa.

TIVIT

Líder em serviços integrados de tecnologia para a América Latina, a TIVIT queria expandir a academia Techno TIVIT com a implementação de cursos a distância. O DOT desenvolveu uma plataforma com recursos inovadores como simuladores, realidade virtual e realidade aumentada. Em pouco mais de um ano, a ferramenta tem mais de 550 cursos disponíveis para cerca de 9.500 colaboradores. A partir desses resultados, a TIVIT lançou seu Portal de Educação Corporativa. 

Honda

Para treinar a força de vendas das concessionárias Honda, o DOT desenvolveu um game. “Jogos motivam e ainda ajudam a entender o comportamento dos alunos. É um recurso muito valioso na educação corporativa”, afirma Thiago Rissi, EdTech Service Design do DOT. A montadora tinha o desafio de simular situações cotidianas comuns aos gerentes de concessionárias e preparar a equipe para vender o financiamento do banco Honda. O game, feito para tablet e celular, simula histórias interativas com clientes virtuais, simulando atendimentos para que os vendedores aprimorem habilidades de entrevistas, coleta de dados e negociação. 

Natura

A Natura precisava engajar e motivar suas consultoras a participar do programa de incentivos da marca. O DOT desenvolveu uma estratégia de gamification, uso de técnicas de games fora do ambiente de jogos que aumentam os índices de atração, engajamento e retenção. O projeto foi desenvolvido após um estudo com 30 mil consultoras. Assim, foi possível criar sistemas de incentivo para diferentes perfis. Hoje, a estratégia está sendo aplicada com milhares de consultoras Natura de todo o Brasil. 

 

Criado em 1996 no bem-sucedido ecossistema de inovação de Florianópolis, o DOT é protagonista e referência no setor de tecnologia para educação (EdTech). A empresa já capacitou mais de 5 milhões de pessoas com soluções digitais tanto para treinamento corporativo quanto para ensino formal. Segundo Ferla, o objetivo é duplicar esse número em cinco anos, meta apoiada no crescimento mundial do mercado de EdTech. Com sede na capital catarinense, o DOT tem escritórios em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e conta com 300 colaboradores.