Softplan anuncia modelo de trabalho híbrido

18 de Dezembro de 2020

Empresa com quase 2 mil colaboradores implantará trabalho com atuação presencial e remota

A empresa catarinense, Softplan, que há 30 anos desenvolve softwares para as áreas de Gestão Pública, Justiça e Construção Civil, anunciou que vai criar um modelo de trabalho híbrido, com possibilidade de atuação presencial e remota, para seus quase 2 mil colaboradores. A decisão veio depois da realização de estudos de mercado, benchmarking com outras empresas e, principalmente, após uma pesquisa feita com os Softplayers (como são chamados os funcionários) para entender como eles estavam se sentindo a respeito de uma continuidade do trabalho remoto em um cenário seguro, pós-pandemia. No levantamento, 83% responderam que gostariam de trabalhar de 3 a 5 dias de forma remota, e 59% responderam que gostariam de ir ao escritório pelo menos uma vez na semana. Os novos formatos já começam a valer em janeiro de 2021, voltando presencialmente em ondas apenas a partir de abril devido à pandemia.

"O nosso negócio favorece e permite que nossos colaboradores trabalhem tanto em casa quanto em nossos escritórios, assim como nossos produtos também possibilitam que os clientes atuem dessa forma", comenta Tatiana Back, Business Partner do Desenvolvimento Humano e Organizacional da Softplan.

A nova proposta de trabalho conta com as possibilidades:  home & office e anywhere office. No primeiro, o contrato é majoritariamente remoto, com até dois dias de trabalho por semana no escritório. Nesse caso, as estações de trabalho ficam flutuantes, como em um coworking. Já no anywhere office, o colaborador pode trabalhar de qualquer lugar do país, já que atua 100% de forma remota e não precisa ir ao escritório. Para estas modalidades, a Softplan vai disponibilizar uma ajuda de custo mensal para cobrir os custos extras com energia elétrica e internet. O modelo 100% presencial será apenas para os Softplayers alocados no cliente onde há atuação de forma presencial devido a necessidade contratual. 

Capacitação

Para que a transição para o novo sistema ocorra sem problemas, a Softplan publicou um guia do trabalho remoto: um e-book que destrincha as práticas e a nova política com um planejamento de rotinas e um FAQ com as principais dúvidas. Os gestores terão treinamentos para se adaptarem ao novo modelo de trabalho, e, em 2021, a empresa vai ter algumas atividades de capacitação e reforço sobre a novidade. 

Notícias Relacionadas