Tecnologia para superar a crise | Grupo de startups desenvolve iniciativas para ajudar pessoas em isolamento

06 de Abril de 2020

Ações minimizam o impacto da pandemia para as pequenas e médias empresas

Foto de Milena Trifonova/Unsplash

 

Um grupo de startups está liderando iniciativas que usam a tecnologia para ajudar a minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus. Em comum, as ações têm o uso da inteligência artificial, de recursos de mobilidade e de conteúdo para facilitar a vida das pessoas em isolamento.

Com o uso destes recursos, é possível desde saber em qual supermercado mais próximo encontrar o produto que se busca, até monitorar a repercussão na imprensa e nas redes sociais sobre um determinado tema.

As iniciativas são benéficas, também, para pequenos e médios empresários que precisam migrar, em tempo recorde, seus modelos de negócios para o mundo digital. As áreas de inteligência de mercado, educação e varejo são algumas das envolvidas nas iniciativas.

Confira algumas das ações para apoiar diferentes setores:

[Monitoramento e inteligência de mercado]

Knewin
A Knewin, startup líder em PR Tech na América Latina, liberou sua ferramenta de monitoramento e análise de notícias, a Knewin News , gratuitamente para profissionais e empresas por 30 dias, com o objetivo de auxiliá-los a monitorarem temas estratégicos e, assim, reduzir o impacto negativo da crise na economia brasileira. Em paralelo, a startup criou o portal do Coronavírus, com reports de monitoramento de notícias sobre fake news e com dados oficiais do governo.

[Educação]

HerosPark
A HerosPark liberou sua plataforma de ensino online, de forma gratuita, para escolas e universidades públicas, e instituições sem fins lucrativos que busquem um caminho para viabilizar negócios digitais. Uma equipe de especialistas está pronta para ajudar na transição de conteúdos offline e treinamentos presenciais para online.

[Varejo]

Gofind | Ondetem.app
Para fortalecer o varejo de vizinhança e ajudar os consumidores e encontrarem itens de necessidades essenciais nas lojas mais próximas, a Gofind lançou o Ondetem .app, um Web App gratuito que utiliza inteligência artificial para localizar produtos de diversas marcas nas proximidades, fazendo com que as pessoas se desloquem o menos possível.

Mercafácil
A Mercafácil está acelerando o processo de implantação de seu software para gestão inteligente de clientes, além de criar uma nova funcionalidade para ajudar na criação e implementação de um canal de televendas, por conta da diminuição da procura de clientes pelo atendimento físico nas lojas. Um Comitê de Emergência foi criado para auxiliar na gestão de televendas. Também foi desenvolvido um e-book aprofundado sobre os possíveis impactos da pandemia no varejo e as medidas que podem ser adotadas pelos varejistas para enfrentarem este cenário.

Notícias Relacionadas