por Willian Rocha – Especialista em Marketing Digital na Vale | Professor da FGV e ESPM | Formação Executiva em Marketing Innovation no MIT.
Quem me conhece sabe que eu sou louco por dados, informações, estudos e reports. Não posso ver um estudo de comportamento ou um report sobre algo novo que já começo a me coçar e só sossego depois que leio.
É sério, eu sou um tanto estranho. Existem pessoas gostam de ler livros na condução para o trabalho, mas eu sou o maluco que está lá no cantão do metrô totalmente entretido e lendo no celular algum estudo cheio de gráficos e análises. Vai entender, né? Cada um com as suas maluquices.
Acho que essa paixão por dados é nutrida por uma outra paixão: estratégia. Calma aí, como assim, estratégia?
Como diria o Daniel de Tomazo e o Felipe Senise, no curso Hard Strategy Day: “estratégia é o ato de fazer escolhas conscientes”. E nada melhor do que dados para nos ajudarem analisar o cenário e as opções de caminhos que podemos tomar. Posso afirmar que não existe pensamento estratégico sem uso de dados.
Quando vi o estudo Brazil Digital Report lançado, essa semana, pela McKinsey em parceria com o Brazil at Silicon Valley, fiquei inquieto até terminar de ler tudo. Posso afirmar que o report com as suas 191 páginas é o mais completo sobre o impacto do digital no Brasil.
Como eu sei que você é uma pessoa normal e não o “maluco dos dados” como eu, resolvi compartilhar um resumo de tudo que eu li e achei interessante. Nesse caso, eu preferi dar um foco maior no pilar “Perspectiva Digital” para ajudar os profissionais de marketing e comunicação que precisam de dados relevantes para seus planos estratégicos e tomadas de decisão.
Eu organizei minhas notas em duas frentes: Dados Relevantes do Digital e Curiosidades das plataformas no Brasil.
=== DADOS RELEVANTES DO DIGITAL ===
#1: 67% dos brasileiros têm acesso à internet, mais que a média global de 53% de penetração.
#2: Entre as pessoas conectadas, 71% possuem smartphones, mesma faixa da média global. Sistema Android é responsável por 84% dos smartphones.
#3: O típico usuário de internet no Brasil tem menos de 45 anos, das classes A, B e C, e se conecta via mobile. Classe C corresponde a 50% dos brasileiros conectados.
#4: Principais devices de acesso a internet: 90% mobile, 38% Laptop, 37% Desktop, 17% Tablet, 12% TV e 7% Vídeo Game.
#5: Brasileiros passam mais de 9 horas por dia conectados, uma das taxas mais altas do mundo. A maior parte do tempo conectado é em PC/Tablets (5h/dia) e Mobile (3,9h/dia).
#6: Os 10 sites mais acessados do Brasil:
#7: Categoria de aplicativos mais usados pelos brasileiros (exemplos de apps entre parênteses):
- 83% Chat (Whatsapp, Telegram, Messenger)
- 56% Redes Sociais (Facebook, Instagram, Twitter)
- 54% Notícias (G1, Folha, UOL )
- 54% Sites de busca (Google, Bing)
- 44% Música (Spotify, Deezer)
- 41% E-mails (Outlook, Gmail)
- 32 % Vídeos (Netflix, YouTube, Vimeo)
- 26% app de produtividade (Asana, Slack)/ Chamada de vídeo ou voz
- 21% games (Candy Crush, Clash Royale)
- 20% Assistente Virtual (Siri, Cortana)
- 13% GPS (Waze, Google Maps)
- 6% E-learning (Descola, Wise up)
- 4% E-commerce (Mercado Livre, OLX)
#8: O brasileiro passa, em média, 14h por dia consumindo conteúdo. A internet é a plataforma em que as pessoas passam mais tempo consumindo conteúdo:
- Internet (34%)
- TV (26%)
- Rádio (22%)
- Mídia impressa (18%)
#9: Quando o assunto é verba publicitária, nos últimos 5 anos (2013-2018) há um crescimento de R$ 5 bilhões de investimento e uma redução drástica da TV no share de verba de comunicação. Internet mais que dobra sua fatia de participação nas verbas de propaganda.
#10: Plataformas de Search, Display e Mídias Sociais detêm a concentração dos investimentos no meio digital.
#11: E-commerce apresenta crescimento acelerado nos últimos anos e o ticket médio de compras (R$ 429) online é relativamente alto para o padrão das famílias brasileiras.
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#12: Categorias de produtos que são mais comprados:
#13: No último ano, apenas 32% das vendas online foram realizadas via mobile.
