Coluna Ana Bárbara Dias | Mercado exponencial: encontre seu propósito e diferencie-se!

11 de Dezembro de 2018

Transforme você também a sua organização e faça parte deste mercado

Este mercado surge para dar oportunidade a todos, e para que possamos nos posicionar é preciso criar diferencial, e para desenvolvê-lo é necessário olharmos para nosso propósito.

Não tem como falar de mercado exponencial sem antes entendermos as tecnologias exponenciais, adaptadas do modelo dos 6 D’s desenvolvidos por Peter Diamandis e Steven Kotler, por Salim Ismail, fundador, diretor executivo e embaixador mundial da Singularity University, apresentadas como os 4 D’s – Digitalização, Disrupção, Desmonetização e Democratização.

Este modelo nos demonstra que precisamos estar atentos às revoluções que estamos vivendo, tanto interna como externamente, e o mercado exponencial é a prova que estes 4 D’s estão transformando nossos olhares, bem como nossas habilidades, e que para não ficarmos para trás precisamos nos atualizar o tempo inteiro.

O primeiro D é o da Digitalização, todo o mercado vem se digitalizando, estamos caminhando para um mundo cada vez mais digital, com Inteligência Artificial, e a internet das coisas. Em seguida vem o D da Disrupção que muito temos conversado, e que é reflexo de grande parte destas mudanças, rompendo padrões e nos trazendo para o novo, e que é reflexo direto da digitalização, que  criou novas oportunidades de desenvolvermos nossas funções.

E quando ocorre a disrupção, surge o próximo D, da desmonetizarão, com os custos caindo, e o mercado expandindo, dando assim oportunidade das pequenas empresas competirem com as grandes, e assim surge o último D, a democratização, dando acesso a todos. Esta democratização, vem permitindo que as empresas com propósitos disruptivos façam parte do mercado, por isso é importante sabermos qual o propósito de nossas empresas, para que possamos destacar neste mercado, que abre muitas oportunidades.

Com o surgimento deste novo mercado, amplo e repleto de oportunidades, surgem as organizações exponenciais, também conhecidas como ExOs (do inglês, Exponential Organizations), empresas estas que adotaram uma maneira diferente de fazer negócios, observando assim um rápido crescimento mercadológico.

Transforme você também a sua organização e faça parte deste mercado exponencial.

Ana Bárbara Dias

  • imagem de anabarbara
    Graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Assessoria Parlamentar, com MBA em Marketing e Mestre em Administração, apaixonada pelo marketing, atualmente atua como professora universitária e consultora nas áreas de marketing e comunicação, mantendo também um blog sobre tendências de marketing www.anabarbaradias.com.br