Eisenbahn reúne cervejeiras para brassagem exclusiva de rótulo de edição especial em seu primeiro projeto colaborativo

05 de Março de 2018

A Eisenbahn reuniu um grupo de cervejeiras para uma brassagem feita sob curadoria do Science of Beer, instituto de profissionalização cervejeira liderado por Amanda Reitenbach. O time foi composto por profissionais de formações diferentes: engenheiras, mestres cervejeiras, sommelières, colunistas, influenciadoras, entre outras.   

Envolvidas desde a concepção da receita até produção da cerveja, elas trabalharam cerca de dois meses no projeto. “Esse encontro, no formato como aconteceu, foi essencial para que essa cerveja ganhasse uma personalidade e uma identidade com a colaboração de todas as cervejeiras reunidas. Sabemos que a participação feminina no mercado cervejeiro vem aumentando, mas há muito o que fazer para ampliar essa representatividade. E o apoio de marcas como a Eisenbahn a esse movimento é de enorme importância”, comentou Amanda Reitenbach.

O resultado da ação, uma cerveja no estilo Berliner Weisse, poderá ser conferido exclusivamente durante o Festival Brasileiro da Cerveja, que ocorre de 7 a 10 de março, no Parque Vila Germânica, em Blumenau, Santa Catarina, por R$ 6,00 (200 ml).    

“A marca Eisenbahn trabalha para valorizar e democratizar a cultura cervejeira no Brasil de diversas formas. E a ideia de reunir as cervejeiras, além de fazer parte de uma série de iniciativas para estimular a participação de cada vez mais mulheres nesse mercado, é colaborar para aumentar a visibilidade dessas profissionais no universo cervejeiro nacional”, explicou Alexandre Cândido, diretor de cervejas especiais da HEINEKEN Brasil.

A apresentação do primeiro projeto colaborativo da marca é um preparatório para a abertura das inscrições para a segunda edição do reality show Mestre Cervejeiro, que pelo segundo ano consecutivo será televisionado pela emissora TNT, com produção da Endemol. No último ano, a cervejaria Eisenbahn nomeou Ivan Tozzi como o vencedor da competição, que teve seu rótulo, uma American Pale Ale (APA), lançada em janeiro deste ano.                

Edição Especial Eisenbahn Berliner Weisse       
Preço no Festival Brasileiro da Cerveja: R$ 6,00 (200ml)                
IBU: 9,0                
ABV: 3,7              
Estilo: Berliner Weiss     
Família: Ale              
Temperatura ideal: 5 a 7ºC         
Aroma: Ácido e Leve Cítrico       

Confira quem são as cervejeiras:

Aline Araujo dos Santos: Uma das primeiras sommèlieres da bebida do Brasil, é formada pelo Senac/Doemens e pela Science of Beer, onde leciona. É também fundadora da 1ª confraria feminina de cervejas de São Paulo, a Maltemoiselles. Antes de vir para Santos, comandava o departamento de Marketing da Bier & Wein, pioneira na importação de cervejas especiais. Agora, é proprietária, com o marido, da Confraria Paulistana, distribuidora de cervejas e chopes especiais. 

Amanda Reitenbach: Fundadora e CEO do Science of Beer, Amanda Reitenbach ingressou no universo da cerveja já durante o curso de Engenharia Química e de Alimentos. Sua paixão a levou a se tornar uma cientista cervejeira, dedicada a pesquisas para desenvolvimento do setor. Com Mestrado e Doutorado focados no tema da cerveja, chegou a desenvolver um nariz eletrônico capaz de realizar análises sensoriais em cervejas. Professora e consultora de projetos especiais, Amanda é jurada em diversos concursos nacionais e internacionais, além de responsável pela Coordenação Técnica do Concurso Brasileiro de Cerveja.               

Bárbara Andrade Mortl: Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja.   

Beatriz de Souza Amorim: Sommelière de cervejas, Guia etílica, Colunista de balcão online nos sites Papo de Homem e Mixology News e Editora da Farofa Magazine, publicação de Ribeirão Preto. Apresentadora no Reality Mestre Cervejeiro Eisenbahn.         

Fabiana Maria Arreguy Correa: Sócia-diretora da Academia Sommelier de Cerveja de MG. Criadora e editora da Rádio Web Pão e Cerveja. Colunista diária na Rádio CDL FM de Belo Horizonte onde apresenta a coluna Pão e Cerveja. Colunista do Jornal Estado de Minas onde assina a coluna Líquido e Certo. Professora do curso de pós-graduação em Tecnologia Cervejeira da universidade UNI-BH.      

Gabriela Müller: Farmacêutica, proprietária da Levtek empresa de produção de leveduras líquidas e análises de cerveja.                

Katia Jorge: Mestre Cervejeira 

Laura Pereira Brait: Engenheira de Alimentos formada pela UFRGS, Técnica Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte e Cervejeira da Cervejaria Imigração        .

Ludmilla Torres Antoniazzi: Engenheira de Alimentos formada pela Universidade Estadual do Centro Oeste, no estado do Paraná. Mestre Cervejeira pela VLB Berlin e Sommelier de Cervejas pelo ICB. Atualmente Especialista de Mercado no Comercial de Malte da Cooperativa Agrária.

Rafaela Brunetto Kappaun: Gastrônoma e Sommelier de Cervejas, foi a primeira embaixadora da Brooklyn Brewery no Brasil. Consultora para projetos na área cervejeira, cria cartas de cervejas, treina equipes, desenvolve harmonizações e realiza eventos no mercado da cerveja.               

Rosaria Penz Pacheco: Economista/ Sommelière de Cerveja, Juíza do BJCP, Proprietária da Penz Bier - Das Haus.