=== CURIOSIDADES DAS PLATAFORMAS NO BRASIL ===
Destaco abaixo uma série de informações interessantes para entendermos o tamanho e importância dos brasileiros em plataformas digitais globais.
STREAMING DE VÍDEO
= Netflix
- +7,5 milhões de usuários – mais que assinantes da NET
- O Brasil é o país de língua não inglesa com maior uso de Netflix do mundo
- Receita da Netflix é maior que a do SBT.
= YouTube
- Mais de 69 milhões de espectadores por mês (2º no mundo)
- Muitos canais brasileiros lideram o ranking global de inscritos:
- 4º Kondzilla – 46 milhões
- 14º Whinderson Nunes – 34 milhões
- 24º Felipe Neto – 30 milhões
MOBILIDADE
= Uber
- + 20 milhões de usuários
- + 500K motoristas
- +100 cidades no Brasil
- +1 bilhão de viagens
= 99
- + 18 milhões de usuários
- + 600k motoristas/taxistas
- + 1K cidades no Brasil
= Waze
- + 3,8 milhões de usuários em São Paulo (líder global)
- O Rio de Janeiro é a primeira cidade do mundo a participar do programa Connected Citizens, plataforma de troca de informações com o objetivo de ajudar cidades a resolverem problemas de mobilidade.
APLICAÇÕES DO GRUPO FACEBOOK
- + 130 milhões de usuários
- Terceira maior base de usuários do mundo
- O Brasil é um país piloto para novos produtos (por exemplo, Stories para eventos, criador do Facebook Gaming)
- + 50 milhões de usuários
- Segunda maior base de usuários do mundo
- + 120 milhões de usuários
- Aplicativo de comunicação mais utilizado no Brasil
- 91% de penetração entre usuários da internet
OUTRAS REDES SOCIAIS
- + 30 milhões de usuários
- Sexta maior base de usuários do mundo
- + 29 milhões de usuários
- Terceira maior base de usuários do mundo
- + 19 milhões de usuários
- Segunda maior base de usuários do mundo
- País com o maior crescimento
DELIVERY
= iFood
- + 390K entregas diárias
- + 50 mil restaurantes
- + Distribuidores de 120K
- +480 cidades no Brasil
- Crescimento de 109% nas entregas em 2018
- Investimento em 2018: US $ 500 milhões
= Rappi
- + 800 mil usuários
- +15 cidades
- Investimento em 2018: US $ 220 milhões
- = Uber Eats
- + 1.7K restaurantes
- + 30 cidades
- + 200% de crescimento anual desde o lançamento (2017)
- Parcerias estratégicas: McDonald’s, Subway, Ipiranga, etc.
- Investimento em 2018: US $ 480 milhões (global)
STREAMING DE ÁUDIO
= Spotify
- + 13 milhões de assinantes
- 5º “Estação de Rádio” em São Paulo (tamanho de audiência)
- Maior serviço de streaming de áudio no Brasil
= Deezer
- + 3 milhões de assinantes
- Parceria com a TIM, criando a plataforma de co-brand: TimMusic
GAMES
= TFG
- + 1 bilhão de downloads
- 19º no ranking da App Store
= Mercado brasileiro de Games:
- + 60 milhões de jogadores (3º no mundo)
- 375 estúdios de jogos
- +1.700 jogos produzidos em 2018
- + US $ 1,3 bilhão de receita anual
ECOSSISTEMA DE APLICATIVOS
- + 6 bilhões de downloads de aplicativos por ano no Brasil
- País é o 4º no mundo em downloads de aplicativos
- Média de 83 aplicativos instalados e uso de 12 apps por dia
- Somos o 4º maior produtor de aplicativos do mundo
= Play Kids
- + 180 países
- 5 milhões de inscritos
- 3 reconhecimentos internacionais
= Sniper 3D
- 10 milhões de downloads
- O jogo de tiro mais baixado da Apple Store em 2016
= Colorfy
- 90 milhões de usuários
- Em 2015, Colorfy foi o segundo aplicativo gratuito mais baixado na App Store
= Beleza na Web
- Vencedor do Prêimo Duke’s Choice Award da América Latina em 2016
- Prêmio de Ponto de Venda Digital do Ano na 25º Cosmetic Current Award
= Galinha Pintadinha
- 20 milhões de downloads
- 15.300 visitas por dia no site
- Traduzido em 4 idiomas
Fonte: Digital Brazil Report 2019
Este excelente artigo foi publicado originariamente no Linkedien de Willian Rocha, que gentilmente autorizou o AcontecendoAqui a compartilhá-lo com seus leitores