Cenários para 2020 | Delton Batista, Chairman da D-Hub, VP da Acostamento, e Presidente da ADVB

08 de Janeiro de 2020

“A inovação e o marketing dominarão a agenda das empresas na próxima década”

 

Se algumas empresas e líderes ainda acompanhavam as movimentações de transformação digital e inovação com certo distanciamento e observação, como se fossem uma questão opcional, a partir de 2020 e com certeza nos próximos 10 anos fica claro que as organizações e seus dirigentes precisarão dedicar esforços com prioridade para se reinventarem e se atualizarem diante do novo ambiente de mudanças radicais e em altíssima velocidade e do novo comportamento do consumidor cada vez mais conectado e exigente.

Soma-se a este cenário de mudança estrutural um cenário conjuntural de um novo ano que se inicia onde o país acelera seu caminho de estabilização econômica e de um ambiente de negócios mais favorável aos empreendedores e ao investimento na economia real. Menos especulação e mais geração real de valor. 

Talvez o maior desafio esteja nas organizações bem-sucedidas. O sucesso conquistado inibe a experimentação e não é garantia de se manter protagonista diante de um futuro incerto. É necessário criar dentro dos negócios atuais novos negócios, produtos e serviços disruptivos. Liderar a própria transformação.

Como tendência, o desenvolvimento de um novo perfil de líderes se torna determinante para esta mudança de modelo mental. E esta tendência provocará a valorização da educação executiva continuada que prepare estes profissionais para aceleração de negócios na nova economia digital.

O novo marketing, estratégico e alinhado com o projeto de criação de valor das empresas, marcas e produtos, retoma sua relevância a partir do entendimento de que as mudanças são melhor incorporadas quando partem de fora pra dentro e em sintonia com as expectativas e necessidades dos clientes (especialmente quando eles nem sabem quais são).

Nunca foi tão presente o pensamento de Peter
Drucker: “Os negócios tem apenas duas funções básicas: marketing e inovação”

 

 

Notícias Relacionadas