Confira 13 formas grátis e pagas de promover sua marca no Instagram em 2021

13 de Maio de 2021

Confira recomendações de como promover um perfil empresarial no Instagram

 

Promover um perfil empresarial no Instagram será ainda mais complicado em 2021. O principal motivo disso é a concorrência cada vez maior. Você terá que se esforçar bastante para alcançar os resultados desejados, tanto para alcance quanto para conversão. Para solucionar estas questões, existem métodos gratuitos e pagos para promover com eficácia a sua marca no Insta. A seguir, compartilharemos as mais novas recomendações com você.

Como promover um perfil no Instagram de graça?

Reunimos vários métodos eficazes que vão exigir de você apenas tempo e esforço. Portanto, aqui está o que você precisa fazer para promover a sua conta sem gastar muito.

Mudar a conta do Instagram para uma conta profissional

Este é o primeiro passo, sem o qual as outras ações não poderão ser realizadas. Se você pretende atrair clientes em potencial, precisará mudar a sua conta normal para uma conta profissional. Ao fazer isto, você terá acesso à funções que não estão disponíveis em contas de usuário normais:

● personalização dos botões de feedback (e-mail, número de telefone, endereço);

● uma indicação do campo da marca;

● dados estatísticos (visualizações, acréscimos aos favoritos, atividade dos seguidores, etc.);

● fazer publicidade e acompanhar a sua eficácia.
 

Para mudar para uma conta profissional, acesse as configurações na seção “Conta”.

 

 

Escolha um nome adequado e uma foto de perfil de qualidade

O nome do perfil pode ser diferente do login. Você pode alterá-lo ao editar a conta. O nome será exibido ao lado da foto do perfil. Aqui estão algumas recomendações:

● É melhor utilizar o nome e o sobrenome (ou um pseudônimo) para uma conta
profissional pessoal;

● Opte por utilizar o nome oficial sem abreviações se você for uma marca ou conta
corporativa;

● Você poderá especificar um endereço para o seu negócio no nome e vinculá-lo à
sua região (por exemplo, “Petshop São Paulo”).

Assim, a sua conta poderá ser facilmente encontrada por clientes em potencial.

 

É igualmente importante complementar o perfil com uma imagem de qualidade. Escolha um retrato com um fundo neutro para uma conta pessoal e um logotipo ou outro símbolo oficial para uma marca. Não se esqueça de levar em consideração o seguinte:

1. O Instagram cortará a imagem para arredondá-la.

2. A foto do perfil deverá estar associada à empresa ou aos seus serviços (ou à filosofia da marca).

 

 

Você poderá criar uma imagem de perfil de forma muito barata com geradores online especializados. Por exemplo, usando o construtor de logo do Logaster, você poderá criar uma foto de perfil pronta para ser usada dentro de poucos minutos, mesmo se você não tiver nenhuma habilidade de designer.

 

Adicionar hashtags a cada postagem

As hashtags no Instagram ajudam a:

● Encontrar postagens na pesquisa;

● Publicar postagens nos feeds de usuários inscritos nas hashtags correspondentes;

● Criar coleções temáticas.

 

Existem vários tipos de hashtags: exclusivas, com a sua marca, de alta, média e baixa frequência. Aqui estão mais detalhes:

● As hashtags de alta frequência definem o tema geral (#café, #roupas, etc.);

● As de média frequência focam um tópico específico (#viagem para Nova York, #comprar um laptop, etc.);

● E as de baixa frequência permitem que você se concentre em um momento específico (#amo tequila, #inverno chuvoso, etc.);

● As hashtags de marcas contêm o nome de uma marca comercial ou empresa (#nike, #apple);

● Já as exclusivas são criadas e usadas por um proprietário de conta específico (#nikesneakers, etc.).

 

Para promover um perfil de empresa no Instagram, é melhor usar os três primeiros tipos de hashtags. Assim será mais fácil para os seguidores existentes e em potencial encontrarem as suas postagens. É melhor adicionar no máximo 10 hashtags a cada postagem. O máximo permitido é 30, mas é melhor não abusar. As hashtags podem ser colocadas na descrição da postagem (se fizer sentido com o texto), no final da postagem ou nos comentários.

 

 

Regras para a escolha de hashtags:

● Estar em conformidade com o assunto da postagem ou foto;

● Ênfase de uso em tags de média e baixa frequência;

● Não copiar o mesmo conjunto de hashtags de uma postagem para outra, mas selecionar cada uma delas individualmente;

● Não usar hashtags criadas para enganar estatísticas (por exemplo, #trocolikes);

● Você também pode usar serviços como o Hashtagify ou o RiteTag para escolher as hashtags.

 

Trabalhe com geotags

Isso aumentará o alcance de cada postagem. As postagens com geotags entram nas coleções correspondentes de publicações com tags semelhantes. Um grande número de
reações de usuários tornará possível chegar ao topo. Se a sua empresa tem um endereço físico, o adicione ao seu perfil. Marque o seu perfil em cada postagem.

 

 

Crie filtros de rosto

Essa é uma tendência divertida para destacar sua marca e atrair novos seguidores. Ele tem apenas uma condição: os filtros faciais devem ser exclusivos e divertidos. A complexidade depende da finalidade e dos recursos: de um filtro de beleza a um efeito volumétrico detalhado. Para desenvolver um filtro de rosto por conta própria, você pode usar o serviço Spark AR Studio. No site deles, existem diversas instruções de uso para que você mesmo possa criar um efeito.

