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ARTIGO | Adeus ao varejo físico. Viva o novo varejo vivo!
13 de Junho de 2019

ARTIGO | Adeus ao varejo físico. Viva o novo varejo vivo!

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por Juliana Botacin*

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Há quem diga que as lojas físicas de varejo estão com os dias contados uma vez que o varejo digital está crescendo cada vez mais. É fato que as mídias digitais influenciam consideravelmente o comportamento de compra das novas gerações de consumidores, assim como a figura do “digital influencer” surgiu como uma profissão promissora substituindo os antigos “garotos propaganda” da mídia tradicional. Porém, será mesmo que o varejo físico chegará ao fim?

A resposta é simples: o varejo tradicional, chato, feio, por vezes até sujo e desorganizado está morrendo gradativamente, este modelo não tem volta. Não há dúvida que ele vai precisar se adaptar ao novo mercado, se REINVENTAR. Mas, isto é bem diferente de afirmar que o varejo físico vai acabar.

“Aqueles que dizem que com o crescimento do varejo digital, o varejo físico vai acabar, são os mesmos que diziam que o rádio iria acabar com a chegada da televisão”

Tanto é verdade que o varejo físico não está chegando ao fim, que grandes marcas estão investindo cada vez mais em lojas conceito, ou as chamadas flagship stores, que visam proporcionar um ambiente de aproximação entre marca e cliente, configurando a tendência mundial do mercado contemporâneo.

E por falar em mercado, para sobreviver ao avanço do varejo on-line, devemos levar em consideração que há duas coisas que motivam uma compra: necessidade ou desejo. E para sobreviver, a loja física precisa despertar o desejo com muita CRIATIVIDADE. Afinal, a primeira escolha de compra é a loja, depois o produto ou serviço.

Sendo assim, podemos afirmar que, nos dias de hoje, os PDVs precisam – obrigatoriamente – pensar em novas abordagens para dar um verdadeiro show durante a experiência de compra. Pois, seja sobre qual for o produto, a experiência na loja é fundamental para aumentar a frequência de compra e o valor do ticket médio.

Mas, você deve estar pensando qual a relação entre Criatividade x Desejo x Frequência de Compra x Ticket Médio, será que faz algum sentido? Sim, são completamente correlatos. Afinal, a frequência de compra é um importante indicador nessa louca competição com o varejo on-line, uma vez que quanto maior for à frequência de compra, mais relevante e até mesmo inesquecível a loja será na vida do cliente.

Contudo, não podemos esquecer que impactar a vida do seu cliente e oferecer um PDV criativo parece óbvio para os dias de hoje, mas não é. É um grande desafio! Ninguém simplesmente implanta uma ferramenta de criatividade na loja, adota um NOVO JEITO DE SER, ultrapassando as barreiras da exposição atraente, trazendo novas SENSAÇÕES, serviços, ambientes customizados, eventos, interatividade, valores de marcas, entre tantas outras inovações, fixando-se na “mente” e no “coração” do consumidor.

Criar experiências únicas e impactantes no PDV, é um processo, além da gestão e da tecnologia. É um movimento que exige criatividade.

Fazer uma loja viva, atraente e inesquecível é o nosso desafio.

*Juliana Botacin é diretora na Lovers Creativity & Co. – Profissional de Comunicação e Trade Marketing com 20 anos de atuação  nas áreas de Planejamento e Estratégias de Marketing, Diagnóstico de Mercado e Ações Promocionais para os canais de comercialização e Relacionamento dos clientes. Consultoria e Palestras em Merchandising, Promoção e Layout de Loja. Capacitação da equipe de vendas em relação as ferramentas de marketing visando vender mais e melhor.

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