Fintechs investem em marketing digital para divulgar benefícios do empréstimo com garantia

09 de Maio de 2018

​​​​​​​Novas plataformas de crédito apostam no marketing digital para divulgar e fortalecer serviços e novas opções de crédito

Realizar um empréstimo nunca foi tão fácil no Brasil. Com apenas alguns cliques e um rápido cadastro, é possível obter uma proposta com juros baixos e longos prazos para pagamento. Intermediados pelas fintechs, empresas que prestam serviços financeiros pela internet, atualmente os empréstimos trazem facilidades como o poder de realizar cotações diversas em até 10 bancos diferentes sem precisar sair de casa, até mesmo pelo celular. Hoje, mais de 70% das transações de empréstimo online e cotações são realizadas com intermédio dos smartphones e dispositivos móveis como tablets.

Segundo o FintechLab, em 2017, o movimento das startups de tecnologia financeira fez com que o número de fintechs passasse de 244 para 332, um crescimento de 36%. Diante desse cenário, surgiram novas possibilidades e modalidades de empréstimo ofertadas por essas startups financeiras, cuja praticidade vem agilizando a abertura de contas e propostas de empréstimo pela internet.  Oferecendo tecnologia, inovação e mais liberdade para os clientes, que se sentem no controle do próprio dinheiro, as fintechs também incentivam linhas de crédito mais baratas e pouco utilizadas no Brasil, como os empréstimos com garantia de imóvel, também conhecidos como home equity, que têm despertado o interesse da população. A modalidade, que é destinada às pessoas físicas, pode ser a opção ideal para quitar dívidas, realizar um sonho, como uma viagem, por exemplo, e até mesmo para empreendedores que desejam investir em seu negócio. Para isso, basta utilizar seu imóvel como garantia do empréstimo.

Com os empréstimos com garantia, é possível obter até 60% do valor do imóvel, com prazo de pagamento entre 60 a 240 meses. Outra modalidade oferecida pelas fintechs são os empréstimos com garantia de veículo, que permitem o refinanciamento dos automóveis quitados dos clientes, além de assessoria financeira para empréstimos. É o caso da House Credi, plataforma que oferece diferentes tipos de crédito pessoal com garantia com taxas a partir de 1,14% ao mês, e que já emprestou mais de 40 milhões de reais através de parcerias com 10 das principais instituições financeiras deste segmento no País. Ofertando assessoria gratuita capaz de encontrar a melhor opção para empréstimos pessoais em diferentes instituições financeiras, a empresa compara e garante as melhores taxas e condições de crédito de maneira personalizada.

Mas assim como a internet é o campo de atuação dessas novas modalidades de empréstimo é neste universo que as Fintechs precisam investir para ganhar espaço e atrair novos clientes.

Marketing digital é tendência
Com o advento da internet e a popularização dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones, os consumidores têm se tornado cada vez mais informados e exigentes. As mudanças vêm ao encontro do novo cenário financeiro, cada vez mais digital, e as novas modalidades de empréstimo pessoal sem burocracia, e podem ser notadas inclusive na comunicação do setor.

Entretanto, apesar de cada vez mais moderno, o mercado financeiro ainda possui características que o distinguem dos demais setores. Certas formalidades e tradicionalismos continuam em alta trazendo desafios para a comunicação das instituições financeiras, que desejam desenvolver e aplicar campanhas para estreitar relacionamento com o seu público-alvo.

É aí que o marketing digital entra: para conectar empresas e potenciais clientes no universo digital, já que as ações tradicionais de comunicação raramente encontram uma brecha para impactá-los. Mas, não só para criar um elo comercial ou de comunicação entre empresas e clientes serve o marketing digital, já que ele também tem o benefício de reduzir custos com divulgação, tornando essas ações ainda mais assertivas.

A interatividade das mídias sociais, além do envio de e-mail marketing, têm feito a diferença na estratégia de divulgação das empresas financeiras. Mas, outras ações são ainda mais fundamentais para empresas do gênero, como o SEO para posicionamento do site entre os primeiros resultados da busca orgânica e também campanhas de links patrocinados no Google Adwords. Ações como essas fazem parte da estratégia de comunicação da House Credi, que contratou a agência digital emarket, de Florianópolis, para criar seu novo site e também para investir forte no marketing digital como forma de competir nesse mercado tão concorrido.

Planejada pela emarket, a campanha inclui, além do novo site com layout agradável e design responsivo adaptado para navegação em equipamentos móveis e já otimizado para sites de busca, também a criação de conteúdo relevante com atualizações frequentes no blog, link building e assessoria de imprensa, como ações complementares da consultoria de SEO. “Oferecer conteúdos relevantes aumenta a proposta de valor das empresas e aprimora o relacionamento com os clientes, além de fortalecer a credibilidade, melhorar o posicionamento no Google e gerar leads, principalmente a médio e longo prazo. Como o processo de SEO demanda certo tempo para proporcionar boas posições na busca orgânica, investir em campanhas no Google Adwords é fundamental para buscar resultados mais imediatos”, explica Ricardo Prates Morais, diretor da emarket.

 

Marketing digital para instituições financeiras

Um dos setores que mais gera dúvidas nos clientes sobre os produtos e serviços oferecidos, bem como sobre a segurança do processo, o mercado financeiro demanda a divulgação de muitas informações para deixar seus consumidores seguros. Por isso a importância de uma campanha de marketing digital bem estruturada, que reforce os laços entre instituição e os clientes, promovendo uma verdadeira educação financeira que não atue somente no convencimento pela compra, e sim, com esclarecimento e informação de valor para os usuários. Assim, essas ações se mostram positivas para gerar a credibilidade que as instituições financeiras precisam.

A associação do SEO com uma campanha de links patrocinados do Google Adwords gera tráfego no site das empresas, mas este estar atualizado (com novos conteúdos) além de contar com estratégias interativas para fidelizar os visitantes fazendo com que essa audiência não seja em vão. Já na entrada do site da House Credi, por exemplo, os call’s to action (CTA’s ou botões) direcionam o cliente para os formulários de proposta, captando seus dados como nome e email para que um canal de relacionamento seja estabelecido, gerando listas essenciais para campanhas de email marketing que visam otimizar o convencimento do cliente potencial.

Para isso, a oferta de conteúdo relevante é uma das principais estratégias do marketing digital para instituições financeiras. Com os clientes recebendo ofertas via email marketing e encontrando opções de leitura no blog que esclareçam suas dúvidas com conteúdos ricos e didáticos, fica mais fácil conquistar a atenção e a fidelidade do público.

Com investimentos que variam de acordo com o porte e perfil das empresas e seus objetivos, uma campanha de marketing digital é capaz de mudar a realidade de empresas de diferentes segmentos e portes, como as fintechs, forte tendência do mercado econômico atual.