Startup acelerada pela Samsung inaugura primeiros laboratórios de Realidade Virtual em escolas do Brasil

18 de Setembro de 2017

A Evobooks, participante da segunda rodada do Programa de Promoção da Economia Criativa, anuncia a inauguração, em parceria com a Samsung, dos primeiros laboratórios de Realidade Virtual do Brasil, em duas escolas de São Paulo. Com eles, é possível realizar experimentos simulados de química e física, fazer uma viagem pelo sistema solar e até mesmo navegar por dentro do corpo humano.

Gabriela Pimenta, gerente de Projetos da Evobooks, conta que a ideia da empresa é integrar as escolas em um único sistema didático e dinâmico que transcenda a vivência dentro da sala de aula de forma simples e prática. "A Realidade Virtual é uma excelente ferramenta para isso. Estamos vivendo no futuro", explica.

Para potencializar o ensino interativo, a Evobooks desenvolveu o "Programa Inspira Digital", que inclui fundamentações teóricas, planos de aula, sequencias didáticas e formação continuada online para professores, conferindo às escolas (públicas ou privadas) todo o suporte necessário para implementar a proposta didática. As escolas receberão também 10 kits com óculos de Realidade Virtual Samsung Gerar VR. O projeto é indicado para o ensino fundamental II e ensino médio, a partir dos 13 anos, conforme consta nas recomendações do Gear VR.

20 Startups já receberam investimento e foram aceleradas pelo Programa

O Programa de Promoção da Economia Criativa é realizado pela Samsung em parceira com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e tem como objetivo fomentar projetos inovadores e startups de todo o Brasil.  "A Samsung está estabelecendo um ambiente para promover a educação e apoiar os desenvolvedores e empreendedores, com o objetivo de acelerar a invenção de novas aplicações relevantes que alimentam a oferta de conteúdos e serviços superiores para os consumidores finais", explica Antonio Marcon, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Samsung e coordenador nacional do programa.