Tecnologias Aeroespaciais é tema do 1° Workshop do Centro de Convergência de SC promovido pela CERTI e UFSC

30 de Abril de 2018

Evento irá conectar empresas, órgãos de governo e instituições tecnológicas brasileiras e da Suécia no setor aeronáutico

 

Clique na imagem para ampliá-la

 

A sede da UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina será palco nos dias 03 e 04 de maio para o 1° Workshop do Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologias Aeroespaciais. O evento, que será realizado no auditório do Polo, é parte do ciclo anual de operação do SC2C.Aero e tem o objetivo de conectar empresas, órgãos de governo e instituições tecnológicas no Brasil e na Suécia no setor aeronáutico. Para maiores informações e inscrições, clique aqui.

O SC2C.Aero é uma rede de grupos técnicos, sediada na UFSC, cuja operação busca estimular a cooperação entre empresas inovadoras, demandantes por soluções tecnológicas e ofertantes qualificados, a partir de uma linguagem unificada e processos de gestão do conhecimento.

Para o superintendente de Negócios da Fundação CERTI, Laercio Silva, o setor aeronáutico tem desafios nos diversos estágios de inovação, que demandam a combinação de competências avançadas interdisciplinares em mecânica, eletrônica, software, metrologia, instrumentação, garantia da qualidade, confiabilidade, rastreabilidade, manufatura e muitas outras.  “A criação da rede SC2C permite congregar a atuação integrada e sinérgica de profissionais de diversas especialidades construindo um ambiente de cooperação diferenciado para o desenvolvimento do setor aeronáutico em Santa Catarina”, destaca o dirigente da CERTI, que é credenciada como Unidade EMBRAPII para Sistemas Inteligentes desde 2014 e atua no apoio às indústrias do segmento aeroespacial e defesa.

“A qualidade da engenharia e as iniciativas do Governo— por meio da FAPESC — impulsionam o desenvolvimento do setor aeronáutico no nosso Estado. Santa Catarina é uma referência hoje e atrai investimentos de gigantes como a EMBRAER, que abriu um escritório de engenharia em Florianópolis no ano passado e atualmente tem uma parceria importante com a CERTI para desenvolvimento de tecnologia pré-competitiva de sistemas eletrônicos para uso aeronáutico”, completa Laercio Silva.

O workshop tem como público-alvo empresas do setor aeroespacial, grupos técnicos de Santa Catarina, institutos tecnológicos focados no setor aeronáutico do Brasil e da Suécia, membros de governo de Santa Catarina, além de representantes de órgãos governamentais e financiadores nacionais do Brasil e da Suécia.

“A expectativa é que as empresas, os grupos técnicos e os representantes governamentais de ambos os países identifiquem o evento como uma oportunidade concreta de cooperação. A ideia é criar um ambiente que favoreça a discussão de ideias e propostas para o setor aeroespacial, que é altamente tecnológico e estratégico para o país”, destaca Victor J. de Negri, coordenador do SC2C.Aero e professor da UFSC.

1° Workshop do Centro de Convergência de SC
Segundo André Oliveira, vice-coordenador do SC2C.Aero e Coordenador de área da CERTI, o workshop é o resultado de uma série de visitas realizadas em 2017 para a coleta de demandas tecnológicas das indústrias e capacidade de grupos técnicos em atendê-las. “Conseguimos elencar aproximadamente 100 temas, de diversas empresas do setor, como oportunidades de projetos P&D+I. Entre outras questões, o evento servirá para que os grupos técnicos apresentem propostas de projetos voltadas às demandas dessas empresas”, explica o diretor da CERTI.