Comunicar Para Educar: O case "Liga Sustentável" da FCDL/SC

26 de Setembro de 2019

A nona edição do concurso CDL na Escola, está repleta de novidades.

 

Neste ano, a Liga Sustentável está de volta em uma temporada inédita. Uma das grandes novidades deste ano é o lançamento do gibi “Liga Sustentável em Defesa da Biodiversidade”. Na TV e nas Redes Sociais, a turma de heróis atua em três episódios, envolvendo temas como tráfico de animais, desmatamento e agrotóxicos em exagero.

Programa "Liga Sustentável"
De junho a setembro de 2019, a turminha da Liga Sustentável invadiu as tardes de sábado do SBT/SCC. Durante três meses, crianças e adultos acompanharam pela TV aberta as aventuras dos heróis contra as vilanices do Dr. Imundo e seu fiel ajudante Capenga. A estratégia adotada visava expandir o break comercial e levar o conteúdo do projeto para um espaço próprio, em um canal que tem total sintonia com o público infantil e infantojuvenil.

Marcca e FCDL/SC comemoram parceria de sucesso
Em 2015, a FCDL/SC, promotora do concurso, apresentou à Marcca Comunicação o desafio de reverter o decréscimo no número de escolas participantes, freando um histórico crescente. A agência propôs, então, apostar em um formato diferenciado. A grande novidade foi a criação da Liga Sustentável, um grupo de super-heróis que defende o planeta e luta pela conservação e preservação dos recursos naturais.

Com o redesenho do projeto e a nova proposta, ancorada fortemente em storytelling, o concurso alçou voos ainda maiores, superando recordes sucessivos de alcance e adesão, ganhando reconhecimento estadual e nacional, como o Prêmio Fritz Muller e o shortlist no Prêmio ABAP de Sustentabilidade
“Este é um projeto que nos motiva muito, e os resultados até aqui alcançados justificam todo o esforço e dedicação nele investidos. A oportunidade de cocriarmos uma solução de comunicação inteligente e eficaz para ações de educação ambiental, numa parceria muito intensa e assertiva com o nosso cliente, além de nos permitir oferecer uma resposta inovadora ao desafio proposto, também nos ofereceu a ocasião ideal para praticarmos muitos dos valores nos quais acreditamos. O compromisso com as causas ligadas à sustentabilidade social e ambiental é uma das bases da nossa cultura e faz parte mesmo da estrutura genética da Marcca”, salienta Cláudio Dutra, diretor presidente da agência.

O grande diferencial da proposta desenvolvida é sua flexibilização para múltiplas plataformas e pontos de contato com o público de interesse. O diretor de criação da Marcca, João Claudio Lins, comemora: "Quando criamos a Liga Sustentável fomos ambiciosos. Um projeto autoral muito bem planejado, que foi crescendo e evoluindo numa trajetória progressiva. Hoje, temos a nossa Liga em diversos formatos, como série de desenho animado, programa de TV, game, forte presença nas redes sociais, revista de atividades, gibi, jogo de tabuleiro, cartilhas de apoio pedagógico, álbum musical, adesivos, cadernos, mochilas. Uma grata satisfação para todos nós".
 

 

Para saber mais sobre o CDL na Escola, acesse: www.ligasustentavel.com.br

Notícias Relacionadas