Udesc inaugura na próxima terça-feira (03/03) em Florianópolis seu primeiro Espaço Inovador de Ensino

28 de Fevereiro de 2020

Projeto busca aproximar pessoas e promover a interdisciplinaridade entre os universitários

Será inaugurado na próxima terça-feira (03/03), pela Universidade do Estado de Santa Catarina, seu primeiro Espaço Inovador de Ensino (Espine) na Biblioteca Central. A abertura acontece às 14 horas, na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

O projeto, realizado pela Biblioteca Universitária (BU), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), tem como objetivo aproximar pessoas e promover a interdisciplinaridade com um local convidativo, tecnológico e criativo.

Serão três ambientes: coworking, espaço maker e sala dinâmica. O coworking poderá ser usado por estudantes e servidores como local de trabalho compartilhado, em grupo ou individualmente, e contará com materiais como mesas rebatíveis, pufes e tela multiuso. O espaço maker foi projetado para a experimentação e a prototipagem de ideias, sendo equipado com impressora 3D, ferramentas, bancada de trabalho e materiais de escritório. Já a sala dinâmica é própria para sediar capacitações e aulas.

Outro serviço que estará disponível é o Biblioteca das Coisas. Trata-se do empréstimo de materiais não bibliográficos, como tablets, mesa interativa, fones com anti-ruído e óculos de realidade virtual. As bibliotecas setoriais da Udesc também estarão equipadas com tapete de grama sintética, pufes e almofadas, para a criação dos seus próprios espaços criativos.

Segundo Luiza da Silva Kleinubing, coordenadora da BU, a transformação da biblioteca otimiza os recursos investidos, tendo em vista o compartilhamento dos equipamentos por todos os cursos ofertados no Campus I. "Além disso, torna-se um espaço agregador e integrador, pois é o ponto em comum entre todos os alunos, professores e técnicos", destaca.

O Projeto Espine Udesc já selecionou propostas nos 12 centros de ensino da universidade, além de contemplar a Biblioteca Universitária. O próximo espaço será inaugurado pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, em 18 de março.