Vídeos mostram como a inovação faz a diferença em canteiro de obras da Dimas Construções

20 de Março de 2019

Estudo da Harvard Business Review mostra que a construção civil ainda é terreno árido para o avanço da inovação

Fundada há mais de 30 anos, a Dimas Construções iniciou há oito anos um movimento de aproximação com o efervescente setor de tecnologia de Florianópolis. Os resultados já obtidos podem ser vistos em uma série de vídeos que apresentam soluções implantadas no canteiro de obras de um dos empreendimentos da construtora, o D/Garden, em execução no Córrego Grande.

A tecnologia é importante em diversas áreas. A promoção de saúde e segurança do trabalho, por exemplo. A Dimas Construções foi pioneira no uso da Plataforma Tecnológica para Promoção de Ambiente de Trabalho e Comportamentos Seguros na Indústria da Construção Civil, desenvolvida pelo SESI. Chamada de Seif, a ferramenta possibilita que todos os profissionais que atuam na obra sejam identificados pela impressão digital. Ao perfil de cada um estão vinculadas as informações sobre necessidade de treinamentos de segurança laboral, exames de saúde, entre outras. O acesso no canteiro de obras se dá pela identificação biométrica de cada trabalhador. Quando há descumprimento de alguma norma relativa a treinamentos ou exames, o colaborador tem a entrada na obra restrita até a regularização da pendência.

O impacto positivo da tecnologia é visível também na gestão dos empreendimentos. A engenheira Natália de Dios, gerente de obras do D/Garden, projeto em execução no Córrego Grande, acompanha com frequência dois painéis de controle de indicadores. Um deles, atualizado todos os dias, traz dados sobre suprimentos, o que inclui projeção de demandas e controle de compras; cumprimento de tarefas, disponibilidade de pessoal e quantidade e qualidade dos serviços executados. O segundo painel, com atualização mensal, possibilita o planejamento de médio prazo, facilitando, por exemplo, a definição da necessidade de mão de obra para diferentes etapas da construção do empreendimento. As ferramentas melhoram o controle do orçamento e do cronograma de trabalhos.

Os vídeos mostram ainda uma solução encontrada pela Dimas Construções para modernizar a gestão das plantas de engenharia dentro da obra. Em vez de inúmeros impressos com projetos, nas paredes dos empreendimentos há placas com QR Codes. As imagens dão acesso ao banco de dados onde estão as plantas de cada apartamento ou pavimento. Isso diminui a necessidade de deslocamentos pelo canteiro de obras, o que gera perdas de tempo, e, principalmente, possibilita que qualquer trabalhador visualize o projeto na tela do celular com facilidade a qualquer momento, o que diminui a chance de erros e retrabalho.

Os vídeos podem ser vistos neste link ou nas redes sociais da Dimas Construções.