ENTREVISTA | André Germano, técnico do Basket São José

11 de Agosto de 2020

Com passagens pelo Palmeiras, Bauru Basket e Brasilia Basket, missão de Germano é colocar Santa Catarina no ranking nacional

 


AcontecendoAqui conversou com André Germano, técnico do time de basket da cidade de São José, vizinha à Florianópolis, recentemente contratado para dirigir o time e buscar classificação em campeonatos pelo Brasil com vistas aos desafios das competições internacionais. Acompanhe nossa conversa que iniciou perguntando sobre a trajetória de Germano, quem é Basket São José e os objetivos do time com sua contratação. 

 

Você tem vasta experiência no alto rendimento de atletas e equipes. Foi contratado recentemente pelo São José com quais objetivos?

Trabalho há 27 anos como técnico de basketball, tive passagens por grandes clubes como Palmeiras/ Bauru Basket/ Brasília Basket; e fiz parte das Comissões técnicas das Seleções Brasileiras como técnico e coordenador. 
Tive a oportunidade de vivenciar o alto nível Nacional e Internacional, fomos campeões da Liga Nacional, Campeão da Liga das Américas, vice-campeão Mundial e jogos na NBA com a equipe do Bauru Basket de 2014 a 2018. Minha contratação tem o objetivo de liderar o processo e levar nossa equipe ao alto nível, desenvolver o planejamento estratégico contemplando todas as áreas e criando um projeto completo tanto no âmbito esportivo como na administração e marketing. Temos um potencial enorme de ser um dos melhores projetos do Brasil e ter reconhecimento nacional e internacional, e vamos trabalhar muito com este propósito.

 

Nos conte como e quando surgiu o Basket São José?

O Basket São José é um projeto recente, fundado em 2017 por pais e amigos praticantes da modalidade, com objetivo de organizar, planejar e estruturar a modalidade e levá-la ao alto nível.

 

Quais as áreas que a modalidade atua? Social? Educacional? Competitiva?

Atuamos nas 3 frentes. No Esporte Social através de núcleos sociais atendendo por volta de 300 crianças e jovens, com objetivo de inclusão, convivência, participação, engajamento e fortalecimento de vínculo; Esporte Educacional através de núcleos em Escolas públicas e particulares, usando o esporte como ferramenta de educação global de crianças e jovens; e as equipes de Rendimento, com objetivo de formar e desenvolver atletas para o alto nível do esporte bem como representando o estado nas competições nacionais e internacionais.

 

 

 

Quais os diferenciais do Basket São José?

Podemos pontuar alguns diferenciais importantes, como: O Basket São José é a única equipe que atua nos Naipes Masculino e Feminino em todas as categorias, da iniciação ao adulto; oferecemos e defendemos condições iguais de oportunidades e estrutura para ambos os gêneros.
Estamos comprometidos com o processo, cuidando de todos detalhes, acreditamos que os resultados são consequências de um planejamento estratégico e muito trabalho de todos envolvidos.
Nossa equipe é composta por profissionais da área técnica, equipe interdisciplinar (médico, preparador físico, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista) administrativo e gestão, marketing e imprensa; todas as áreas integradas buscando a qualidade total e resultados dentro e fora das quadras.

 

Quais os próximos desafios? Vocês têm uma meta definida?

Nosso objetivo é disputar o NBB ( Liga Nacional de Basquete ) e LBF ( Liga Basquete Feminino), integrar o seleto grupo de Clubes que participam de competições nacionais e internacionais, que tem preocupação com todo processo, desde a iniciação, passando pelo desenvolvimento até o rendimento e resultados, investindo nos valores que o esporte transmite, como trabalho em grupo, planejamento estratégico, esforço individual e coletivo, respeito a todos envolvidos, respeito as regras, resiliência, superação….. onde a meritocracia é a palavra chave para alcançar os resultados.

 

Qual o cenário do Basketball no Brasil?

O Basketball Brasileiro está em grande ascensão, com uma nova gestão da Confederação Brasileira no qual trabalhando de forma transparente e continua integrando as federações e promovendo a modalidade dentro e fora do Brasil.  A Liga Nacional de Basquete está em 12o. Edição, uma Liga Forte e Estruturada em  parceria com a NBA , qual a maior plataforma esportiva de transmissão dos jogos desde canal aberto ( Band), canais por assinatura ( ESPN, Band Sport, Fox Sport), Plataformas WEB ( DAZN, Twich) redes sociais ( facebook,  twitter) levando a modalidade para todos os cantos do Brasil e do mundo, sendo a 2a modalidade no Brasil em exposição na mídia e com alto retorno de imagem, comprovado pelo IBOPE RECUPOM.
A Liga Nacional Feminina (LBF) também cresce a cada temporada, estruturando e profissionalizando o basketball feminino. Também com grandes marcas investindo na modalidade (GOL, Netshoes, Caixa Federal, Sesi, Wilson…) e transmissão em canal aberto (TV Cultura)
Outro ponto relevante são os ídolos da modalidade, atletas de altíssimo nível que jogam em grandes equipes no Brasil e exterior, como NBA, WNBA e equipes europeias, sendo uma destas referências o Atleta Thiago Spliter, catarinense que foi o melhor Pivô da Europa por muitas temporadas e jogou na NBA.
Clubes de massa no Brasil também aderiram o Basketball como 2a. modalidade, entre eles, Flamengo, Corinthians, Botafogo, São Paulo F.C., Coritiba.
O cenário é excelente, O Brasil disputará o pré-olímpico mundial em 2021 com grandes chances de se classificar novamente para os Jogos Olímpicos. 