 

 

 

Envolva o seu público com o TikTok

O TikTok é uma rede social que está em alta com o público jovem e ativo. Sua peculiaridade é que, ao lançar apenas um vídeo viral de sucesso, você pode atrair milhares de seguidores.

A propósito, o TikTok é uma plataforma muito promissora para promover a marca. O blog do Logaster oferece um artigo com recomendações para promoção nesta rede social.

Adicionar link para outra mídia social

Crie uma página com vários links e compartilhe apenas o link desta página na bio do Instagram ou onde quer que seja.

Para isso, utilize a ferramenta online Linktree. Isso é conveniente porque você também poderá direcionar seus seguidores para outras redes sociais.

 

Faça uma relação pública mútua nas suas stories

É muito simples: encontre blogueiros que atuem na mesma área que a sua e que tenham um número de seguidores mais ou menos igual ao da sua conta. Ofereça aos donos do
perfil uma menção em sua conta e eles farão o mesmo em troca.

As Stories são a ferramenta mais adequada para esse tipo de publicidade. Publicar no feed pode parecer uma publicidade muito forçada, portanto o formato de vídeos curtos ou fotos com comentários pode ser mais interessante. Reuniões e conversas pessoais irão adicionar naturalidade. Em alguns casos, a relação pública mútua pode ser aplicada com sucesso nas postagens:

 

 

 

Não deve ser uma promoção única: é melhor repeti-la semanalmente, encontrando 1-2 blogueiros interessantes. Você não precisa ter vergonha de mandar uma mensagem para
eles: muitos autores estão interessados em cooperação.

 

Organize vídeos ao vivo em conjunto

O formato de transmissão ao vivo permite uma aproximação maior com o seu público e as transmissões conjuntas também são motivo para troca de seguidores. A organização do evento é semelhante à RP mútua: encontrar blogueiros que se encaixem no seu ramo de atividade e proponha um tópico para discutir. Alternativamente, você pode organizar um debate. Leve em consideração:

● Os campos de atuação das contas devem ser relacionados;

● É melhor preparar um roteiro ou, pelo menos, um plano para evitar pausas na transmissão;

● Anuncie as transmissões ao vivo com antecedência para reunir espectadores interessados. Você poderá até iniciar uma contagem regressiva.

 

 

 

Comente em postagens de perfis populares

Esta é uma forma eficaz e totalmente gratuita de se promover. Tudo o que você precisa fazer é rastrear as principais contas e deixar comentários em postagens com muitas visualizações. Idealmente, seus comentários devem estar relacionados ao tópico de sua conta. Os comentários que coletam muitas reações do usuário são exibidos na parte superior.

 

 

 

Crie conteúdo de alta qualidade

Esta é a regra fundamental da promoção, gratuita ou paga. Você não pode promover algo que não seja interessante para o público. Mesmo que você decida gastar muito dinheiro em publicidade, postagens chatas não atrairão público. Portanto, pense no que e como você publicará.

 

 

 

Como promover um perfil no Instagram com propaganda paga?

A promoção comercial é uma parte importante, pois permite atrair o público-alvo para a sua conta, aumentar os indicadores e alcançar rapidamente o resultado desejado. Identificamos três formas principais de promoção.

Publicidade segmentada

Esta é a forma oficial de anunciar no Instagram. Você pode atrair um público relevante através dela. Você pode promover publicações e histórias novas ou existentes com anúncios direcionados. A vantagem é que você pode personalizar as impressões: escolha a região do público, idade e sexo, interesses, etc. Você pode personalizar os anúncios no Instagram e, se precisar de mais opções, na conta de anúncios do Facebook.

 

 

Promova a sua conta em perfis ou sites de blogueiros

Se houver blogueiros importantes relacionados ao nicho da sua conta, você poderá solicitar a propaganda nos blogs deles. Escolha o influenciador com cuidado: as estatísticas dele devem ser validadas, verdadeiras e positivas. Verifique cada pessoa manualmente, solicitando informações estatísticas de sua conta das últimas 24 horas e dos últimos 7 dias, bem como, as estatísticas das últimas 2 e 3 postagens.

Aqui está uma dica útil: ao fazer parceria com um blogueiro ou blogueira, torne sua conta privada por este período e aceite ou negue as solicitações de seguidores manualmente. Sim, vai tomar seu tempo, mas a taxa de conversão será maior. É tudo uma questão de curiosidade humana: eles o seguirão para ver as suas postagens. Para este período, você poderá atualizar as informações do seu perfil adicionando algumas frases para os novos seguidores.

 

Organizar concursos ou promoções

● Se você tiver seguidores ativos, poderá organizar um concurso. Coisas importantes a considerar:

● Um prêmio deve ser um serviço ou produto de sua marca;

● Conte aos seguidores sobre sua empresa e produto na descrição da promoção;

● Aumente a qualidade do seu conteúdo para o mais alto nível durante o período de competição;

● Ofereça condições simples de participação (em particular, não peça que reposte o seu conteúdo, pois isso filtra parte do público).

 

 

 

Conclusão

A promoção do Instagram é um conjunto de ações que devem ser realizadas de forma quase ininterrupta para se manter “à tona” e atrair constantemente um público. Recomendamos combinar os métodos de promoção gratuitos e pagos: cada um trará um resultado diferente e único que juntos lhe darão os indicadores de cobertura necessários.

BIO - Ihor é um comerciante da Logaster.com, um criador de identidade de marca online que tem ajudado milhões de pequenas empresas com branding. Ihor se interessa por SEO, Design, SERM e está sempre pronto para uma nova festa com os amigos.

Notícias Relacionadas