Publicidade
Acordo de Acionistas – Por que é importante?
27 de Dezembro de 2021

Acordo de Acionistas – Por que é importante?

por Hermes Ghidini

Twitter Whatsapp Facebook
Por Coluna Economia 27 de Dezembro de 2021 | Atualizado 27 de Dezembro de 2021

Na trajetória de qualquer sociedade empresarial, seja familiar ou não, o papel do Acordo de Acionistas é fundamental para manter a harmonia e evitar conflitos que, além de desagradáveis, podem afetar o desempenho do negócio.

Tenho vários casos na trajetória de 21 anos da Consultoria, envolvendo terríveis dissabores, principalmente entre empresas familiares. Um dos mais recentes, envolve disputa entre dois irmãos, que ainda está aguardando desfecho na justiça, já que o minoritário entrou com reclamatória exigindo valores acima do valuation ajustado quando houve a separação da sociedade.

Publicidade

Outra história, essa com um final feliz, envolvia um patriarca e seus dois filhos. O pai, tendo ouvido recomendações de amigos, contatou a consultoria pedindo ajuda porque temia uma briga feia entre os irmãos e suas famílias. Um dos filhos, mais arrojado e empreendedor, queria montar uma diversificação do negócio e o fez contra a vontade do pai e do irmão. Pois bem, essa nova empresa deslanchou e criou um problema entre os dois irmãos. O final feliz foi que fizemos esse empreendedor comprar a empresa do pai e do irmão, com o acordo sendo assinado em cartório e todos hoje estão mais amigos do que antes.

Um terceiro caso que vou relatar hoje, envolve 2 sócios não familiares, cujo conflito também foi parar na justiça. Um deles, majoritário por ter sido o maior investidor, vivia fora do país mas contribuía com desenvolvimento de fornecedores de insumos importados. O sócio minoritário tocava o negócio aqui no Brasil.

Depois de alguns anos de operação o negócio cresceu e o majoritário resolveu retornar ao país e unilateralmente assumiu a empresa, entrando com advogados e exigindo a retirada do sócio minoritário. O dilema ainda está correndo na justiça.

Exponho esses relatos para reafirmar a necessidade de estabelecer um Acordo de Acionistas, tanto para empresas iniciantes como para empresas com longa história que ainda não o tenham. E principalmente, estruturar esses acordos quando a harmonia ainda impera, antecipando-se aos conflitos. Nesses acordos, se estabelecem várias cláusulas, como a retirada de um sócio, seja por opção ou morte, entrada de familiares no negócio, a opção de venda do negócio para terceiros, como fazer a distribuição do lucro, a atribuição das funções de cada um e vários outros regramentos que permitirão manter o bom relacionamento entre as partes mesmo quando houver qualquer tipo de ruptura.

Portanto, caros sócios de qualquer negócio, fica aqui a recomendação: Se ainda não tem, façam logo um Acordo de Acionistas. O futuro vai demostrar como ele é uma peça vital para o relacionamento societário.

Hermes Ghidini
HL Ghidini Consultoria e Conselho de Gestão
Site :www.hlghidini.com.br
E-mail : [email protected]
Cel : 51-98424-9709

Publicidade