Abril marrom: ensaio contra a cegueira

13 de Abril de 2021

Com a prevenção e o diagnóstico precoce é possível evitar 80% dos casos de cegueira

Mês de abril é o mês marrom, no qual é feito campanha de prevenção e diagnóstico precoce da CEGUEIRA. Mês dedicado aos cuidados dos olhos.

Existem 1,2 milhão de pessoas cegas no Brasil. Um número que poderia ser muito menor se essas pessoas tivessem recebido um diagnóstico e tratamento precoce. Já que isso poderia evitar até 80% dos casos de cegueira. Com o propósito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico das doenças da visão, foi criada a campanha Abril Marrom. 

O presidente da Associação Catarinense de Oftalmologia, entidade que apoia as ações de conscientização do Abril Marrom em Santa Catarina, Dr. Ayrton Ramos, "os olhos podem ser afetados por mais de três mil doenças. Destas, quatro são as principais causas da perda de visão: a catarata, a degeneração macular da idade, glaucoma e problemas derivados da diabetes (retinopatia e edema macular diabético)".

Uma das doenças que mais causa embaçamento e diminuição da visão é a catarata, mas o problema é reversível com a cirurgia de implante de uma lente dentro do olho. O problema só é irreversível em casos mais avançados. Outro fator de risco é a degeneração macular da idade, que afeta a retina central de idosos e pode também não ter cura se não for tratada a tempo. O mesmo ocorre com as doenças da visão decorrentes da diabetes.

De acordo com o Dr. Ayrton Ramos, no entanto, a doença que mais demanda cuidado é o glaucoma. "Trata-se de uma enfermidade traiçoeira, que não apresenta sintomas no começo e quando o paciente percebe que há um problema, acaba sendo muito tarde para que os tratamentos tenham o efeito necessário para reverter a perda de visão".

Para se prevenir contra a cegueira o melhor a fazer é ir regularmente ao oftalmologista realizar exames, principalmente quem tiver mais de 40 anos. Nessa idade o indicado é ir ao menos uma vez por ano. "Mas a prevenção não tem idade, seja para crianças, jovens, adultos e idosos. Por meio de exames oftalmológicos é possível descobrir uma série de outros problemas de saúde que vão além da visão", diz o Dr. Ayrton Ramos.

A Associação Catarinense de Oftalmologia disponibiliza em seu site a cartilha online "Saúde dos Olhos", para quem quiser se informar mais a respeito, que faz parte de uma campanha de conscientização inédita no país que já foram distribuídos mais de 5 mil exemplares para a população, órgão de saúde e setores do poder público.

Notícias Relacionadas