Publicidade
13 dados do mundo digital que você deveria saber antes de planejar suas ações de marketing
16 de Abril de 2019

13 dados do mundo digital que você deveria saber antes de planejar suas ações de marketing

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

por Willian Rocha – Especialista em Marketing Digital na Vale | Professor da FGV e ESPM | Formação Executiva em Marketing Innovation no MIT.

 

Publicidade

Quem me conhece sabe que eu sou louco por dados, informações, estudos e reports. Não posso ver um estudo de comportamento ou um report sobre algo novo que já começo a me coçar e só sossego depois que leio.

É sério, eu sou um tanto estranho. Existem pessoas gostam de ler livros na condução para o trabalho, mas eu sou o maluco que está lá no cantão do metrô totalmente entretido e lendo no celular algum estudo cheio de gráficos e análises. Vai entender, né? Cada um com as suas maluquices.

Acho que essa paixão por dados é nutrida por uma outra paixão: estratégia. Calma aí, como assim, estratégia?

Como diria o Daniel de Tomazo e o Felipe Senise, no curso Hard Strategy Day: “estratégia é o ato de fazer escolhas conscientes”. E nada melhor do que dados para nos ajudarem analisar o cenário e as opções de caminhos que podemos tomar. Posso afirmar que não existe pensamento estratégico sem uso de dados.

Quando vi o estudo Brazil Digital Report lançado, essa semana, pela McKinsey em parceria com o Brazil at Silicon Valley, fiquei inquieto até terminar de ler tudo. Posso afirmar que o report com as suas 191 páginas é o mais completo sobre o impacto do digital no Brasil.

Como eu sei que você é uma pessoa normal e não o “maluco dos dados” como eu, resolvi compartilhar um resumo de tudo que eu li e achei interessante. Nesse caso, eu preferi dar um foco maior no pilar “Perspectiva Digital” para ajudar os profissionais de marketing e comunicação que precisam de dados relevantes para seus planos estratégicos e tomadas de decisão.

Eu organizei minhas notas em duas frentes: Dados Relevantes do Digital e Curiosidades das plataformas no Brasil.

=== DADOS RELEVANTES DO DIGITAL ===

#1: 67% dos brasileiros têm acesso à internet, mais que a média global de 53% de penetração.

#2: Entre as pessoas conectadas, 71% possuem smartphones, mesma faixa da média global. Sistema Android é responsável por 84% dos smartphones.

#3: O típico usuário de internet no Brasil tem menos de 45 anos, das classes A, B e C, e se conecta via mobile. Classe C corresponde a 50% dos brasileiros conectados.

#4: Principais devices de acesso a internet: 90% mobile, 38% Laptop, 37% Desktop, 17% Tablet, 12% TV e 7% Vídeo Game.

#5: Brasileiros passam mais de 9 horas por dia conectados, uma das taxas mais altas do mundo. A maior parte do tempo conectado é em PC/Tablets (5h/dia) e Mobile (3,9h/dia).

#6: Os 10 sites mais acessados do Brasil:
 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

#7: Categoria de aplicativos mais usados pelos brasileiros (exemplos de apps entre parênteses):

  • 83% Chat (Whatsapp, Telegram, Messenger)
  • 56% Redes Sociais (Facebook, Instagram, Twitter)
  • 54% Notícias (G1, Folha, UOL )
  • 54% Sites de busca (Google, Bing)
  • 44% Música (Spotify, Deezer)
  • 41% E-mails (Outlook, Gmail)
  • 32 % Vídeos (Netflix, YouTube, Vimeo)
  • 26% app de produtividade (Asana, Slack)/ Chamada de vídeo ou voz
  • 21% games (Candy Crush, Clash Royale)
  • 20% Assistente Virtual (Siri, Cortana)
  • 13% GPS (Waze, Google Maps)
  • 6% E-learning (Descola, Wise up)
  • 4% E-commerce (Mercado Livre, OLX)

#8: O brasileiro passa, em média, 14h por dia consumindo conteúdo. A internet é a plataforma em que as pessoas passam mais tempo consumindo conteúdo:

  • Internet (34%)
  • TV (26%)
  • Rádio (22%)
  • Mídia impressa (18%)

#9: Quando o assunto é verba publicitária, nos últimos 5 anos (2013-2018) há um crescimento de R$ 5 bilhões de investimento e uma redução drástica da TV no share de verba de comunicação. Internet mais que dobra sua fatia de participação nas verbas de propaganda.
 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
 

#10: Plataformas de Search, Display e Mídias Sociais detêm a concentração dos investimentos no meio digital.
 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
 

#11: E-commerce apresenta crescimento acelerado nos últimos anos e o ticket médio de compras (R$ 429) online é relativamente alto para o padrão das famílias brasileiras.

 

}Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 

#12: Categorias de produtos que são mais comprados:

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 

#13: No último ano, apenas 32% das vendas online foram realizadas via mobile.

