Signify transmite dados através da luz. Muito inovador.

25 de Março de 2019

Plataforma IoT Interact para iluminação conectada na América Latina

A Signify, novo nome da Philips Lighting, trouxe ao mercado latino-americano sua mais recente inovação: tecnologia LiFi que oferece uma conexão estável, segura e de alta velocidade à Internet de banda larga. Empresa apresentou as últimas inovações em sistemas e serviços de iluminação ligados ao Lighting Design Ibero-americano - EILD, que aconteceu na semana passada em Colonia del Sacramento, Uruguai.

O Interact, plataforma IoT (Internet of things) para sistemas de iluminação conectados foi projetado para gerenciar os dados coletados por cada um dos pontos de luz conectados: dispositivos, sensores e sistemas de iluminação. Esta plataforma altamente segura, escalável e baseada em nuvem gerencia e processa dados gerando informações relevantes que fornecem benefícios além da iluminação.

Recentemente, a Signify anunciou a implementação do seu sistema Interact Landmark e luminárias LED Color Kinetics para revitalizar até 15 das icônicas pontes do rio Tâmisa, de Londres com efeitos artísticos e dinâmicos através de seu software de gerenciamento central. A empresa também fornecerá serviços de ciclo de vida para monitorar e gerenciar remotamente a iluminação conectada das pontes nos próximos 10 anos. Além da solução de embelezamento urbano Interact Landmark, a plataforma Interact também apresenta soluções inteligentes para cidades (Interact City), iluminação esportiva (Interact Sports), escritórios (Interact Office) e iluminação comercial (Interact Retail).

Os designers de iluminação que participam do evento EILD também podem experimentar a tecnologia LiFi (Light Fidelity) pela primeira vez na América Latina: a mais recente inovação que permite o acesso à Internet de banda larga através da luz. O LiFi, ao contrário do WiFi, usa ondas de luz em vez de ondas de rádio para transmitir dados de maneira altamente segura, bidirecional e com uma velocidade muito maior. Oferece uma conexão de banda larga com uma velocidade de 30 megabytes por segundo sem comprometer a qualidade da iluminação. Com essa velocidade, um usuário pode transmitir simultaneamente vários vídeos com qualidade HD enquanto faz videochamadas.

Usuários já testram
Mais de 30 clientes na Europa, América do Norte e Ásia já realizam testes piloto com a tecnologia LiFi. Atea, a empresa líder em infra-estrutura de TI na região nórdica e do Báltico, instalou luzes LIFI no saguão do seu prédio para que as pessoas que visitam a empresa possam testar a tecnologia, enquanto perto de Paris, França, a  empresa francesa de telecomunicações Orange testa a tecnologia em seus escritórios.

"A inovação é a força motriz por trás do nosso sucesso como uma empresa de tecnologia e serviços, e estamos orgulhosos de mostrar neste evento Ibero-Americano a mais nova iluminação inteligente", disse Gladys Gatti, Diretor de Marketing de Produto para a região América Latina "Esses sistemas de iluminação conectados reforçam nosso posicionamento como uma empresa de iluminação líder sempre na vanguarda das tendências e temos o prazer de poder compartilhá-los em primeira mão com os designers de iluminação em nossa região."

O Encontro Ibero-Americano de Design de Iluminação - EILD reúne profissionais de design de iluminação da Ibero-América com o objetivo de construir espaços de reflexão e intercâmbio para aprender, experimentar e compartilhar ideias entre profissionais e amantes da luz.