Game “Quero Ser um Universitário” premiará vencedor com bolsa de estudos integral para graduação

26 de Novembro de 2020

Estudantes do Paraná e Santa Catarina disputam jogo que vai testar conhecimentos e deixar os participantes mais próximos do ensino superior

Créditos: Divulgação

Especialistas dizem que as pessoas adoram jogos porque, além de entreter, têm o poder de aliviar o estresse. Estudos ainda apontam que o cérebro humano é programado para resolver problemas ou encontrar soluções, o que é proposto na maioria dos games. Por isso, quando a pessoa chega ao fim de uma partida, seja ganhando ou perdendo, sente uma sensação de bem-estar, especialmente pelo fato de estar usando diversas habilidades cognitivas.

Alinhadas a esse contexto, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), a UniSociesc (Sociedade Educacional de Santa Catarina) e a UNICURITIBA (Centro Universitário Curitiba) vão promover entre os dias 7 de dezembro e 30 de janeiro de 2021 o “Quero Ser um Universitário”. Trata-se de um jogo que vai testar os conhecimentos dos participantes e deixá-los ainda mais próximos de se tornarem um universitário.

O desafio, voltado aos estudantes que concluíram o Ensino Médio este ano, em 2019 ou 2018, de escolas públicas ou privadas de Santa Catarina e de Curitiba, vai colocar à prova, além do próprio conhecimento do jogador sobre conteúdos que caem no Enem, outras habilidades como atenção, estratégia, foco e raciocínio rápido.

“Os games estão em todos os lugares, nos computadores e nas mãos dos jovens, em smartphones e tablets, e fazem parte da vida dos estudantes da era digital, então, por que não os trazer para a educação? O ‘Quero Ser um Universitário’ aproveita o melhor dos games, que é estimular a capacidade de percepção do jogador, incentivar a tomada de decisão rápida, calcular riscos, gerenciar estratégias, aprendendo a lidar com erros e acertos, ao mesmo tempo em que gera aprendizado, trabalhando com um conteúdo voltado para o ENEM e o vestibular”, explica a Diretora Comercial e de Marketing da UniSociesc, Carol Sarmento.

Para participar, primeiro o estudante precisa se inscrever no site do jogo. Após a inscrição, ele participa da primeira etapa, que é a fase municipal e acontece no formato online, direto na plataforma. Nessa fase, o jogador concorre com participantes de todas as escolas da cidade. Se ele se classificar, vai para a segunda etapa, que é a grande final, realizada presencialmente em Joinville (SC), com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Cada estudante vencedor da primeira etapa irá receber uma bolsa de estudos de 50%, válida do primeiro ao último semestre, para o curso que ele escolher* em uma das três instituições promovedoras do game. Já o grande campeão receberá uma bolsa integral, também válida para toda a graduação no curso que ele escolher*. Além disso, o vencedor ainda garante um estágio de seis meses em uma grande empresa. A escola do aluno vencedor também será premiada e ganhará um Laboratório Maker.

Os professores das escolas de Ensino Médio também podem contribuir com o game. Eles poderão sugerir perguntas através de um link no site queroseruniversitario.com.br, para serem utilizadas na grande final. As perguntas deverão ser de múltipla escolha, no mesmo modelo das questões do Enem. Os professores que tiverem as suas perguntas escolhidas para a final ganharão brindes e bolsas de estudo de pós-graduação.

*Exceto o curso de Medicina da Unisul.

Notícias Relacionadas