Conheça 5 estratégias para o uso eficaz de ilustrações em sua marca

14 de Outubro de 2020

Selecionando ilustração que irão ajudá-lo a criar uma narrativa visual mais envolvente.

Créditos: Getty Images

 

por Peter Noah*

 

Pessoas em todo o mundo estão gastando mais tempo online e as marcas mudaram rapidamente suas estratégias para se adaptar a esse novo normal. No entanto, todo esse tempo online significa que os consumidores agora enfrentam uma enxurrada de desordem visual de empresas concorrentes.

É por isso que é mais crítico do que nunca para as empresas abordarem sua marca de uma forma clara, consistente e única - uma maneira de fazer isso é usando ilustrações. Fáceis de editar e personalizar, as ilustrações certas podem transmitir ideias difíceis ou abstratas, ao mesmo tempo que adicionam personalidade distinta à sua marca - tornando-o instantaneamente reconhecível pelo público.

Pronto para começar a incorporar ilustrações em sua estratégia visual? Como designer profissional, aqui estão 5 estratégias que utilizo para incorporar ilustrações com eficácia em meus projetos de branding:

 

Escolha sua ilustração com base nas expectativas do cliente

Você precisa pensar sobre por que seus clientes amam sua marca e que tipo de vibração eles esperam dela - você não quer escolher uma ilustração que parece decididamente fora da marca e faz com que seus clientes continuem perdendo sua criatividade. Existem tantos estilos de ilustração quantos tipos de público - e saber quem é o seu cliente e que tipo de ilustração vai ressoar com ele será fundamental para o sucesso de sua abordagem de marca. Tendências como gradientes de neon podem não funcionar para o mesmo público que tem preferência por desenhos 3D planos. Da mesma forma, cores suaves podem não agradar a um público que aprecia metais brilhantes.

 

Escolha uma paleta de cores - e a mantenha

Se sua marca tem uma paleta de cores primária e secundária em ação, então você já está à frente do jogo. No entanto, no interesse da coesão, é útil identificar e adicionar uma paleta suplementar para oferecer suporte a quaisquer novas ilustrações que você adicionar. Como a maioria das ilustrações são baseadas em vetores e personalizáveis, você pode resolver isso pesquisando primeiro por conceito criativo e, em seguida, aplicando o sistema de cores.

 

Ícones de documentos e elementos de interface do usuário (IU) em uma biblioteca visual

Assim que você começar a usar as ilustrações, elas desempenharão um papel fundamental ao lado dos outros componentes principais de sua marca, como logotipos, tipografia e cores. Mas, para completar todas as necessidades de sua marca, você precisará de elementos de suporte, como ícones, botões, barras de rolagem, itens de menu e muito mais - basicamente, todas as partes da IU de aplicativos ou sites com os quais seus clientes irão interagir. Ao garantir que a abordagem de cor e estilo para esses elementos funcionem harmoniosamente com sua abordagem de ilustração, você ajudará sua marca a se conectar de forma mais eficaz com seu público.

 

Desenvolva uma abordagem consistente para o uso de elementos visuais

Não se esqueça de apoiar gráficos como planos de fundo, gráficos e infográficos. Eles também compõem o vocabulário visual para a abordagem da ilustração de sua marca, e é crucial identificar e usar os corretos para criar um sistema coeso.

 

Crie um sistema de regras para manter a marca o tempo todo

Como as ilustrações são personalizáveis e o redimensionamento é rápido e ilimitado, você deve estabelecer um sistema de regras para sua equipe para garantir que sua marca permaneça consistente. Quer você tenha novos designers em sua equipe ou esteja usando freelancers, essas diretrizes serão inestimáveis para qualquer pessoa que trabalhe em seus projetos. Por exemplo, você pode querer controlar a largura do traço dependendo da escala ou escolher cores específicas como um princípio de organização dependendo da categoria do produto - ou até mesmo estabelecer regras sobre quando ou quando não usar ícones. A criação desses parâmetros levará tempo, mas, em última análise, ajudará seus designers a executar sua marca com mais eficiência e garantir a coesão da marca.

 

Você tem as estratégias, agora comece a criar

Para ajudar sua marca a se destacar no longo prazo, é importante estabelecer as bases certas - e com essas estratégias, você será capaz de fazer isso facilmente. Lembre-se, ao escolher adicionar ilustrações à sua estratégia de marca atual, você precisa estar ciente de quais estão escolhendo, por que as está escolhendo e como elas irão ajudá-lo a criar uma narrativa visual mais envolvente. Com tudo isso em mente, é hora de revitalizar suas comunicações e tornar os criativos mais envolventes, encontrando a ilustração perfeita hoje.

*Peter Noah, Chefe de Marca global da Getty Images

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