6 dicas para deixar o conteúdo do seu site sempre atualizado e aumentar o tráfego

02 de Março de 2021

Saiba como fazer para deixar o conteúdo do seu site sempre atualizado adotando medidas simples e fáceis de implantar

Um dos segredos do marketing digital para garantir um bom tráfego para o seu site é ter conteúdo relevante e para conseguir isso é preciso investir em alguns pontos.

Segundo Guilherme da Luz, especialista em marketing digital, com centenas de textos já publicados ao longo da carreira, o grande problema é que existem os que pensam que quantidade é o mesmo que qualidade e isso muitas vezes não é verdade, principalmente quando existe muita informação inútil. 

Deixar o conteúdo do seu site sempre atualizado pode ser um desafio, mas é o que garantirá resultados. Confira como aumentar o tráfego por meio do seu conteúdo. 

1. Otimize o SEO do site

O SEO é um processo que faz parte da vida de quem trabalha com conteúdo e marketing digital, pois ele é que garantirá bons resultados nas páginas de busca. 
Para começar a otimização e deixar o conteúdo do seu site sempre atualizado, comece analisando as personas, pois dessa forma poderá produzir para um público específico. A partir de então comece a pesquisar qual palavra-chave será trabalhada em cada artigo, considerando o volume de pesquisa e relevância do termo.
Trabalhe o título, intertítulos, imagens, URL, meta descrição e outros elementos que compõem o SEO e ajudará a garantir um bom posicionamento nos buscadores. Trabalhe também os links internos e externos que ajudarão no direcionamento para a página.

O SEO passa por mudanças constantemente e, para que o conteúdo esteja sempre atualizado e de acordo com as novas regras, deve ser revisado periodicamente.

2. Atualize as informações constantemente

Uma vez criado o site, não quer dizer que ele está pronto, no máximo estruturado para receber novas informações.
Se um visitante entrar na página e perceber, por exemplo, que são apresentados dados de dois anos atrás, pensará que não existem cuidados com as informações, que a empresa pode não estar mais funcionando ou ter a sensação de falta de credibilidade.

Dados básicos como endereço, número de telefone e e-mail sempre que passarem por uma atualização precisam ser corrigidos no site. 

As demais informações sobre a empresa como números de clientes, parceiros, história e outros devem ser revisados com frequência, pelo menos duas vezes por ano para que não fiquem obsoletas.

3. Trabalhe bem as imagens

As imagens ajudam os usuários a lembrarem da informação e tornam o conteúdo mais atrativo, por isso, elas devem estar de acordo com a ideia que se pretende passar, ter uma boa qualidade e estarem presentes.

Se uma página possui apenas texto, é preciso que sejam inseridas imagens que a tornem mais atrativas. Para saber qual usar, pode-se fazer um teste A/B e ter mais confiança na escolha, conforme aconselha Guilherme Luz.

Em relação às imagens já existentes, verifique se elas estão atualizadas e são a melhor opção. Se perceber a necessidade de substituir, faça isso lembrando que em todos os casos é preciso descrição das imagens, pois isso ajuda a encontrar a página e aumentar o tráfego.

4. Publique conteúdo textual

Se tiver um campo de notícias para seu site ou um blog, faça um bom uso dele com regularidade. Nesse caso não estamos falando das informações relacionadas aos produtos, serviços e contato da empresa que pouco sofrem alterações, mas dos lançamentos, participações em eventos, premiações e conteúdo educativo.
Para deixar o conteúdo do seu site sempre atualizado é preciso que sempre haja algo novo. Publique notícias que estejam relacionadas a empresa ou tenha um blog no qual os seus clientes e potenciais clientes possam encontrar soluções para as suas dores.

5. Produza conteúdos diversos e ricos

Conteúdo visual e que seja rico é uma forma de atrair o seu público-alvo e aumentar o tráfego para seu site. Invista em conteúdos diversos, não apenas em textos para o blog. Nesse caso, há opções como e-books, podcasts, gráficos, infográficos, vídeos e muitos outros. 
Tenha sempre algo diferente a oferecer, que seja único e realmente relevante. Para Guilherme da Luz, é possível criar um material único usando a criatividade e alinhando as estratégias da empresa, sendo que esses trazem resultados surpreendentes. 

Ele dá como exemplo o gerenciamento de conteúdo feito no site www.smartia.com.br. Quando o site foi adquirido no final de 2017, focava mais em notícias, releases ou pequenos artigos sobre seguros, mas a fim de deixar o conteúdo atualizado e buscar diferencial, foi feita uma parceria com a TEx Tecnologia, empresa que oferece um sistema multicálculo da Teleport e possui dados de milhares de cotações.

Com base nesses dados, foram produzidos vários conteúdos tanto no site como para divulgação em sites externos. Dessa forma, você oferece um conteúdo único ao cliente, que possui informações reais e atualizadas.

 

6. Revise e republique

Uma vez no ar, o conteúdo pode ser alterado sempre que necessário. Se possível, invista no evergreen, pois ele aborda temas que são atemporais e são sempre buscados, por exemplo, listas ou tutoriais.

Revise o que já foi publicado ainda no Word e veja se existem informações que podem ser alteradas ou incluídas para deixar a publicação mais relevante e informativa. Aproveite para testar todos os links, pois se algum estiver quebrado pode gerar uma má experiência ao usuário e fazer com que ele não volte. 

Após rever o que há e fazer os ajustes, republique e até mesmo impulsione com publicações nas redes sociais e outros canais.

Para garantir que todas as ações para deixar o conteúdo do seu site sempre atualizado ocorram corretamente é preciso montar um calendário e deixar alguém responsável, pois dessa forma a tarefa não será negligenciada. 

Por Guilherme da Luz, CEO da Gluz Digital, empresa sediada no Reino Unido e que conta com colaboradores em vários países.  É especialista em Marketing Digital e SEO, com mais de 10 anos de experiência na área. Atende atualmente marcas globais como a Microsoft, Wondershare, Babbel, Express VPN, Holyart, Kriptomat, Smartia, SeguroAuto.org, entre outras.

Guilherme da Luz

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    Guilherme da Luz - CMO da Gluz Digital, empresa de Marketing e Performance. Especialista em Organic Search e conta com mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital. Foi co-fundador da Vemm Leads e liderou o departamento de Marketing e SEO da empresa, construindo alguns dos maiores sites de captação de leads para produtos financeiros do país. A empresa foi adquirida em 2015 pela Quinstreet (Nasdaq QNST), uma das maiores empresas de Marketing de Performance dos Estados Unidos e continuou liderando as ações de Marketing dos portais da empresa americana no Brasil. Na Gluz Digital, desenvolve projetos de SEO para empresas como a ExpressVPN, Microsoft, Wondershare, Babbel, Kaspersky, entre outras marcas globais. Desde 2013 é correspondente internacional do AcontecendoAqui e realizou a cobertura de vários festivais de Marketing e Propaganda como Cannes Lions (2013 a 2019), Web Summit, PIAF e Lisbon Ad Festival.

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