Publicidade
Alecsandra Zapparoli, ex-publisher da Abril, apresenta empresa de mídia digital Galápagos
25 de Março de 2019

Alecsandra Zapparoli, ex-publisher da Abril, apresenta empresa de mídia digital Galápagos

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Contar histórias de um jeito diferente, focando em gente. Contar histórias de um jeito que faça história. Histórias que sejam úteis, toquem, provoquem, empoderem, inspirem e ensinem. E, especialmente, repensar a lógica da produção, formatação e distribuição de conteúdo jornalístico, apostando em diversidade, regionalização, transparência, inovação, dados e, claro, pessoas.

Essa é a ambiciosa receita das marcas que nascerão sob o chapéu da Galápagos Newsmaking, empresa de mídia digital criada pela ex-publisher e diretora de conteúdo da Abril, Alecsandra Zapparoli. Desde que deixou o cargo, há pouco mais de seis meses, Alecsandra começou a formatar a empresa por acreditar na necessidade de produção primária de conteúdo jornalístico, ainda que sob o ponto de vista de modelo de negócio o momento seja altamente desafiador.

Publicidade

“Neste período fiz exatos 67 encontros com pessoas das mais variadas áreas, especialmente startups, para buscar provocações e insights de como criar algo inovador entendendo as especificidades do nosso produto, o jornalismo”, diz. Na prototipagem de alguns dos produtos, contou com a expertise de Léo Xavier, um dos maiores especialistas em digital e mobile, atual CEO da Pontomobi, empresa da qual é fundador.

“Estudamos onde está o leitor, fizemos a jornada de como ele consome conteúdo e a partir daí construímos uma abordagem contemporânea na produção de conteúdo, entendendo os formatos das principais plataformas de distribuição como stories, WhatsApp, Spotify e Messenger”, afirma Xavier. 

Parceiros

Entre os parceiros que toparam compartilhar seu know-how estão Google News Lab, Twitter, AmazonKindle e Linkedin, entre outros. Também apoiam a iniciativa Ricardo Sales, do Mais Diversidade, e a empresa 2GetAmrop, uma das maiores redes globais de busca de talentos, referência na área em disseminar a importância da diversidade no ambiente corporativo. “Criamos métricas para medirmos o impacto social do curso para aprimorá-lo ano a ano”, completa Alecsandra.

Grandes marcas como Ambev, 99, Nestlé e Smiles/GOL são os primeiros patrocinadores e apoiadores da empreitada, que espera mobilizar milhares de candidatos com o potencial de impulsionamento das empresas de tecnologia. Do total de inscritos, 200 selecionados serão entrevistados preferencialmente em suas localidades e 30 farão a mentoria presencial de quinze dias em São Paulo, com todas as despesas pagas (estadia, deslocamento e alimentação).

A marca

Após formar a rede de colaboradores, Alecsandra lançará a primeira marca da Galápagos: a DarwiNews. Com o slogan “só a diferença ensina e faz evoluir”, a marca focará em temas sobre cidadania, incluindo aí cobertura de poder, diversidade, inovação e cultura. No portfólio ainda aparecem mais três marcas: Sabor4Life, que acompanhará o fenômeno mundial da preocupação com a qualidade do que comemos e o impacto disso na cadeia alimentar – do pequeno agricultor à indústria alimentícia; FelizMente, que acredita que o melhor remédio para uma boa saúde mental e bem-estar é ter conhecimento para poder gerir a sua própria saúde; e PMEvolução, sobre empreendedorismo e iniciativas inovadoras no universo de pequenas e médias empresas.

 

Publicidade
Publicidade