Cenários para 2020 | Octávio Carradore, diretor de Relações com o Mercado, da Dígitro Tecnologia

14 de Janeiro de 2020

Na Dígitro, criamos tecnologias para um mundo melhor

 

O ano de 2019 foi desafiador. A mudança de governo e a política de contenção de gastos, com o objetivo de acelerar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), impactaram diretamente na economia e na atividade empresarial. 2020 também trará desafios para o mercado, mas acredito que, em especial, o setor de tecnologia trará grandes oportunidades. Relatório apresentado pela Deloitte, por exemplo, aponta uma perspectiva positiva, por parte do empresariado, para o cenário de negócios nacional.

Em 2020 as empresas devem priorizar soluções que tornem seus processos mais eficientes, que tragam resultados rápidos, que reduzam custos e liberem recursos para novos investimentos. A comunicação e a otimização do atendimento ao cliente continuam sendo prioridade. As pessoas se comunicam por diferentes canais e criar uma experiência única e eficiente, independentemente do canal escolhido pelo cliente, é uma forma de se aproximar e gerar valor para o público. 

Para nós, a comunicação deve ser a espinha dorsal de qualquer negócio. Promover e gerenciar a troca de informações entre os públicos interno e externo nas organizações contribui para aumentar a produtividade, reduzir despesas e aumentar a capacidade de governança. Quanto mais o negócio cresce, maior a necessidade de se comunicar. Antes de partir para a conquista de novos mercados, é preciso garantir que a operação cresça de maneira uniforme. Integrar e otimizar a troca de informações facilita a gestão dos recursos, superando as barreiras físicas e viabilizando o crescimento.

Podemos perceber também o crescimento e a profissionalização das áreas de inteligência das organizações. Teremos cada vez mais informações sendo geradas no mundo. Segundo a americana Seagate, até 2025 serão gerados 175 zetabytes de informação. Soluções que ajudem, desde já, a interpretar esse grande volume de dados serão grandes aliadas da estratégia empresarial. 

A inteligência está no nosso DNA, e sabemos que não é novidade que a análise de um grande volume de informações fornece insights capazes de direcionar o rumo de um negócio. Mas, responder a uma pergunta específica exige um processamento mais refinado. Já existem no mercado soluções de inteligência que, aliando software e metodologias reconhecidas, constroem cenários que se ocupam de demandas ainda não atendidas.

Outro ponto que estará forte em 2020 é a oferta de mão de obra no setor de tecnologia, que apresenta um crescimento, tanto na quantidade quanto na qualidade dos profissionais, criando condições favoráveis para a inovação. É preciso desenvolver ambientes desafiadores, que valorizem os profissionais pela sua capacidade de resolver problemas, pela sua criatividade e a forma como atuam em equipe. Integrar diferentes gerações de colaboradores pode ser o grande desafio para as lideranças, e as plataformas de comunicação com foco na equipe serão aliadas nesse processo. As empresas que conseguirem vencer esse desafio terão grandes ganhos na retenção dos seus talentos e na atração de novos.

Por fim, precisamos apoiar cada vez mais o desenvolvimento de um ecossistema colaborativo entre as StartUps e empresas já consolidadas no mercado. É fundamental ter foco no desenvolvimento de soluções inovadoras e integradas que gerem valor real para os consumidores. Na Dígitro, transformamos o mundo por meio da tecnologia. Somos pioneiros no cenário de Florianópolis e há mais de 40 anos contribuímos para a construção de uma sociedade mais transparente e conectada. 2020 será de realizações, para nós e para o forte ecossistema de Santa Catarina.