Forbes divulga lista das pessoas mais ricas do Brasil

01 de Outubro de 2017

 

A revista de negócios identificou 170 pessoas com patrimônio igual ou superior a 1 bilhão de reais em 2017

Dentre os 155 que figuravam na lista anterior, 116 tiveram ganho de patrimônio em relação a 2016. O principal motivo foi a valorização de empresas na bolsa.

A lista é composta a partir da estimativa da riqueza dessas pessoas com base no valor de mercado das ações das empresas das quais são donos e por meio da comparação com empresas similares, no caso de companhias sem ações em bolsa.

O ranking da Forbes Brasil é similar ao da versão americana da revista Forbes. Na lista brasileira, não são levados em conta ativos pessoais, como imóveis (exceto em caso de grande volume, usado como forma de investimento), obras de arte, dinheiro em conta bancária ou outras formas de patrimônio, por falta de acesso a tais informações. Veja os 10 primeiros:

1- Jorge Paulo Lemann
Fortuna: 95,39 bilhões de reais
O empresário manteve o primeiro lugar em relação à lista de 2016. Aos 78 anos, detém o controle da fabricante de bebidas ABInbev, do fundo 3G Capital (dono de empresas como Burger King e do ketchup Heinz), da B2W (que reúne Lojas Americanas, Submarino).

2 – Joseph Safra
Fortuna: 71,17 bilhões de reais
O dono do Banco Safra nasceu no Líbano, em 1938,  e é naturalizado brasileiro. Possui também bancos na Suíça e nos Estados Unidos – onde também tem propriedades imobiliárias – e participação na Chiquita Brands International, empresa do ramo de bananas.

3 – Marcel Telles
Marcel Telles, Presidente do Conselho de Administrativo do Grupo Abril e da Ambev
Fortuna: 47,76 bilhões de reais
O empresário carioca é sócio do Lemann na 3G Capital e também na AB Inbev. Começou a trabalhar no mercado financeiro, conferindo boletos de bolsa da meia-noite às 6 da manhã numa corretora.

4 – Carlos Alberto da Veiga Sicupira
Fortuna: 40,75 bilhões
O empresário carioca é sócio de Lemann e Telles na 3G Capital e na ABInbev. É formado em administração de empresas.

5 – Eduardo Saverin
Fortuna: 29,34 bilhões de reais
O paulista é um dos fundadores do Facebook. Ele saiu da empresa por desavenças com Mark Zuckerberg e chegou a disputar na justiça a posse ações da companhia. Nascido no Brasil, mudou-se para Miami aos 10 anos e se formou na Universidade Harvard.

6 – Maria Consuelo Leão Dias Branco
Fortuna: 13,25 bilhões de reais
A cearense, de 82 anos, é viúva do empresário Francisco Ivens de Sá Dias Branco e presidente do conselho de administração do grupo M. Dias Branco, empresa fabricante de alimentos

7- Walter Faria
Fortuna: 11.02 bilhões de reais
O empresário paulistano é dono do Grupo Petrópolis, fabricante de cervejas.

8 – João Roberto Marinho
Fortuna: 10,76 bilhões de reais
É um dos filhos e do empresário Roberto Marinho e divide, junto com os irmãos, o comando do Grupo Globo, rede de mídia dona da Rede Globo, além de jornais, revistas, e estações de rádio. Começou sua carreira como repórter no jornal O Globo, em 1973.

8 – Roberto Irineu Marinho
Fortuna: 10,76 bilhões de reais
É um dos filhos e do empresário Roberto Marinho. Começou a trabalhar no jornal O Globo em 1965 como aprendiz de linotipista e divide, junto com os irmãos, o comando do Grupo Globo. Atualmente, é presidente executivo do conglomerado de mídia.

8 – José Roberto Marinho
Fortuna: 10,76 bilhões de reais
É um dos filhos do empresário Roberto Marinho e divide, junto com os irmãos, o comando do Grupo Globo. Começou sua carreira como repórter no jornal O Globo, e atualmente é vice-presidente do grupo.