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
 

=== CURIOSIDADES DAS PLATAFORMAS NO BRASIL ===

 

Destaco abaixo uma série de informações interessantes para entendermos o tamanho e importância dos brasileiros em plataformas digitais globais.

 

STREAMING DE VÍDEO

= Netflix

  • +7,5 milhões de usuários – mais que assinantes da NET
  • O Brasil é o país de língua não inglesa com maior uso de Netflix do mundo
  • Receita da Netflix é maior que a do SBT.

= YouTube

  • Mais de 69 milhões de espectadores por mês (2º no mundo)
  • Muitos canais brasileiros lideram o ranking global de inscritos:
  • 4º Kondzilla – 46 milhões
  • 14º Whinderson Nunes – 34 milhões
  • 24º Felipe Neto – 30 milhões

MOBILIDADE

= Uber

  • + 20 milhões de usuários
  • + 500K motoristas
  • +100 cidades no Brasil
  • +1 bilhão de viagens

= 99

  • + 18 milhões de usuários
  • + 600k motoristas/taxistas
  • + 1K cidades no Brasil

= Waze

  • + 3,8 milhões de usuários em São Paulo (líder global)
  • O Rio de Janeiro é a primeira cidade do mundo a participar do programa Connected Citizens, plataforma de troca de informações com o objetivo de ajudar cidades a resolverem problemas de mobilidade.

APLICAÇÕES DO GRUPO FACEBOOK

= Facebook

  • + 130 milhões de usuários
  • Terceira maior base de usuários do mundo
  • O Brasil é um país piloto para novos produtos (por exemplo, Stories para eventos, criador do Facebook Gaming)

= Instagram

  • + 50 milhões de usuários
  • Segunda maior base de usuários do mundo

= Whatsapp

  • + 120 milhões de usuários
  • Aplicativo de comunicação mais utilizado no Brasil
  • 91% de penetração entre usuários da internet

OUTRAS REDES SOCIAIS

= Twitter

  • + 30 milhões de usuários
  • Sexta maior base de usuários do mundo

= LinkedIn

  • + 29 milhões de usuários
  • Terceira maior base de usuários do mundo

= Pinterest

  • + 19 milhões de usuários
  • Segunda maior base de usuários do mundo
  • País com o maior crescimento

DELIVERY

= iFood

  • + 390K entregas diárias
  • + 50 mil restaurantes
  • + Distribuidores de 120K
  • +480 cidades no Brasil
  • Crescimento de 109% nas entregas em 2018
  • Investimento em 2018: US $ 500 milhões

= Rappi

  • + 800 mil usuários
  • +15 cidades
  • Investimento em 2018: US $ 220 milhões
  • = Uber Eats
  • + 1.7K restaurantes
  • + 30 cidades
  • + 200% de crescimento anual desde o lançamento (2017)
  • Parcerias estratégicas: McDonald’s, Subway, Ipiranga, etc.
  • Investimento em 2018: US $ 480 milhões (global)

STREAMING DE ÁUDIO

= Spotify

  • + 13 milhões de assinantes
  • 5º “Estação de Rádio” em São Paulo (tamanho de audiência)
  • Maior serviço de streaming de áudio no Brasil

= Deezer

  • + 3 milhões de assinantes
  • Parceria com a TIM, criando a plataforma de co-brand: TimMusic

GAMES

= TFG

  • + 1 bilhão de downloads
  • 19º no ranking da App Store

 

= Mercado brasileiro de Games:

  • + 60 milhões de jogadores (3º no mundo)
  • 375 estúdios de jogos
  • +1.700 jogos produzidos em 2018
  • + US $ 1,3 bilhão de receita anual 

 

ECOSSISTEMA DE APLICATIVOS

  • + 6 bilhões de downloads de aplicativos por ano no Brasil
  • País é o 4º no mundo em downloads de aplicativos
  • Média de 83 aplicativos instalados e uso de 12 apps por dia
  • Somos o 4º maior produtor de aplicativos do mundo

= Play Kids

  • + 180 países
  • 5 milhões de inscritos
  • 3 reconhecimentos internacionais

= Sniper 3D

  • 10 milhões de downloads
  • O jogo de tiro mais baixado da Apple Store em 2016

= Colorfy

  • 90 milhões de usuários
  • Em 2015, Colorfy foi o segundo aplicativo gratuito mais baixado na App Store

= Beleza na Web

  • Vencedor do Prêimo Duke’s Choice Award da América Latina em 2016
  • Prêmio de Ponto de Venda Digital do Ano na 25º Cosmetic Current Award

= Galinha Pintadinha

  • 20 milhões de downloads
  • 15.300 visitas por dia no site
  • Traduzido em 4 idiomas

Fonte: Digital Brazil Report 2019

Este excelente artigo foi publicado originariamente no Linkedien de Willian Rocha, que gentilmente autorizou o AcontecendoAqui a compartilhá-lo com seus leitores

Publicidade