Cinco dicas para deixar suas ações de marketing mais humanizadas 

23 de Janeiro de 2020

Ao implementar um marketing humanizado na comunicação do seu negócio você conquistará algo maior

 

por Laize Damasceno*

 

Embora tecnologias como inteligência artificial e análise de dados sejam as grandes tendências para 2020, o marketing é por definição um conjunto de atividades que visa entender e a atender às necessidades do cliente, que são desejos e sensações, experiências genuinamente humanas. Isso faz com que, apesar do avanço das ferramentas de TI no setor, o foco principal estará nas pessoas, não na tecnologia.

E para começar 2020 com o pé direito, elenquei cinco práticas essenciais de marketing para que sua empresa seja um sucesso este ano. A primeira dica é investir em transmissões ao vivo como lives abertas e webnários, pois elas são mais significativas e pessoais, criando maior conexão com seu público, e consequentemente mais engajamento. De acordo com dados disponibilizados pelo Facebook, os visualizadores de vídeo gastam três vezes mais tempo assistindo a um vídeo ao vivo do que em um gravado.

A segunda é ficar atento às mudanças que as pesquisas por celular e voz vão trazer para as técnicas de SEO - otimização para mecanismos de buscas -. Isso porque quem utiliza esta forma de busca quer resultados rápidos e próximos de sua localização. As buscas por digitação têm mais termos técnicos e curtos, já as pesquisas por voz são mais extensas, com perguntas, dúvidas e linguagem mais espontânea. Ou seja, cada vez mais evidente o fator humanização.

Em terceiro vem a humanização dos processos de automação, com a big data, via inteligência artificial e pela análise preditiva, ajudando as marcas a aprender mais sobre seu público e clientes, permitindo a hiper-personalização das experiências dos clientes e das mensagens de marketing em grande escala.
Ser humano, empático e gentil se tornou elemento de sobrevivência no marketing como um todo. Por isso, em quarto temos a construção de conteúdo e relações virtuais mais gentis pois o meio digital digital se tornou a principal maneira de pessoas e marcas se relacionarem no mundo. Para ter sucesso, opte por comunicações simples, com linguagem própria e autêntica, mas que conecta genuinamente as pessoas, do que um visual impecável porém com diálogos superficiais.

E para fechar com chave de ouro: o LinkedIn, que hoje é a maior plataforma de networking e a melhor no alcance orgânico. Além disso, ele personifica como as pessoas lidam com sua vida pessoal e profissional: de forma integrada, possibilitando trocas sobre o universo do trabalho, experiências do cotidiano, desejos e anseios, dos fracassos, das conquistas e bastidores.

Ao implementar um marketing humanizado na comunicação do seu negócio você conquistará algo maior que o reconhecimento: a confiança do seu público-alvo, que ficará mais aberto para conversas e quebras de objeções de venda.

*Laize Damasceno, CEO do Marketing de Gentileza

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