Como escolher a melhor hospedagem para o seu site

03 de Agosto de 2020

Independente do tamanho da empresa, ter uma plataforma digital agrega credibilidade ao negócio e ajuda no crescimento da marca

Toda empresa, não importante o seu tamanho ou setor de atuação, precisa ter uma presença online, não apenas nas mídias sociais, mas também com um site. Mas, qual é a melhor maneira de fazer isso?

Por mais que ainda existam empreendedores que acreditam não precisam criar um site – provavelmente porque pensam que sua empresa é muito pequena ou pouco lucrativa –, é importante que eles compreendam que isso agrega credibilidade ao negócio e ajuda no crescimento da marca.

A boa notícia é que criar site se tornou algo muito mais fácil. Porém, existe um problema. Você precisa ter a certeza de que irá escolher uma empresa de hospedagem confiável e que oferece um alto desempenho de serviço.

Isso porque a hospedagem será responsável por manter seu site disponível durante 24 horas, além de protegê-lo de possíveis ataques virtuais, como invasão de hackers para instalação de vírus, por exemplo.

No entanto, escolher um host pode ser uma tarefa um pouco confusa e não deve acontecer sem que algumas considerações sejam feitas. Pense que a hospedagem deve ser tratada como um investimento essencial para o seu negócio.

Quer saber como escolher a melhor hospedagem para o seu site? Confira nossas dicas a seguir!

 

O que é uma hospedagem de site?

Já que você está pensando em criar um site, é muito importante que entenda o que são hospedagens de site. De forma resumida, todo site tem dois componentes essenciais: um nome de domínio vinculado a um endereço IP e uma hospedagem de site, também conhecida como hospedagem web ou host web.

Para simplificar, pense no nome do domínio como o endereço e no host como um edifício físico.

Portanto, quando os visitantes do seu site digitarem o nome de domínio (URL) no navegador, o endereço IP será localizado e o site será carregado na sua hospedagem.

Isso significa que a hospedagem de site é o processo de compra ou aluguel de espaço para hospedar ou acomodar o conteúdo do seu site, como arquivos HTML, imagens e CSS. O host torna seus arquivos disponíveis na internet e, por esse motivo, é tão importante escolher uma opção confiável de qualidade.

 

O que analisar para escolher uma boa hospedagem?

Agora que deixamos claro o que é uma hospedagem web, está na hora de falarmos sobre o que é importante analisar no momento de escolher uma opção para o seu site.

Precisamos dizer que escolher uma empresa de hospedagem confiável pode ser um processo e exaustivo. Isso porque algumas delas encantam os consumidores com soluções fantasiosas, enquanto outras divulgam resultados.

Veja a seguir alguns fatores que devem ser considerados ao escolher uma boa hospedagem de site:

 

Tempo de atividade do servidor e confiabilidade

O tempo de atividade do servidor é a quantidade de tempo que o seu site ficará disponível online. Um site comercial precisa estar disponível durante 24 horas para
que os clientes possam acessá-lo.

A maioria das empresas de hospedagem dizem que o tempo de atividade do servidor é de 24 horas, mas tenha cuidado. É muito importante que você verifique o histórico do host.

Busque por avaliações e comparações na internet. Veja comentários de clientes e possíveis reclamações em sites como o Reclame Aqui, por exemplo. É fundamental que a empresa que você irá contratar passe confiabilidade.

 

Largura de banda

A largura de banda é o volume de tráfego que seu site poderá gerenciar em um determinado período de tempo, geralmente em um mês.

Ao escolher uma hospedagem, é recomendável considerar requisitos de largura de banda com base no “peso” das páginas e na quantidade de visitantes que você espera receber diariamente em seu site.

Embora a maioria das empresas de hospedagem divulguem que oferecem largura de banda ilimitada, pode ser que na prática não ocorra dessa forma.

Portanto, é fundamental que você também realize pesquisas e verifique todos os termos de contrato das opções que estiver analisando. Caso contrário, seu site poderá ser sobrecarregado e ter diversos períodos de inatividade.

 

Qualidade do suporte técnico

Escolher uma boa hospedagem de site não quer dizer que ela nunca terá algum problema. Coisas podem dar erradas e caso isso aconteça, é fundamental que você tenha um bom suporte técnico à sua disposição.

Pode ser que, por exemplo, seu site fique indisponível e, por mais que você tente, não consiga colocá-lo online novamente. Em uma ocasião como essa você precisa
de uma equipe de suporte ágil e tecnicamente preparada para te ajudar.

Faça alguns testes antes de contratar a empresa de hospedagem. Realize ligações, enviei e-mails ou tente utilizar o bate-papo para ver como funciona o atendimento.

 

Conclusão sobre como escolher hospedagem de site

Com um grande número de consumidores online, as empresas não podem se dar ao luxo de não ter um site. Afinal, estarão perdendo vendas.

Embora a criação de um site possa parecer algo assustador, a boa notícia é que, com um site, você poderá ter uma forte presença online, o que poderá ajudar a aumentar a receita.

Realize pesquisas e escolha uma opção de hospedagem web que atenda às suas necessidades e que seja ideal para o seu negócio.

Notícias Relacionadas