 

 

E em Santa Catarina?  
A modalidade é muita representativa no Estado, a Federação Catarinense de Basketball, através de uma gestão organizada e transparente, promove a modalidade desde as idades iniciantes ao profissional, masculino e feminino, com mais 3.000 praticantes e muitos fãs e amantes.

 

Faça um paralelo do Basketball com as organizações e empresas. Quais os pontos em comum?

O Basketball é um esporte empolgante, decidido por detalhes, muitas vezes no último segundo. Um esporte que exige estrutura, planejamento estratégico, metas, objetivos bem definidos, tomada de decisão, trabalho de equipe, cooperação, rotina de trabalho, união e resiliência para superar os momentos difíceis e conquistar os resultados  …… vence a equipe onde todos os setores  estão envolvidos criando uma sinergia em busca do resultado coletivo. 
O jogo é dinâmico, precisa de inteligência, técnica, força, velocidade de reação, velocidade para tomar decisões, liderança positiva, não se abater com os erros e focar nas características de cada um, onde todos colaboram dentro de suas funções e qualidades para o todo.
Trazendo esta experiência para as empresas e organizações, podemos citar todos estes pontos como determinantes. Quando uma empresa investe no esporte, ela traz para sua imagem todos os valores e características que estão inseridos na modalidade e para seus colaboradores a satisfação de trabalhar em uma empresa que valoriza cada setor e pessoa em busca da excelência.

 

Quais as instituições e marcas que apoiam e já apoiaram a modalidade pelo Brasil? Poderia citar um case de sucesso?

São muitas marcas, em todos os setores:   varejo, indústria, setor de serviços. Entre elas: Nike, Penalty, Wilson, Magazine Luiza, Caixa Econômica Federal, BRB, GOL, Budweiser, Zoppone Engenharia, Sesi, Paschoalloto, Sky, CVC, TIM, VIVO, Universidade Estácio de Sá,  Muitos “cases” de sucesso podemos citar, mas o mais emblemático foi o Pachoalotto Bauru Basket, empresa do setor financeiro, no qual investiu na equipe de 2013 a 2107, conquistando excelentes resultados dentro e fora das quadras, campeão de tudo, Campeonato Estadual, Liga Nacional, Liga Sulamericana, Liga das Américas, levando a equipe ao vice- Campeonato Mundial contra o Real Madrid, jogando no ginásio do  Ibirapuera em São Paulo uma final emocionante decidida nos minutos finais e sendo convidada a disputar dois jogos contra as equipes da NBA Washington Wizards e New York Knicks, tendo o nome da empresa estampado no Madson Square Garden e Time Square.

 

Por que você sugere que empresas invistam no esporte?

Por tudo que citei anteriormente, nosso projeto é ambicioso e promissor, está bem planejado e organizado, vamos levar o nome de nossos parceiros e do Estado de Santa Catarina para o maior nível do esporte brasileiro, com Excelência e Transparência na administração e com busca de resultados dentro das quadras, mas principalmente no retorno de imagem, ações e ativações de marketing, tudo planejado entre  nossos profissionais e nossos investidores buscando um trabalho de equipe forte e estruturado. O Basketball Brasileiro, sem dúvida, é uma grande oportunidade de fortalecimento, expansão e fidelização de marcas e empresas.

 

 

Cite 5 grandes times de basket no Brasil e as marcas patrocinadoras

Flamengo- BRB (Banco de Brasília). O banco iniciou o patrocínio no clube através do basket, no qual também patrocina a Equipe do Brasília Basket, e agora será o master do clube no futebol também.
Bauru Basket - Zoppone Engenharia - Empresa que apoia o esporte social na cidade, agora irá ser o patrocinador master da equipe profissional.
Franca - Magazine Luiza- Patrocina a modalidade há alguns anos.
Rio Claro Basket- Renata / Grupo Selmi - empresa do setor alimentício - há 2 anos como patrocinador master 
Minas Tênis - CVC - empresa investe como patrocinador Master há 4 temporadas.
E não podemos de deixar de citar as empresas que investe diretamente nas Ligas Nacionais: LNB - Liga Nacional de Basquete (Budweiser/ Nike/ Unisal/ Plastubos/ NBA/ Pênalti/ VIVAGOL; LFB- Liga Feminina de Basquete (Wilson, Gol, Netshoes)

 

 

 

Você tem um projeto comercial para que empresas anunciantes examinem as possibilidades de envolvimento com o Basket São José?

Temos um planejamento de Marketing específico para as equipes masculinas e femininas, e também elaboramos um planejamento exclusivo para a empresa interessada construindo dentro do interesse específico da empresa.

 

Uma mensagem final aos leitores do AcontecendoAqui.

Apoiar e investir no esporte brasileiro sempre foi continuará sendo um ótimo custo-benefício. Todos setores sairão deste momento atual buscando parcerias e associando suas marcas com projetos que proporcionem retorno de imagem, e para isso o Basketball é um ótimo veículo de comunicação através de suas ligas e também de eventos; mas tão importante quanto, são as ações sociais e oferecer oportunidades para crianças e jovens, de ambos os gêneros, colaborando na formação e desenvolvimento através do esporte.
Vamos Jogar Juntos!!!

Notícias Relacionadas