Etna promove ação para o Dia da Consciência Negra

25 de Novembro de 2019

Em campanha, a marca propõe uma nova nomenclatura para o chamado “criado-mudo”

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado hoje (20), a Etna tomou uma iniciativa que pretende anular o termo criado-mudo do vocabulário brasileiro e das varejistas do segmento. O movimento propõe um reflexão sobre esta data. Historicamente nomeado "criado-mudo", desde a escravidão, o móvel passará a ser chamado de "mesa de cabeceira". Esta mudança na marca já está acontecendo de forma gradativa, até que todas as lojas físicas e online estejam adequadas a nova comunicação. 

A alteração faz a marca convidar outras empresas do segmento a colocarem em desuso o termo. Os fornecedores da varejista também serão convidados a excluírem a nomenclatura racista das embalagens, manuais e notas fiscais. O objetivo é extinguir o termo e, para isso, a Tracylocke Brasil, agência global de shopper experience dos Grupos Omnicom/DDB e ABC criou uma campanha 360 e a hashtag #CriadoMudoNuncaMais para firmar esse compromisso.

“Pequenos gestos ajudam a transformar o mundo. Queremos mostrar com essa iniciativa que podemos, mesmo com fatos históricos, inspirar um pensamento e uma atitude diferente”, afirma o CCO da agência, Rodolfo Barreto.

Um filme (assista abaixo) será veiculado no ambiente digital mostrando pessoas reais contando a origem do nome do móvel. Elas foram convidadas a abrir a gaveta de uma mesa de cabeceira e ler uma carta. Ao terminarem, descobrem como algo que parece tão simples, mostra a realidade histórica sobre pessoas que foram escravizadas. A ideia é que as pessoas repassem o conteúdo a diante para que a ação tenha ainda mais impacto e o termo racista seja, de fato, excluído do vocabulário dos brasileiros.
 
“Acreditamos que essa campanha pode contribuir para uma reflexão e motivar outros movimentos de mudança como esse”, conclui Karina Alfano, Gerente Executiva da ETNA.
 

 

Ficha técnica 

Agência: TracyLocke Brasil | DDB
Título: Criado Mudo Nunca Mais
Cliente/Produto: ETNA
CEO: Thomas Tagliaferro
CCO: Rodolfo Barreto
Criação: Thiago Dias, Guter Sá, Leandro Rosso e Débora Capriolli
Consulta/ Pesquisa: Cintia Quirino
CSO: Jader Crivelaro
Gerentes de planejamento: Rafael Rebelatto e Natalia Feres
Head de Mídia: Lucia Cucci e Gustavo Gonzales
Mídia: Barbara Pinheiro
Atendimento: Michel Issa, Jonas Fortes, Flavia Cotrim e Camila Chapouto
Gerente de Projetos: Marthan Lion
Community Manager: Felipe Casas
Head de RTV/Produtor Executivo: Pedro Canuto
RTV: Jade Solano e Juliana Miyake
Diretor/a de cena: Raphael Felisbino
Diretor/a de fotografia: Wellignton Vidigal da Silva e João Leão
Produtor/a de elenco: Juliana Gomes
Produção: Rodriguinho Gonçalves
Som Direto: Hudson Teixeira dos Santos
Montagem: Raphael Felisbino
Casting: Aline Oliveira, Isabel Cristina dos Reis, Adriano Mateus da Silva, Bruno Souza, Fernanda Ross
Produtora de áudio: Lucha Libre
Agradecimentos: Academia de Filmes e Gataria Filmes
Aprovação/Cliente: Karina Alfano e Hugo Ribeiro