Contar histórias de um jeito diferente, focando em gente. Contar histórias de um jeito que faça história. Histórias que sejam úteis, toquem, provoquem, empoderem, inspirem e ensinem. E, especialmente, repensar a lógica da produção, formatação e distribuição de conteúdo jornalístico, apostando em diversidade, regionalização, transparência, inovação, dados e, claro, pessoas.
Essa é a ambiciosa receita das marcas que nascerão sob o chapéu da Galápagos Newsmaking, empresa de mídia digital criada pela ex-publisher e diretora de conteúdo da Abril, Alecsandra Zapparoli. Desde que deixou o cargo, há pouco mais de seis meses, Alecsandra começou a formatar a empresa por acreditar na necessidade de produção primária de conteúdo jornalístico, ainda que sob o ponto de vista de modelo de negócio o momento seja altamente desafiador.
“Neste período fiz exatos 67 encontros com pessoas das mais variadas áreas, especialmente startups, para buscar provocações e insights de como criar algo inovador entendendo as especificidades do nosso produto, o jornalismo”, diz. Na prototipagem de alguns dos produtos, contou com a expertise de Léo Xavier, um dos maiores especialistas em digital e mobile, atual CEO da Pontomobi, empresa da qual é fundador.
“Estudamos onde está o leitor, fizemos a jornada de como ele consome conteúdo e a partir daí construímos uma abordagem contemporânea na produção de conteúdo, entendendo os formatos das principais plataformas de distribuição como stories, WhatsApp, Spotify e Messenger”, afirma Xavier.
Parceiros
Entre os parceiros que toparam compartilhar seu know-how estão Google News Lab, Twitter, AmazonKindle e Linkedin, entre outros. Também apoiam a iniciativa Ricardo Sales, do Mais Diversidade, e a empresa 2GetAmrop, uma das maiores redes globais de busca de talentos, referência na área em disseminar a importância da diversidade no ambiente corporativo. “Criamos métricas para medirmos o impacto social do curso para aprimorá-lo ano a ano”, completa Alecsandra.
Grandes marcas como Ambev, 99, Nestlé e Smiles/GOL são os primeiros patrocinadores e apoiadores da empreitada, que espera mobilizar milhares de candidatos com o potencial de impulsionamento das empresas de tecnologia. Do total de inscritos, 200 selecionados serão entrevistados preferencialmente em suas localidades e 30 farão a mentoria presencial de quinze dias em São Paulo, com todas as despesas pagas (estadia, deslocamento e alimentação).
A marca
Após formar a rede de colaboradores, Alecsandra lançará a primeira marca da Galápagos: a DarwiNews. Com o slogan “só a diferença ensina e faz evoluir”, a marca focará em temas sobre cidadania, incluindo aí cobertura de poder, diversidade, inovação e cultura. No portfólio ainda aparecem mais três marcas: Sabor4Life, que acompanhará o fenômeno mundial da preocupação com a qualidade do que comemos e o impacto disso na cadeia alimentar – do pequeno agricultor à indústria alimentícia; FelizMente, que acredita que o melhor remédio para uma boa saúde mental e bem-estar é ter conhecimento para poder gerir a sua própria saúde; e PMEvolução, sobre empreendedorismo e iniciativas inovadoras no universo de pequenas e médias empresas.