Publicidade
Google ADS: Aprenda a usar!
26 de Julho de 2021

Google ADS: Aprenda a usar!

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Imagem: Freepik.

 

Quem é usuário assíduo da internet percebe a presença de anúncios em vários sites e redes sociais. Saiba que a maioria deles é feito por meio do Google Ads.

A plataforma de programação de anúncios do Google foi criada em 2000 e de lá pra cá se tornou a líder absoluta em publicidade virtual.

Apesar de todas as evoluções tecnológicas, os anúncios publicitários continuam sendo essenciais para o marketing digital.

Porém, há diferenças entre a publicidade tradicional e a virtual, as possibilidades de segmentação aprofundada são exemplos disso. 

Isto posto, leia o texto abaixo para entender como usar o Google Ads, como ele pode beneficiar empresas, quais são as estratégias indicadas e as métricas.

 

Características do Google Ads

O grande diferencial desta plataforma é a possibilidade de escolher onde os anúncios aparecerão.

Dependendo das palavras-chaves selecionadas, as empresas podem alcançar públicos distintos.

Há quatro formatos de anúncios:
Rede de pesquisa;
Rede de display;
YouTube;
Aplicativos.

Os anúncios na rede de pesquisa aparecem nos resultados dos mecanismos de busca. Nesse caso o anunciante só paga à plataforma quando as pessoas clicam no link.

Os anúncios na rede de display são aqueles presentes em sites e blogs. Eles podem ser feitos em formatos diferentes, como banners.

As propagandas que passam antes e durante os vídeos no YouTube também são formas de como anunciar no Google Ads. Os anúncios de aplicativos servem para aumentar o alcance desse tipo de ferramenta.

Por que usar o Google Ads

Nesse tópico vamos detalhar melhor os benefícios de usar o Google Ads nas estratégias de marketing digital da sua empresa.

Portanto, saiba mais sobre os motivos de apostar nessa ferramenta.

Resultados rápidos

A programação de anúncios virtuais traz resultados bem rápidos, o que é um diferencial importante.

O desenvolvimento do anúncio não leva muito tempo e assim que ele entra no ar você começa a colher os frutos.

Orçamento modificável

Suponha que você configurou um grupo de anúncios e escolheu pagar por cada clique gerado.

Se, depois de uma semana, os anúncios não tiverem o retorno que você esperava, é possível cancelar toda a campanha sem custo adicional.

Sendo assim, não é preciso comprometer grande parte do orçamento da empresa para usar o Google Ads.

Conhecer o potencial das palavras-chaves

O Google Ads permite fazer testes com palavras-chaves diferentes para identificar quais rendem os melhores resultados.

Nem sempre os termos mais pesquisados são os que trarão mais conversões.

Estratégias populares

O uso do Google Ads deve vir acompanhado de estratégias previamente definidas. 

Podemos dizer o mesmo de plataformas semelhantes, como o Instagram Ads e o Facebook Ads. As estratégias mais usadas serão discutidas a seguir.

Cuidar da segmentação

Todo anúncio precisa ter um público muito bem definido. O processo de segmentação é essencial para que os objetivos sejam alcançados.

No Google Ads você pode usar dados como localização, gênero e idade do público. Essa especificidade é importante para obter repercussão mais impactante.

Escoltar o processo de compra

A jornada de compra é composta por três etapas: consciência, consideração e decisão.

Na primeira etapa o consumidor está buscando por soluções. Na segunda, ele está conhecendo marcas que podem resolver o problema dele. 

Na terceira, ele está analisando os tipos de produtos disponíveis. Cada uma delas exige anúncios menos ou mais segmentados.

Como medir resultados no Google Ads

Por fim, vamos falar sobre as métricas que você deve acompanhar para descobrir se as campanhas estão sendo bem sucedidas ou não.

A taxa de rejeição aponta a quantidade de pessoas que clicou no anúncio, mas não visitou nenhuma outra página do seu site.

Quanto maior a taxa, menor é a relevância da página para o Google e, consequentemente, os anúncios encarecem.

A taxa de cliques serve para saber a porcentagem de pessoas que clicaram no anúncio em relação ao total de exibições dele.

O custo por clique (CPC) revela quanto a empresa gasta para conquistar cada clique. Essa métrica é usada para controlar o orçamento e determinar a qualidade do anúncio.

O ROI (Retorno sobre Investimento) serve para que a empresa saiba com precisão quanto o investimento nas campanhas está rendendo financeiramente.

É uma métrica muito importante, pois possibilita que o gestor saiba se os investimentos feitos estão compensando.

Considerações finais

Portanto, os anúncios digitais são parte integrante dos posicionamentos de toda marca na internet.

O foco desse texto é o Google Ads, porém, existem outras plataformas de anúncios igualmente relevantes.

Procure saber como funciona o Facebook Ads, a boa estratégia de marketing digital é aquela que integra canais diferentes.

Publicidade
Publicidade