Banco da Família, de Lages, realiza documentário sobre o primeiro ano do BF Saneamento

06 de Março de 2019

Curta-metragem foi produzido pela AP Produtora

A aposentada Maria da Graça, moradora de São Joaquim, na Serra Catarinense, enfrentou durante anos os problemas associados à falta de saneamento básico. O esgoto corria a céu aberto na vizinhança onde sobravam mosquitos, mau cheiro e água contaminada. Depois de construir uma fossa para atender sua residência, a mudança foi imediata. “Sou feliz por ter realizado um sonho”, diz ela em um dos depoimentos do documentário produzido em parceria pelo Banco da Família e a Water.org para demonstrar, com exemplos e histórias emocionantes, como água encanada e infraestrutura de esgoto sanitário podem transformar vidas.

No documentário é possível ver os resultados do primeiro ano de operação do BF Saneamento, linha de crédito específica para obras e melhorias em infraestrutura de saneamento básico. No período, mais de 5 mil pessoas em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Paraná foram beneficiadas e conseguiram mudar de vida. Outros números do projeto impressionam: nos 12 meses, por meio de 1.318 contratos, houve a liberação de R$ 4 milhões em financiamentos, dinheiro empregado para aquisição de caixas d´água, instalações hidráulicas para tratamento de esgoto, fossas sépticas, conexões da residência com a rede de esgoto, sistema de captação e drenagem de água da chuva e construção e ou reformas de banheiros.

“O documentário é uma apresentação dos resultados do projeto neste primeiro ano de trabalho pelo viés mais importante para nós: a transformação na vida das pessoas", afirma Isabel Baggio, presidente do Banco da Família. "Apesar do grande impacto alcançado até agora, temos grandes desafios pela frente, já que nossa meta é liberar R$ 24,5 milhões, beneficiando 33 mil pessoas até 2021", completa.  

Ficha técnica
Documentário curta-metragem BF Saneamento - Banco da Família
Realização: AP Produtora
Direção, roteiro e edição: André Pires
Imagens: Thales Mendes
Produção: Banco da Família
Duração: 9min46s